Questões de Administração da Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

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Sobre fluxogramas, é correto afirmar que são

  • A. ferramentas que descrevem as rotinas e os cargos da organização.
  • B. representações gráficas da estrutura organizacional
  • C. representações gráficas que detalham os processos organizacionais.
  • D. ferramentas que descrevem as funções de cada cargo.

Em uma organização, os cargos devem estar dispostos dentro de uma estrutura organizacional. A ferramenta utilizada para representar graficamente a estrutura é chamada de

  • A. quadro de distribuição do trabalho.
  • B. formulário.
  • C. organograma.
  • D. manual de descrição de cargos.

De acordo com algumas pesquisas, os supervisores passam cerca de 30% de seu tempo em atividades gerenciais e 70%, em atividades técnicas. Já o executivo mais importante da organização gasta cerca de 10% de seu tempo em atividades técnicas e até 90%, em atividades gerenciais. Considerando todos os outros níveis hierárquicos da organização, conclui-se que, ao mesmo tempo que um funcionário sobe na hierarquia organizacional, as atividades gerenciais e as exigências em relação a elas aumentam, e o envolvimento em atividades técnicas diminui. Entretanto, observa-se que muitas vezes isso não acontece. Assim, uma situação na qual o gerente se envolve mais em atividades técnicas do que o esperado no seu nível gerencial pode caracterizar:

 I. Uma preocupação com o elemento humano na organização.

II. O exercício limitado das funções do administrador.

III. Uma preocupação com alocação de recursos escassos.

IV. Uma dificuldade de delegar algumas decisões para os subordinados.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I
  • B. II e III
  • C. III
  • D. I e IV
  • E. II e IV

No que concerne à condição para a tomada de decisão, pode-se afirmar:

I. O risco corresponde à situação na qual as probabilidades das conseqüências das alternativas são conhecidas.

II. A incerteza corresponde à situação na qual as conseqüências das alternativas não são conhecidas.

III. A certeza corresponde à situação na qual todas as conseqüências das alternativas são conhecidas.

IV. A ambigüidade ou turbulência corresponde à situação na qual os objetivos e metas não são claros ou quando o ambiente onde a organização atua muda rapidamente.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A. I e II
  • B. II e IV
  • C. I, III e IV
  • D. III
  • E. II e III

Considerando o trabalho em grupo, nas organizações, sobretudo a tomada de decisão, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) Os grupos podem gerar um maior número de soluções alternativas.

( ) Os grupos trazem mais conhecimentos e perspectivas sobre o problema em questão.

( ) Discussões em grupo desestimulam a criatividade.

( ) Discussões em grupo levam a um menor comprometimento com a decisão.

( ) Os membros do grupo freqüentemente se submetem ao pensamento grupal. A seqüência correta é:

  • A. V V F F V
  • B. F V F V F
  • C. V F V F V
  • D. F V F F V
  • E. F F V V F

Uma empresa municipal de limpeza urbana realizou uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças), como parte da construção de seu plano estratégico para os próximos cinco anos. Nessa situação, NÃO fez parte do resultado dessa análise a conclusão

  • A. A demanda por certos tipos de resíduos sólidos urbanos com potencial de comercialização constitui uma oportunidade.
  • B. A capacidade técnica e a ética dos seus gestores constituem um ponto forte.
  • C. A interferência política, na execução dos projetos da empresa, constitui uma ameaça.
  • D. A falta de um plano de cargos, carreira e salários, na empresa, constitui um ponto fraco.
  • E. O número insuficiente, na empresa, de agentes de limpeza e a idade avançada de muitos deles constituem uma ameaça.

Considere os componentes de uma organização como sistema social: realimentação (feedback), insumos (recursos/informações), produtos (bens e serviços), processamento (transformações) e o ambiente externo.

A figura abaixo é uma representação desse sistema e apresenta números relativos aos seus componentes:

Nesse contexto, os números na figura e os componentes do sistema estão, corretamente, relacionados em:

  • A. 1 Insumos 2 Produtos 3 Realimentação 4 Processamento 5 Ambiente externo
  • B. 1 Insumos 2 Processamento 3 Produtos 4 Realimentação 5 Ambiente exerno
  • C. 1 Ambiente externo 2 Insumos 3 Realimentação 4 Processamento 5 Produtos
  • D. 1 Produtos 2 Insumos 3 Processamento 4 Ambiente externo 5 Realimentação
  • E. 1 Insumos 2 Produtos 3 Processamento 4 Realimentação 5 Ambiente externo

A figura abaixo representa o fluxograma de um processo decisório administrativo racional. As três etapas já rotuladas na figura são: geração de cursos de ação alternativos, previsão das conseqüências de cada alternativa e valoração das conseqüências de cada alternativa. As demais etapas do processo estão representadas por números.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Considerando as afirmativas abaixo, que tratam da cultura organizacional, identifique com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) É impossível para uma organização implementar com sucesso uma estratégia que contradiga sua cultura.

( ) Quanto maior a congruência entre as crenças e atitudes do funcionário e a cultura da organização, maiores as chances de um bom desempenho desse funcionário.

( ) Quanto maior for o conhecimento dos funcionários de uma organização, melhor será a cultura organizacional.

( ) As organizações que valorizam o planejamento têm maiores chances de sucesso na implementação de suas estratégias.

( ) A cultura das empresas privadas influencia menos o comportamento e expectativas dos empregados do que a cultura das organizações públicas.

A seqüência correta é:

  • A. V F V F V
  • B. F F V V V
  • C. V V F F F
  • D. F V F F V
  • E. V V V V F

Um consultor de recursos humanos constatou, através de uma pesquisa de clima organizacional numa autarquia de limpeza urbana, que os funcionários entrevistados destacaram os seguintes aspectos como pontos fracos:

I. Tipo de supervisão.

II. Reconhecimento no exercício da função.

III. Salários.

IV. Possibilidade de enfrentar desafios.

V. Plano de carreira.

VI. Iluminação do local de trabalho.

VII. Segurança no trabalho. Analisando esses pontos fracos segundo a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg,

é correto afirmar que são considerados fatores de motivação apenas:

  • A. I, IV e VI
  • B. I, III e VII
  • C. II, V e VI
  • D. II, IV e V
  • E. III e VII
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