Questões de Administração da Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

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Um determinado órgão público resolveu adotar ensino via Internet (e-learning), como complemento aos programas de capacitação já existentes.

Tal decisão foi baseada em resultados obtidos por algumas empresas privadas que substituíram os métodos tradicionais de aprendizagem pelo e-learning.

Para a surpresa do órgão público, os resultados alcançados pelo novo método não foram satisfatórios. Nesse contexto, é correto afirmar que o fracasso dessa experiência foi devido à inexistência, no órgão, de:

  • A. Instrutores com formação em tecnologia da informação.
  • B. Cultura organizacional favorável.
  • C. Núcleo de informática bem estruturado.
  • D. Microcomputadores de última geração.
  • E. Vinculação do método de aprendizagem a recompensas financeiras.

A figura abaixo delineia os vários ambientes de uma organização. Para cada um dos três ambientes - ambiente interno de ação direta (1), ambiente externo de ação direta (2) e ambiente de ação indireta (3) - correspondem vários tipos de elementos (indivíduos, grupos, organizações e forças/variáveis).

Nesse contexto, o tipo de ambiente e os elementos que o constituem estão, corretamente, exemplificados em:

  • A. Ambiente Interno de Ação Direta: funcionários, dirigentes e clientes/usuários
  • B. Ambiente Externo de Ação Direta: clientes, fornecedores, governos, grupos de interesses especiais, mídia e sindicatos.
  • C. Ambiente de Ação Indireta: funcionários, acionistas, clientes, sindicatos.
  • D. Ambiente Externo de Ação Direta: variáveis tecnológicas e econômicas, competidores e sindicatos.
  • E. Ambiente de Ação Indireta: variáveis políticas, econômicas, sociais, demográficas, tecnológicas e acionistas.

É evidente que as organizações hierárquicas para serem eficazes precisam de bons canais de comunicação de cima para baixo e de baixo para cima: os subordinados dos níveis mais baixos precisam de instruções adequadas para desempenhar bem suas funções, e os superiores precisam de informações valiosas que só os que estão na base da pirâmide hierárquica detêm. Entretanto, alguns problemas organizacionais não podem ser atacados e resolvidos somente com melhorias nesses dois tipos de comunicação, precisam também de melhorias na comunicação horizontal. Nesse sentido, pode-se afirmar que esses problemas referem-se à necessidade de:

I. Integração.

II. Coordenação.

III. Controle.

IV. Diminuição dos conflitos de objetivos interdepartamentais.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e IV
  • B. I, II e III
  • C. I, III e IV
  • D. II e III
  • E. III e IV

No que concerne à comunicação interpessoal em uma organização, pode-se afirmar que o feedback (realimentação):

I. É sempre o reverso do processo de comunicação.

II. É obrigatório em qualquer organização.

III. Passa pelas mesmas etapas da comunicação original.

IV. Expressa uma reação à comunicação do emissor.

Estão corretas apenas:

  • A. I e II
  • B. I, III e IV
  • C. I e III
  • D. II, III e IV
  • E. III e IV

Ainda com relação à figura acima, o elemento-chave para o controle do sistema e melhoria de seu desempenho é designado pelo número:

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Uma empresa de limpeza urbana municipal, diante do problema de desenvolver novos projetos para atender às demandas da população por uma cidade limpa e bonita, contratou um consultor que, após analisar o processo decisório e o fluxo de informações na empresa, propôs, para resolver o problema, uma estrutura organizacional como a esquematizada no organograma ao lado.

Considerando esse organograma, é correto afirmar que o consultor propôs uma estrutura:

 

  • A. Funcional
  • B. Geográfica
  • C. Por cliente
  • D. Matricial
  • E. Por produtos/serviços

Considerando ainda o organograma acima, é correto afirmar que a estrutura recomendada pelo consultor apresenta maior risco de surgimento de conflitos em função da

  • A. falta de unidade de comando nos projetos.
  • B. falta de mobilidade de conhecimento especializado.
  • C. falta de adequada distribuição geográfica.
  • D. dispersão dos trabalhos das equipes.
  • E. necessidade de contínuo treinamento das equipes.

As organizações modernas estão adotando cada vez mais estruturas organizacionais achatadas, isto é, com menos níveis hierárquicos entre o topo e a base. Com isso, elas querem reduzir os custos associados aos diversos níveis de gerência média e acelerar o processo de tomada de decisões. Quanto aos riscos de adoção dessas estruturas, é INCORRETO afirmar:

  • A. Os gerentes ficam com maiores responsabilidades e são superexigidos.
  • B. Há uma carência de gerentes mais capacitados e com isso há a necessidade de programa de capacitação adicional.
  • C. Tanto supervisores como subordinados podem se sentir frustrados.
  • D. Os subordinados recebem pouca orientação e controle.
  • E. O alcance de gerências é reduzido.

Delegação, em uma organização hierárquica, é a atribuição de responsabilidades adicionais a um subordinado. Analisando as afirmativas abaixo, identifique com V as que representam vantagens verdadeiras da delegação e com F, as falsas.

( ) O administrador, ao delegar, economiza tempo e deixa de responder pelas ações do subordinado.

( ) A delegação dá ao subordinado um trabalho mais importante e potencialmente mais gratificante.

( ) O administrador ficará livre de atividades de avaliação de desempenho e poderá dedicar suas energias a atividades de nível mais alto.

( ) O subordinado tem a oportunidade de desenvolver novas habilidades.

( ) O subordinado passa a tomar decisões sobre problemas e oportunidades que ele conhece mais intimamente e que serão temporalmente mais adequadas.

A seqüência correta é:

  • A. F V F V V
  • B. V F V F F
  • C. F F V V F
  • D. V V F V F
  • E. F V V F V

Sobre a administração de cargos, carreira e salários, é correto afirmar:

  • A. Função é o conjunto de atividades que cada indivíduo executa na organização. É singular, isto é, existe uma para cada pessoa.
  • B. Cargo é o registro das funções, tarefas e responsabilidades, de forma organizada, atribuídas a uma ou mais pessoas.
  • C. Descrição de cargo é o conjunto de funções assemelhadas e/ou complementares, executadas por um ou mais indivíduos na instituição.
  • D. Estrutura de cargos é a posição que um cargo assume em relação aos demais na estrutura de cargos, em conseqüência da avaliação e/ou classificação de cargos.
  • E. Valor relativo é a seqüência ou disposição hierárquica dos cargos estabelecida.
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