Questões de Administração da COPEVE/ UFAL

Lista completa de Questões de Administração da COPEVE/ UFAL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os indicadores de desempenho de processos conhecidos na literatura como KPI (Key Performance Indicator) são ferramentas essenciais para o gestor. Esses indicadores são separados em dez tipos conforme o tipo de medida que entregam à organização. Dadas as afirmativas sobre os indicadores KPI,

I. A relação entre a quantidade de peças produzidas sobre a quantidade de matéria-prima consumida é um indicador de capacidade.

II. Quanto mais próximo de 1 estiver o valor de um indicador definido pela razão entre o lucro e as vendas totais, melhor o desempenho da empresa.

III. A relação percentual entre o lucro obtido e o investimento feito na empresa é um indicador de rentabilidade.

IV. Quanto mais próximo de 100% estiver o valor de um indicador de qualidade definido pela razão entre o número de produtos defeituosos e a produção total, melhor o desempenho da empresa.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. I, II e IV.
  • E. II, III e IV.

Um órgão público, visando à melhoria da qualidade dos processos e serviços prestados, resolve aplicar duas ferramentas especificamente. A primeira ferramenta descreve o passo a passo de um processo estudado através de uma simbologia pré-definida, sendo possível descrever todo o processo olhando para essa simbologia. A segunda ferramenta tem como resultado a representação de dados quantitativos através de gráficos com barras verticais que agrupam os dados em classes de frequência. As duas ferramentas aplicadas, no órgão público, foram:

  • A. Fluxograma e Histograma.
  • B. Fluxograma e Folha de Verificação.
  • C. Diagrama de Pareto e Carta de Controle.
  • D. Diagrama de Causa e Efeito e Histograma.
  • E. Diagrama de Causa e Efeito e Diagrama de Pareto.

Uma escola municipal com dificuldades em realizar o seu procedimento de matrículas decidiu mapear as atividades que devem ser realizadas de forma sequencial. Com base nesse contexto, dadas as afirmativas,

I. Um fluxograma ajudaria na apresentação dessas atividades e facilitaria a sua visualização.

II. O mapeamento das atividades ajudaria a identificar etapas possivelmente desnecessárias no processo.

III. É necessário que se faça uma validação do mapa do processo.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Uma empresa pretende realizar uma análise estratégica de sua atuação; para tanto, separou algumas ferramentas utilizadas por gestores da área de gestão estratégica. Nesse levantamento, surgiram as técnicas Análise SWOT, Matriz BCG e Cinco Forças de Porter. A respeito dessas técnicas, dadas as afirmativas,

I. O poder de barganha de clientes e fornecedores é analisado ao se utilizar a matriz FOFA.

II. As cinco forças de Porter permitem conhecer a concorrência para que possam classificá-las em: oponentes vaca leiteira, abacaxi, estrela ou em questionamento (interrogação).

III. A matriz BCG utiliza dois eixos para se fazer uma análise estratégica, que são a taxa de crescimento do mercado e a participação do produto no mercado.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. II, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Considere que uma prefeitura municipal necessitando realizar um diagnóstico situacional para a construção do seu planejamento estratégico, decide levantar suas forças, com vista a potencializá-las, e fraquezas, com o objetivo de minimizá-las. Para representar as forças e as fraquezas, a prefeitura deverá estruturar

  • A. uma Matriz BCG.
  • B. uma Matriz SWOT.
  • C. um Diagrama de Gantt.
  • D. um Balanced Scorecard.
  • E. um Diagrama de Ishikawa.

A gestão por processos é uma abordagem sistêmica dos negócios adotada nas organizações, que visa alcançar melhores resultados através do aperfeiçoamento dos processos de trabalho. Ao se analisar os processos, conforme sua prioridade de execução e sua importância na organização, estes podem ser separados hierarquicamente. A sequência da hierarquia de processos numa organização, do nível mais alto ao nível mais baixo, conforme estabelecida na literatura, é:

  • A. Macroprocesso – Processo – Subprocesso – Atividades – Tarefas
  • B. Subprocesso – Macroprocesso – Tarefas – Atividades – Processo
  • C. Processo – Macroprocesso – Subprocesso – Tarefas – Atividades
  • D. Processo – Subprocesso – Macroprocesso – Tarefas – Atividades
  • E. Tarefas – Atividades – Macroprocesso – Subprocesso – Processo

Fisher (2002) aponta a evolução de quatro modelos diferentes para a gestão de pessoa.

Numerando a coluna I de acordo com a coluna II, qual é a sequência correta, de cima para baixo?

  • A. 1, 2, 4, 3
  • B. 1, 4, 2, 3
  • C. 3, 2, 4,1
  • D. 3, 4, 2, 1
  • E. 4, 1, 3, 2

A figura apresenta um organograma que simplifica a estrutura organizacional de uma Secretaria Municipal de Educação.

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de departamentalização dessa estrutura organizacional.

  • A. Mista.
  • B. Funcional.
  • C. Por Cliente.
  • D. Por Projeto.
  • E. Por Processo.

Uma escola que utiliza a ferramenta 5W2H fez um estudo sobre uma reforma que deve ser feita no prédio da diretoria. As pessoas responsáveis pelo estudo entregaram o resultado em folhas numeradas de 1 a 7. O resumo dos estudos apresentados em cada folha foi: a folha 1 mostra que deve ser contratada uma empresa de construção para a execução do serviço; a folha 2 sinaliza o senhor João José da Silva; a folha 3 explica que a reforma é para adequar o setor à demanda de atendimento de matrícula; a folha 4 explica que algumas pessoas a serem atendidas ficam atualmente na área externa do prédio; a folha 5 diz que a obra deve ser realizada de 20/08/2017 a 20/10/2017; a folha 6 descreve que o orçamento máximo previsto é de R$ 25.000,00; e a folha 7 tem descrito que a obra vai ser realizada no prédio da diretoria da escola. Conforme a ferramenta 5W2H utilizada pela escola, qual é a sequência que representa as perguntas referentes às respostas constantes nas folhas entregues e enumeradas?

  • A. How, Who, What, Why, When, How Much e Where.
  • B. How, Who, Why, What, When, How Much e Where.
  • C. Who, Why, What, How, When, Where e How Much.
  • D. What, Who, How, Why, Where, How Much e When.
  • E. Where, Who, What, Why, When, How e How Much.

Na atividade de gestão de uma organização, conforme as diversas formas de comunicação existentes atualmente, é fundamental entender como ocorre o fluxo de comunicação entre os colaboradores e as unidades setoriais que compõem a estrutura organizacional. Sobre esse fluxo, dadas as afirmativas,

I. A comunicação ascendente vertical ocorre quando a informação parte do superior para o subordinado.

II. A comunicação horizontal é aquela realizada entre unidades organizacionais diferentes, mas do mesmo nível hierárquico.

III. A comunicação diagonal ou transversal é realizada entre unidades organizacionais e níveis diferentes.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...