Questões de Administração da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL)

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Leia o texto a seguir.

"Erguemos a sobrancelha por incredulidade. Esfregamos o nariz por atrapalhação. Cruzamos os braços para nos proteger. Encolhemos os ombros por indiferença, piscamos os olhos por intimidade, batemos os dedos por impaciência, batemos na testa por esquecimento". (Julius Fast).

Com base no texto e no processo de comunicação, é correto afirmar que:

  • A.

    A atividade corporal visível não exerce qualquer influência sobre os interlocutores.

  • B.

    Os comportamentos, de modo geral, encerram significados incompreensíveis ao receptor.

  • C.

    A expressão corporal deve ser evitada na comunicação, a fim de não prejudicar o processo.

  • D.

    Todo movimento ou expressão corporal possui significado no contexto em que se apresenta.

  • E.

    Os interlocutores devem se conhecer bem e serem observadores para efetuarem uma boa comunicação.

Para a compreensão das pessoas é indispensável observar o comportamento delas, dar-lhes oportunidades de exporem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com seus semelhantes. Com base no texto acima, quais técnicas de Relacionamento Humano são necessárias para um bom entendimento na equipe de trabalho?

  • A.

    Saber ouvir e aplicar técnicas de relacionamento interpessoal, sempre que o caso merecer urgência.

  • B.

    Ser flexível em alguns momentos do relacionamento em equipe.

  • C.

    Equilíbrio emocional nas questões que envolvem o conhecimento de cada membro de equipe e de seus subordinados.

  • D.

    Compreender os outros como a si mesmo, priorizando as questões que envolvam as chefias e seus subordinados.

  • E.

    Saber ouvir, conhecimento de si mesmo, melhor compreensão dos outros, boa convivência grupal, desenvolvimento de aptidões para um relacionamento ameno com as pessoas e equilíbrio entre razão e emoção.

Em relação às principais funções do processo de gestão, considere as afirmativas a seguir.

I. Planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos.

II. Organização é o processo de definir e dividir o trabalho e os recursos necessários para realizar os objetivos.

III. Execução pode ser definida como o processo de realizar atividades e consumir recursos.

IV. Controle é a realização das atividades de estruturação da equipe.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  • A.

    II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Considere as afirmativas seguintes:

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. I, II e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. II, III e IV.

Sobre eficácia é correto afirmar que:

  • A.

    É o grau de qualidade com que as atividades são realizadas.

  • B.

    É o grau de satisfação dos usuários, dos profissionais e dos gestores.

  • C.

    É a capacidade de satisfação das necessidades dos usuários.

  • D.

    É a disponibilização de toda a tecnologia e conhecimento em prol do usuário.

  • E.

    É o grau de alcance dos objetivos preestabelecidos, de resultados desejados.

Sobre eficiência, é correto afirmar que representa:

  • A.

    O uso do menor tempo possível no atendimento.

  • B. A melhor presteza no atendimento.
  • C. O uso do menor número de recursos.
  • D. O melhor uso possível dos recursos.
  • E. A maior simpatia no atendimento.

Leia o texto a seguir.

  • A.

    A atividade corporal visível não exerce qualquer influência sobre os interlocutores.

  • B.

    Os comportamentos, de modo geral, encerram significados incompreensíveis ao receptor.

  • C.

    A expressão corporal deve ser evitada na comunicação, a fim de não prejudicar o processo.

  • D.

    Todo movimento ou expressão corporal possui significado no contexto em que se apresenta

  • E.

    Os interlocutores devem se conhecer bem e serem observadores para efetuarem uma boa comunicação.

Considere as afirmativas seguintes:

I. De acordo com o enfoque sistêmico, a organização é um sistema composto de um sistema técnico e um sistema social. Tais sistemas não se influenciam mutuamente, sendo que a organização é sistema cercado por ambiente. De acordo com o enfoque sistêmico, o papel da administração é cuidar do desempenho global do sistema.

II. No planejamento estratégico não são definidos os objetivos e formas de atingi-los, diferentemente do planejamento operacional onde se definem as atividades, recursos e meios de controle.

III. O processo de planejamento estratégico ocorre com o desenvolvimento das seguintes atividades: análise da situação estratégica, do ambiente externo, dos pontos fortes e fracos, definição dos objetivos e estratégias, estratégias funcionais e operacionais, execução e avaliação.

IV. Os componentes de análise da situação estratégica são: missão atual, desempenho, estratégia vigente e vantagens competitivas.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Sobre eficácia é correto afirmar que:

  • A.

    É o grau de qualidade com que as atividades são realizadas.

  • B.

    É o grau de satisfação dos usuários, dos profissionais e dos gestores.

  • C.

    É a capacidade de satisfação das necessidades dos usuários.

  • D.

    É a disponibilização de toda a tecnologia e conhecimento em prol do usuário.

  • E.

    É o grau de alcance dos objetivos preestabelecidos, de resultados desejados.

Em relação às principais competências gerenciais da administração, assinale a alternativa que contenha a definição correta:

  • A.

    Competências Intelectuais - Reflexão e ação da pessoa a respeito dela própria (auto-análise, auto-motivação, auto-conhecimento e administração do próprio tempo).

  • B.

    Competências Interpessoais - Habilidade de pensar, administração do próprio tempo e habilidade conceitual.

  • C.

    Competência Técnica - Produto de aprendizagem e de experiência prática, conhecimentos específicos dos papéis do gerente, equipe e organização.

  • D.

    Competência Intrapessoal - Habilidade de lidar com a diversidade de pessoas, entender processo motivacional e liderar indivíduos e grupos.

  • E.

    Competência Informacional - Habilidade de realizar o processo de informação de pessoas, capacidade de organização pessoal e capacidade de comunicação.

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