Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo duas categorias de liderança, que são:

  • A. diretiva e colaborativa.
  • B. democrática e autocrática.
  • C. autocentrada e cooperativa.
  • D. ênfase nas pessoas e ênfase na produção.
  • E. estrutura de iniciação e consideração.

Motivação corresponde a um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. Constitui um dos fatores fundamentais para o bom desempenho organizacional e é objeto de diversas teorias que buscam explicar quais os fatores determinantes ou como ela se processa. Uma dessas teorias é a da expectativa (ou expectância), desenvolvida por Victor Vroom, segundo a qual,

  • A. as pessoas são mais influenciadas pela expectativa de recompensas (reforço positivo), do que por recompensas objetivas.
  • B. o comportamento humano é sempre orientado para resultados, sendo o conceito de valência correspondente ao valor atribuído ao resultado.
  • C. a expectativa de punição constitui fator indutor do comportamento do indivíduo, podendo ser usada como ferramenta motivacional.
  • D. a motivação independe de fatores externos ou de resultados objetivos, sendo uma característica eminentemente pessoal.
  • E. o indivíduo prioriza, inconscientemente, a realização pessoal, ainda que em detrimento de necessidades básicas.

Suponha que determinada organização tenha contratado uma consultoria especializada para o desenho do seu planejamento estratégico. Na primeira reunião com os consultores contratados, os representantes da organização foram instados a refletir sobre a razão de ser da referida organização, porque ela existe e o que faz, como forma de expressar sua própria essência. Essa abordagem diz respeito à identificação, no âmbito do planejamento estratégico, de um importante aspecto da organização, correspondente

  • A. a seus símbolos institucionais.
  • B. à sua visão de futuro.
  • C. a seus valores.
  • D. aos cenários para sua atuação.
  • E. à sua missão.

Quando os responsáveis pela mudança delineiam modelos do que a organização deveria ser em comparação com o que é, enquanto aqueles cujas ações serão afetadas estudam, avaliam e criticam o modelo de mudança para recomendar alterações baseadas em seu próprio discernimento e compreensão, a empresa está fazendo uso de uma estratégia de mudança, denominada

  • A. convencional.
  • B. evolucionária.
  • C. revolucionária.
  • D. humanista.
  • E. desenvolvimento sistemático.

A teoria sustentada por Herbert Simon para explicar o processo decisório no âmbito das organizações, aponta, entre outros aspectos, dois tipos de decisões:

  • A. as previsíveis, que refletem o comportamento padrão da organização; e as inovadoras, tomadas em um ambiente de mudança comportamental.
  • B. as autocráticas, tomadas pelo gestor sem participação dos envolvidos; e as participativas, decorrentes de processo de construção coletiva.
  • C. as consensuais, que refletem o consenso na organização; e as individuais, tomadas pelo responsável pela solução de um problema isolado.
  • D. as programadas, tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas; e as não programadas, que não comportam soluções padronizadas.
  • E. as autônomas, construídas dentro da própria organização; e as consultivas, que envolvem a participação de agentes externos à organização.

Um dos principais modelos de excelência em gestão da qualidade na Administração pública é o preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que apresenta diversos fundamentos e critérios, sendo que

  • A. a avaliação, tomando por base os fundamentos de excelência anualmente fixados pela FNQ para as organizações, aplicase apenas para fins de pontuação no âmbito do Prêmio Nacional de Qualidade.
  • B. tanto os critérios como os fundamentos de excelência podem ser divididos em subitens avaliatórios, para obtenção de pontuação quanto ao nível de qualidade da organização para fins de certificação.
  • C. a avaliação do grau de excelência da organização depende da aplicação de testes de certificação por profissionais independentes, utilizando os fundamentos da metodologia correspondente.
  • D. os critérios, compostos por subitens a partir dos quais são atribuídas pontuações, permitem às organizações medirem seu estágio em relação ao atingimento da excelência, independentemente de atribuição de prêmio.
  • E. as organizações habilitadas a concorrer ao Prêmio Nacional de Qualidade oferecido pela FNQ são apenas aquelas que aplicam os critérios e indicadores específicos previamente fixados no processo competitivo.

O processo organizacional compreende, entre as funções do administrador, aquelas consistentes em medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar que os objetivos e metas da organização sejam atingidos. Trata-se da atividade de

  • A. controle.
  • B. planejamento.
  • C. direção.
  • D. comunicação.
  • E. organização.

Suponha que uma entidade integrante da Administração pública tenha adotado o conceito de gestão de desempenho buscando o aprimoramento da atuação de seus servidores. Nesse sentido, aplicou uma das metodologias de avaliação de desempenho consagradas, na qual o avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona e não apenas de seus superiores. Essa metodologia corresponde a

  • A. Avaliação 360º ou circular.
  • B. Avaliação Participativa por Objetivos.
  • C. Escala Gráfica.
  • D. Balanced Scorecard.
  • E. Comparação Binária.

Um grupo de funcionários de uma empresa passa a ser uma equipe quando existe definição

  • A. de conflitos; divisão de objetivos e metas; ajustes de funções; resolução de interesses; definição da organização das férias e comunicação dos vínculos com outras equipes.
  • B. de comunicação; divisão de percepção organizacional; ajustes de formação; resolução de imagem pessoal; definição de autoproteção e limitação da flexibilidade.
  • C. de objetivos e metas; divisão de papéis e funções; sinergia positiva; alto grau de conformidade e indicação de que há uma liderança que permite apoio e coesão entre os membros.
  • D. hierárquica; divisão de objetivos; ajustes organizacionais; resolução de comentários e definição de liderança e de avaliação das fragilidades.
  • E. organizacional; divisão de conflitos, ajustes de funções; resolução de comunicação e definição da cooperação e de possibilidades de vínculo com outras equipes.

A excelência nos serviços públicos corresponde ao grau máximo da qualidade dos serviços prestados. Não obstante difícil de ser alcançada plenamente, é certo que os programas de qualidade perseguem o seu atingimento. Exemplo disso é o modelo de excelência em gestão desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que contempla

  • A. critérios de excelência em gestão, inspirados nas melhores práticas das organizações, como o pensamento sistêmico.
  • B. fundamentos de excelência, como estratégias e planos, que permitem medir o grau de excelência da organização.
  • C. benchmarking, consistente em exemplos de ações e experiências bem sucedidas passíveis de serem incorporadas.
  • D. procedimentos padronizados para gerenciamento de processos, utilizando como ferramenta principal o workflow.
  • E. sistema de pontuação que visa determinar o grau de maturidade da gestão da organização, tendo como referência os critérios de excelência e seus subitens.
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