Lista completa de Questões de Administração da Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas empresas, o ciclo temporal que é caracterizado pelo prazo decorrido entre as saídas de caixa (pagamentos a fornecedores de insumos) e as entradas de caixa (recebimento de clientes), é denominado ciclo:
contábil.
financeiro.
líquido de tesouraria.
de operações.
recuperação de caixa.
Muitas empresas conduzem entrevistas finais com os funcionários que estão deixando a empresa. Essas entrevistas são geralmente conduzidas pelo departamento de RH e têm como objetivo obter informações sobre o cargo ou questões relacionadas que possam dar ao empregador um melhor entendimento sobre o clima organizacional e outros aspectos da empresa. Estas entrevistas são denominadas entrevistas de:
desligamento.
recolocação.
interpretação
aconselhamento.
transmissão de impressões.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Na Teoria da Contingência, a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da organização e que influencia o seu comportamento é denominada:
tensão latente.
motivação para o trabalho.
autoestima do grupo.
solução de conflitos.
clima organizacional.
Administração - Análise da Distribuição do Trabalho - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
A transferência de trainees de gerenciamento, de departamento em departamento da organização, com o objetivo de ampliar a sua compreensão de todas as partes do negócio, é denominada:
ciclo de vivências
vivência forçada.
dinâmica de movimentação interna.
aprendizado na ação.
Um administrador possui poderes que servem de base para o desenvolvimento da liderança. A capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas por causa do desejo que elas possuem de se identificar pessoal e positivamente com alguém admirado, é denominada poder de:
associação.
influência.
legitimação.
recompensa.
referência.
Na gestão de marketing, a construção de um ativo insubstituível de uma empresa, denominado rede de marketing, que compreende o conjunto formado pela própria empresa e aqueles que a apoiam, é o que se denomina por marketing:
social.
de relacionamento.
integrativo.
integrado.
de envolvimento.
Na gestão de marketing, uma oferta será bem-sucedida se proporcionar alguns aspectos ao comprador, tais como a relação entre os benefícios e custos tangíveis e intangíveis, bem como os julgamentos comparativos acerca do desempenho percebido de um produto com relação às suas expectativas. Estes aspectos estão associados à ideia de:
transações e emoções.
eficiência e subjetividade
valor e satisfação.
comparação e eficácia.
seleção e julgamento.
Na classificação dos sistemas de informação presentes nas diversas organizações, aquele sistema que apoia o alto escalão executivo da empresa, onde as decisões estratégicas são tomadas, gerando gráficos a partir do processamento e filtragem de dados oriundos de fontes diversas, é denominado sistema de:
suporte executivo.
suporte de decisões.
informações gerenciais.
apoio às operações.
automação executiva.
Nas organizações, o complexo que compreende os elementos clientes, competidores, fornecedores, reguladores e parceiros estratégicos é denominado:
ambiente sociocultural.
macrocosmo gerencial.
ambiente de tarefas.
estrutura envoltória.
contorno estratégico.
Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados aspectos formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos. Tal como em um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível e envolvem políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e tecnologia adotada. Os aspectos informais ficam ocultos na parte inferior do iceberg e envolvem percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais e normas grupais. Analise cada item e verifique os falsos e verdadei ros, acerca da cul tura organizacional.
( ) os aspectos informais são mais difíceis de compreender e interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações.
( ) a cultura organizacional é estática e permanente, não sofre alterações com o tempo, não depende de condições internas ou externas.
( ) certas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura mantendo sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com uma cultura amarrada a padrões antigos e já ultrapassados.
( ) mudar apenas a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização. A única maneira viável de mudar uma organização é mudar a cultura, os sistemas de relacionamentos dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
F,F,V,F.
F,V,F,F
V,V,F,F.
V,F,V,V
F,V,F,V.
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