Questões de Administração da Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF)

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Nas empresas, o ciclo temporal que é caracterizado pelo prazo decorrido entre as saídas de caixa (pagamentos a fornecedores de insumos) e as entradas de caixa (recebimento de clientes), é denominado ciclo:

  • A.

    contábil.

  • B.

    financeiro.

  • C.

    líquido de tesouraria.

  • D.

    de operações.

  • E.

    recuperação de caixa.

Muitas empresas conduzem entrevistas finais com os funcionários que estão deixando a empresa. Essas entrevistas são geralmente conduzidas pelo departamento de RH e têm como objetivo obter informações sobre o cargo ou questões relacionadas que possam dar ao empregador um melhor entendimento sobre o clima organizacional e outros aspectos da empresa. Estas entrevistas são denominadas entrevistas de:

  • A.

    desligamento.

  • B.

    recolocação.

  • C.

    interpretação

  • D.

    aconselhamento.

  • E.

    transmissão de impressões.

Na Teoria da Contingência, a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da organização e que influencia o seu comportamento é denominada:

  • A.

    tensão latente.

  • B.

    motivação para o trabalho.

  • C.

    autoestima do grupo.

  • D.

    solução de conflitos.

  • E.

    clima organizacional.

A transferência de trainees de gerenciamento, de departamento em departamento da organização, com o objetivo de ampliar a sua compreensão de todas as partes do negócio, é denominada:

  • A.

    ciclo de vivências

  • B.

    vivência forçada.

  • C.

    dinâmica de movimentação interna.

  • D.

    aprendizado na ação.

  • E. rotação de cargo.

Um administrador possui poderes que servem de base para o desenvolvimento da liderança. A capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas por causa do desejo que elas possuem de se identificar pessoal e positivamente com alguém admirado, é denominada poder de:

  • A.

    associação.

  • B.

    influência.

  • C.

    legitimação.

  • D.

    recompensa.

  • E.

    referência.

Na gestão de marketing, a construção de um ativo insubstituível de uma empresa, denominado rede de marketing, que compreende o conjunto formado pela própria empresa e aqueles que a apoiam, é o que se denomina por marketing:

  • A.

    social.

  • B.

    de relacionamento.

  • C.

    integrativo.

  • D.

    integrado.

  • E.

    de envolvimento.

Na gestão de marketing, uma oferta será bem-sucedida se proporcionar alguns aspectos ao comprador, tais como a relação entre os benefícios e custos tangíveis e intangíveis, bem como os julgamentos comparativos acerca do desempenho percebido de um produto com relação às suas expectativas. Estes aspectos estão associados à ideia de:

  • A.

    transações e emoções.

  • B.

    eficiência e subjetividade

  • C.

    valor e satisfação.

  • D.

    comparação e eficácia.

  • E.

    seleção e julgamento.

Na classificação dos sistemas de informação presentes nas diversas organizações, aquele sistema que apoia o alto escalão executivo da empresa, onde as decisões estratégicas são tomadas, gerando gráficos a partir do processamento e filtragem de dados oriundos de fontes diversas, é denominado sistema de:

  • A.

    suporte executivo.

  • B.

    suporte de decisões.

  • C.

    informações gerenciais.

  • D.

    apoio às operações.

  • E.

    automação executiva.

Nas organizações, o complexo que compreende os elementos clientes, competidores, fornecedores, reguladores e parceiros estratégicos é denominado:

  • A.

    ambiente sociocultural.

  • B.

    macrocosmo gerencial.

  • C.

    ambiente de tarefas.

  • D.

    estrutura envoltória.

  • E.

    contorno estratégico.

Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados aspectos formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos. Tal como em um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível e envolvem políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e tecnologia adotada. Os aspectos informais ficam ocultos na parte inferior do iceberg e envolvem percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais e normas grupais. Analise cada item e verifique os falsos e verdadei ros, acerca da cul tura organizacional.

( ) os aspectos informais são mais difíceis de compreender e interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações.

( ) a cultura organizacional é estática e permanente, não sofre alterações com o tempo, não depende de condições internas ou externas.

( ) certas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura mantendo sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com uma cultura amarrada a padrões antigos e já ultrapassados.

( ) mudar apenas a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização. A única maneira viável de mudar uma organização é mudar a cultura, os sistemas de relacionamentos dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    F,F,V,F.

  • B.

    F,V,F,F

  • C.

    V,V,F,F.

  • D.

    V,F,V,V

  • E.

    F,V,F,V.

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