Questões de Administração da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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O objetivo da administração de materiais é:

  • A.

    prover financeiramente as operações externas, no instante correto e em condições, utilizável ao custo mínimo.

  • B.

    prover o material certo, no local de operação certo, no instante correto e em condições, utilizável ao custo mínimo.

  • C.

    prover material contábil para as operações financeiras, no instante correto e em condições, utilizável ao custo mínimo.

  • D.

    prover financeiramente as operações contábeis, no instante correto e em condições, utilizável ao custo mínimo.

  • E.

    prover financeiramente as operações internas, no instante correto e em condições, utilizável ao custo mínimo.

Assinale a alternativa que contém os itens classificados como material permanente e material de consumo, respectivamente.

  • A.

    Toner e bebedouro

  • B.

    Pincel atômico e lápis

  • C.

    Caneta hidrocor e toner

  • D.

    Microcomputador e toner

  • E.

    Grampo para grampeador e microcomputador

O processo educacional de curto prazo que objetiva melhorar a competência do empregado para o desempenho do cargo atual, mediante procedimentos organizados, chama-se:

  • A.

    Treinamento.

  • B.

    Desenvolvimento pessoal.

  • C.

    Desenvolvimento de carreira.

  • D.

    Desenvolvimento corporativo.

  • E.

    Desenvolvimento organizacional.

Quando se estuda a teoria e a prática da administração observa-se uma evolução na forma de pensar e de gerir as organizações.

Assinale a alternativa que retrata os modelos de gestão que preconizam a eficiência e a divisão do trabalho.

  • A.

    Racional

  • B.

    Sistêmico

  • C.

    Comportamental

  • D.

    Contingencial

  • E.

    Estratégico

Que método de treinamento caracteriza um funcionário treinado no cargo por um trabalhador com mais experiência ou por seu supervisor, recebendo os conhecimentos necessários para o seu melhor desempenho?

  • A.

    Simulação

  • B.

    Coaching

  • C.

    Dramatização

  • D.

    Rotação de cargos

  • E.

    Modelagem de comportamento

O planejamento e o controle da qualidade podem ser divididos em passos sequenciais.

Qual das atividades a seguir é a que melhor se enquadra como o primeiro processo, ou passo, do planejamento e controle da qualidade?

  • A.

    Definir as características de qualidade do produto ou serviço.

  • B.

    Diagnosticar as causas de má qualidade do produto ou serviço.

  • C.

    Estabelecer um fluxograma do processo de qualidade adotado.

  • D.

    Desenvolver melhoramentos no projeto do produto ou serviço.

  • E.

    Avaliar o histograma resultante dos testes realizados.

Os manuais de qualidade que permitem a resolução de problemas relacionados com o controle de qualidade dos processos produtivos é um exemplo de decisão classificada como:

  • A.

    Inovadora.

  • B.

    Programada.

  • C.

    Não-programada.

  • D.

    Específica

  • E.

    Singular.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    O planejamento tático é aquele efetuado no nível institucional da empresa, envolvendo a alta administração. É genérico e sintético, direcionado para longo prazo e considera a empresa como uma totalidade.

  • B.

    O planejamento operacional é aquele efetuado no nível institucional da empresa, envolvendo a alta administração. É genérico e sintético, direcionado para longo prazo e considera a empresa como uma totalidade.

  • C.

    O planejamento tático é o efetuado no nível operacional da empresa, envolvendo a supervisão. É detalhado e analítico, direcionado para curto prazo e considera cada tarefa ou operação.

  • D.

    O planejamento tático é efetuado no nível intermediário da empresa, envolvendo a gerência. É menos genérico e mais detalhado, direcionado para médio prazo e considera cada unidade da empresa.

  • E.

    O planejamento estratégico é o efetuado no nível operacional da empresa, envolvendo a supervisão. É detalhado e analítico, direcionado para curto prazo e considera cada tarefa ou operação.

O planejamento apresenta, entre outras, as seguintes características:

1. é um processo permanente e contínuo, pois é realizado de forma sistemática dentro da empresa e não se esgota na simples montagem de um plano de ação.

2. é sempre voltado para o futuro e está intimamente ligado à previsão, embora não se confunda com ela. O conceito de planejamento inclui o aspecto de temporalidade e futuro: o planejamento é uma relação entre coisas a fazer e o tempo disponível para fazê-las.

3. é sistêmico, pois deve considerar a empresa ou o órgão ou a unidade como uma totalidade. O planejamento deve considerar tanto o sistema como os subsistemas que o compõem, bem como as relações e compromissos internos e externos.

4. é uma técnica de mudança e inovação. O planejamento é uma das melhores maneiras de se introduzir deliberadamente mudança e inovação dentro de uma empresa, sob uma forma previamente definida, escolhida e devidamente programada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    O controle representa todos aqueles meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento operacional.

  • B.

    Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de colaboradores, para assegurar que os objetivos da empresa e os planos delineados para alcançá-los sejam realizados.

  • C.

    Controle é uma função administrativa através da qual a empresa reúne e integra os seus recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a divisão de trabalho através da diferenciação, proporciona os meios de autoridade e de responsabilidade.

  • D.

    Controle significa a execução dos planejamentos táticos e operacionais, bem como as operações propriamente ditas, tendo em vista o alcance dos objetivos organizacionais.

  • E.

    O controle envolve maior interação humana. É a função que exige a maior dose de flexibilidade, de amortecimento de impactos e, principalmente, de orientação das pessoas quanto ao planejamento organizacional.

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