Questões de Administração da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

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Quando um administrador busca verificar se tudo na empresa está ocorrendo conforme os planos e as ordens estabelecidas, qual dos elementos de administração ele está pondo em prática?

  • A. Direção
  • B. Controle
  • C. Planejamento
  • D. Coordenação
  • E. Previsão

Entre as funções mais importantes da Administração de Pessoal encontram-se:

  • A. Admissões e controle financeiro.
  • B. Admissões, demissões e gestão de estoques.
  • C. Admissões, demissões e balanço patrimonial.
  • D. Admissões e controle de absenteísmo.
  • E. Admissões, demissões e quitação de fornecedores.

Qual das opções abaixo caracteriza a pesquisa, realizada junto àquele que deixa a organização, referente à satisfação do indivíduo com relação às políticas e práticas da empresa, ao ambiente de trabalho, relacionamento com colegas e supervisor, dentre outros fatores?

  • A. Entrevista de saída
  • B. Aplicação de normas trabalhistas
  • C. Relatório de atividades de pessoal
  • D. Homologação da rescisão
  • E. Baixa na carteira

Relacione a coluna 1 com a coluna 2.

Coluna 1

1. Cultura organizacional

2. Racionalidade Limitada

3. Feedback

4. Planejamento

5. Folhas de verificação

6. Diagrama de Pareto

Coluna 2

( ) Desvio do processo lógico, consistente e sistemático.

( ) Definição de padrões e focalização de esforços.

( ) Padrão de pressupostos básicos que são compartilhados e utilizados para atingir objetivos e adquirir imortalidade.

( ) Processo pelo qual se produzem modificações de comportamento, por efeito de respostas ao próprio comportamento.

( ) Ordenamento das frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.

 Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. 1 – 2 – 3 – 4 – 5
  • B. 1– 6 – 2 – 3 – 5
  • C. 2 – 4 – 1 – 3 – 5
  • D. 2 – 4 – 1 – 3 – 6
  • E. 3 – 5 – 1 – 2 – 4

Qual das teorias de motivação listadas a seguir é considerada uma teoria de processo?

  • A. Teoria ERC
  • B. Teoria da Expectativa
  • C. Teoria dos Dois Fatores
  • D. Teoria das Três Necessidades
  • E. Hierarquia das Necessidades de Maslow

No processo de liderança, o estilo laissez-faire é caracterizado pela:

  • A. Baixa participação dos funcionários.
  • B. Possibilidade de ser consultivo ou participativo.
  • C. Total liberdade dada aos funcionários para decidir e executar o trabalho da forma como acharem melhor.
  • D. Participação e envolvimento dos empregados no processo de tomada de decisões.
  • E. Centralização da autoridade e do processo de tomada de decisão.

Assinale a alternativa que corresponde a uma característica do recrutamento interno.

  • A. Traz “sangue novo” à organização.
  • B. Proporciona resultados mais imprevisíveis.
  • C. Propicia a ampliação do conhecimento sobre o mercado e a oferta de mão-de-obra.
  • D. Propicia rapidez e economia no processo de recrutamento.
  • E. Aumenta a visibilidade da organização, projetando uma imagem de renovação.

No exercício da liderança, um líder inspirador, transformador, revolucionário e agente de mudança, que leva os seguidores a transcenderem seus próprios interesses e a trabalharem excepcionalmente para a concretização de objetivos, designa a liderança:

  • A. Carismática.
  • B. Transacional.
  • C. Autocrática.
  • D. Laissez-faire.
  • E. Democrática consultiva.

O estudo das organizações por meio da análise de cada uma das atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-la de forma sistêmica, denomina-se:

  • A.

    Organização, Direção e Controle.

  • B.

    Organização, Sistemas e Métodos.

  • C.

    Planejamento, Organização e Finanças.

  • D.

    Produção, Finanças e Métodos.

  • E.

    Controle, Finanças e Materiais.

A administração de Recursos Humanos consiste em um conjunto de atividades que tem como objetivo atrair, desenvolver e manter as pessoas comprometidas dentro da organização.

Assinale a alternativa que corresponde a uma atividade de manutenção da força de trabalho:

  • A.

    Planejamento de RH

  • B.

    Treinamento e orientação

  • C.

    Avaliação de desempenho

  • D.

    Recrutamento e seleção de pessoas

  • E.

    Compensação e benefícios

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