Questões de Administração da FMP Concursos

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Considera-se “irregularidade” toda e qualquer ocorrência que resulte prejuízo do Estado do Acre, relativo a bens de sua propriedade, constatado por qualquer servidor no desempenho do seu trabalho ou resultado de levantamentos em inventários. O fato que não pode ser considerado “irregularidade” é

  • A. sinistro.
  • B. extravio.
  • C. comodado.
  • D. avaria.
  • E. inobservância de prazos de garantia.

Para se conhecer uma organização, é preciso que se conheçam as suas “dimensões estruturais”. A dimensão que se refere ao número de atividades ou subsistemas da organização é chamado de

  • A. profissionalismo.
  • B. padronização.
  • C. formalização.
  • D. centralização.
  • E. flexibilidade.

Quando uma organização possui alta especialização, cadeia de comando clara, centralização e alta formalização, esta organização possui uma estrutura que pode ser definida como

  • A. inonativa.
  • B. flexível.
  • C. mecanicista.
  • D. oficina de projetos.
  • E. simples.

Em relação à Tecnologia da Informação (TI), que dá suporte aos processos organizacionais, o sistema que trabalha em um nível mais elevado porque prioriza as informações e não os dados é chamado de:

  • A. Sistema de Processamento de Transações (SPT).
  • B. Sistema de Informações Gerenciais (SIG).
  • C. Sistema de Informações Executivas (SIE).
  • D. Sistema de Apoio à Decisão (SAD).
  • E. Sistema de Informações Operacionais (SIO).

Alexandre Freitas em Traços brasileiros para uma análise organizacional trabalha com cinco traços da cultura brasileira. São eles: a) hierarquia; b) personalismo; c) malandragem; d) sensualismo; e e) aventureiro. Sobre as características-chave desses traços, pode-se afirmar que:

I – hierarquia: a) tendência à centralização do poder dentro dos grupos sociais; e b) passividade e aceitação dos grupos inferiores.

II – sensualismo: gosto pelo sensual e pelo exótico nas relações sociais.

III – aventureiro: a) mais sonhador do que disciplinado; e b) tendência à aversão ao trabalho manual ou metódico.

As afirmativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente I.

Para Srour “...uma dada cultura organizacional só será conhecida se soubermos reconhecer a ideologia hegemônica que a anima e lhe confere sua lógica [...] a ideologias operam como efeitos das situações sociais ocupadas pelos agentes coletivos”. Então, sobre as ideologias organizacionais, pode-se afirmar que:

I – dizem a todos “quem é quem” e contribuem para definir uma identidade coletiva.

II – incluem os “diferentes”, gerando um ambiente harmônico e de tolerância.

III – racionalizam os interesses, mascarando-os com um verniz lógico.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente III.

Peter Drucker, em Desafios gerenciais para o século XXI identifica o que chama de “fatores importantes que determinam a produtividade do trabalhador do conhecimento”. Qual é o fator que não é importante?

  • A. “autonomia” na execução das tarefas.
  • B. “inovação” continuada como parte do trabalho.
  • C. “formalização” dos procedimentos operacionais padrão.
  • D. “aprendizado” contínuo.
  • E. identificação clara de “qual é a tarefa”.

Quando os indivíduos mostram incompatibilidade entre duas ou mais atitudes ou entre o seu comportamento e suas atitudes, tem-se uma:

  • A. falta de envolvimento no trabalho.
  • B. dissonância cognitiva.
  • C. atitude não avaliativa.
  • D. superposição de similaridade.
  • E. viés de envolvimento.

O conceito de “stakeholder” é uma generalização do clássico conceito de “shareholder”. Sobre esses conceitos, podese afirmar que:

I - “stakeholders” são os interessados nos resultados da organização.

II - “shareholders” são os acionistas, proprietários ou donos dos negócios.

III - “stakeholders” estão relacionados com as organizações privadas, enquanto os “shareholders” estão relacionados com as empresas públicas.

As afirmativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente I.

A classificação das estratégias em função dos seus comportamentos (comportamento defensivo; comportamento prospectivo; comportamento analítico; e comportamento de reação) foi desenvolvido por

  • A. Igor Ansoff.
  • B. Michael Porter.
  • C. Miles e Snow.
  • D. Peter Certo.
  • E. Henry Mintzberg.
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