Questões de Administração da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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A indústria cultural, os meios de comunicação de massa e a cultura de massa são expressões que surgiram a partir do fenômeno da industrialização. Sobre essas expressões, é correto afirmar que

  • A. a cultura de massa tem como característica fundamental o fato de ser feita e consumida por aqueles que a produzem.
  • B. a indústria cultural surgiu logo após a invenção da imprensa e passou a ser um instrumento de livre expressão, crítica e conhecimento.
  • C. a invenção dos tipos móveis de imprensa, feita por Gutemberg no século XV, marcou o surgimento dos meios de comunicação de massa.
  • D. a cultura de massa não tem um alto valor de mercado, já que é consumida pelas classes de baixo poder aquisitivo.

O surgimento e o desenvolvimento das tecnologias digitais trouxeram mudanças significativas para o setor cultural, a exemplo

  • A. da aproximação entre artista e público e do crescimento da indústria fonográfica.
  • B. do distanciamento entre artista e público e da digitalização das obras de arte.
  • C. da ampliação do acesso a bens e produtos culturais e do surgimento de novas licenças de direito autoral.
  • D. do compartilhamento de produtos culturais e da intensificação de seus suportes físicos.

No que se refere às relações interpessoais dos profissionais de secretariado, o secretário

  • A. pode ser, em função de seu espírito de solidariedade profissional, ser conivente com erros leves de outros colegas.
  • B. deve tratar indistintamente bem as pessoas, sejam elas internas ou externas à equipe de trabalho.
  • C. pode usar de amizades ou influências no exercício de sua função para conseguir facilidades para si e para a corporação em que trabalha.
  • D. deve estabelecer uma rotina e uma jornada de trabalho diferenciada em relação aos demais por apresentar uma necessidades específicas oriundas de sua proximidade com o superior imediato.

A qualidade do atendimento telefônico é cada vez mais foco de atenção nas organizações públicas. Sobre as boas práticas do atendimento telefônico, o secretário deve

  • A. criar uma relação de empatia e intimidade com o interlocutor objetivando ser educado e cortês.
  • B. dispensar anotações de nomes e outros detalhes para não perder o foco durante o contato telefônico.
  • C. manter um sorriso na voz, descontraindo o atendimento nas ligações com brincadeiras e tom informal.
  • D. padronizar os procedimentos pela cortesia, presteza de informações e clareza no atendimento.

Em julho de 2013, o Sindicato dos Administradores no Estado de São Paulo – SAESP publicou o seguinte texto sobre Postura Profissional.

Nesse contexto, a Etiqueta Corporativa

  • A. é um instrumento de adequação que as organizações utilizam para obrigar os funcionários a trabalhar.
  • B. é uma forma de limitar comportamentos e maneiras adequadas na interação entre funcionários relacionados ao ambiente profissional.
  • C. objetiva estabelecer regras de comportamento e maneiras adequadas que facilitem uma melhor interação entre funcionários, clientes e pessoas relacionadas ao ambiente profissional.
  • D. objetiva promover a imagem da corporação empresarial por meio de ações de comunicação e marketing entre funcionários, clientes e pessoas relacionadas ao ambiente profissional.

Leia o texto a seguir.

O fragmento do texto acima, retirado da revista Gestão Escolar, destaca com clareza o que pode acontecer nas reuniões quando não são bem conduzidas. A sequência correta para melhor organização e condução das reuniões é

  • A. Definir a Pauta – Proceder a Convocação – Administrar o Tempo de Início – Coordenar as Discussões – Sistematizar Encaminhamentos.
  • B. Administrar o Tempo de Início – Coordenar as Discussões – Proceder a Convocação – Sistematizar Encaminhamentos – Definir a Pauta.
  • C. Proceder a Convocação – Definir a Pauta – Administrar o Tempo de Início – Coordenar as Discussões – Sistematizar Encaminhamentos.
  • D. Definir a Pauta – Administrar o Tempo de Início – Sistematizar Encaminhamentos – Proceder a Convocação – Coordenar as Discussões.

A administração do tempo é, em uma instituição pública,

  • A. dispensável, porque as horas diárias de efetivo trabalho são suficientes para se executar todas as tarefas, independente da complexidade.
  • B. oportuna, porque aumenta a produtividade, eficácia e eficiência
  • C. útil, porque viabiliza o lazer e qualidade de vida no trabalho, garantindo a saída antecipada dos profissionais.
  • D. essencial, embora inviabilize uma rotina administrativa positiva no ambiente de trabalho.

Automação de escritórios é um termo que advém dos anos 70, nos EUA. Aqui no Brasil já existe, inclusive, o Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado.

Para uma melhor automatização de escritórios, o secretário deve

  • A. solucionar problemas relacionados ao hardware dos equipamentos de informática.
  • B. elaborar projetos de remodelação de escritórios com base em princípios ergonômicos.
  • C. projetar e implantar sistema automatizado de telefonia VOIP nas corporações.
  • D. planejar, organizar, dirigir e controlar os serviços de secretaria utilizando ferramentas tecnológicas.

Para a organização de um evento, é fundamental identificar e definir seus pontos característicos. É necessário ter total clareza sobre o tipo de solenidade que se pretende realizar e a que tipo de público ela se dirige. Sobre os tipos de evento, leia a definição a seguir.

Exposição, discussão e conclusão de um determinado assunto para uma plateia. Pode ser conduzido por um especialista ou por um coordenador. Após a exposição, a plateia é dividida em grupos de discussão para elaboração de conclusões. Estas são reunidas pelo coordenador e resumidas em uma conclusão final com base nos encaminhamentos e contribuições da maioria.

Essa definição refere-se a um

  • A. Seminário.
  • B. Congresso.
  • C. Feira.
  • D. Workshop.

Entre os documentos legais necessários para constituir uma organização cooperativa e seu funcionamento, destaca-se um documento no qual consta a denominação e a sede; determina o prazo de duração; define o objeto da sociedade; lista os direitos e deveres dos associados e as condições de entrada e saída de associados da sociedade; delimita o capital mínimo a ser subscrito pelo associado; e indica as formalidades de convocação para as assembleias. Sobre a existência desse documento, é correto afirma que se refere a(o)

  • A.

    Regimento Interno.

  • B.

    Estatuto Social.

  • C.

    Livro de Matrícula.

  • D.

    Ata dos Órgãos de Administração.

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