Questões de Administração da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A administração estratégica é uma das áreas de estudos organizacionais que observa aspectos relativos à interação da organização com o ambiente (mercado). Um dos pilares dessa relação reside no setor de produção e operações das empresas. Dessa forma, o setor de produção é estudado pelos teóricos não só pelo seu aspecto operacional, mas, principalmente, pelo seu papel estratégico. Assinale a opção que traduz o caráter estratégico da área de produção nas organizações.

  • A.

    A gestão estratégica de operações consiste em criar um padrão de decisões coerentes com a gestão estratégica, priorizando a alocação de recursos escassos, levando em conta os elementos estratégicos, já que a eficiência operacional é condição suficiente para êxito estratégico.

  • B.

    O bom desempenho operacional está relacionado ao posicionamento estratégico da empresa na decisão de investimentos, mutuamente excludentes, como, por exemplo, o tipo de produto que se pretende produzir. Esse mecanismo é conhecido como trade-off.

  • C.

    O bom desempenho operacional demandará que a empresa desenvolva eficiência em todos os critérios qualificadores, atingindo o maior número de carteira de clientes, de forma pulverizada, aumentando a sua capilaridade e diminuindo riscos. Esse mecanismo é conhecido como trade-off.

  • D.

    As estratégias organizacionais devem estar alinhadas a sua estrutura. A independência entre essas dimensões da organização permite que a estratégia seja definida de forma isolada das condições estruturais.

A Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg explica o comportamento das pessoas em situações de trabalho. Sobre essa Teoria é correto afirmar que

  • A.

    as políticas e diretrizes da empresa são consideradas fatores motivacionais.

  • B.

    o crescimento pessoal e a responsabilidade são considerados fatores higiênicos.

  • C.

    o salário e as condições ambientais de trabalho são considerados fatores higiênicos.

  • D.

    o relacionamento interpessoal é considerado fator motivacional.

A marca é uma letra, uma palavra, um símbolo ou qualquer combinação desses elementos, adotada para identificar produtos e serviços de um fornecedor específico. O desafio do profissional de marketing é desenvolver um conjunto de significados para que a marca venha a se tornar o principal ativo permanente da empresa. Assinale a opção que lista os níveis de significado que envolve uma marca.

  • A.

    Ética, percepção, qualidade e lealdade à marca.

  • B.

    Benefícios, componentes da marca, cultura e qualidade.

  • C.

    Atributos, imagem, lealdade à marca e valores.

  • D.

    Benefícios, atributos, valores associados à marca e personalidade.

Um dos métodos utilizados para o aperfeiçoamento da Gestão Logística que se baseia em aprimoramentos de modelos já utilizados por parceiros ou concorrentes é

  • A.

    Dow-sizing.

  • B.

    Itc-reverso.

  • C.

    Operacionalização.

  • D.

    Benchmarking.

O Planejamento logístico busca sempre responder a perguntas tais como: o que, como e quando visualizando a construção mais adequada desse planejamento. Assim, envolve três níveis organizacionais: operacional, tático e estratégico. Uma das principais diferenças entre eles é o horizonte temporal do planejamento. Com base no exposto, analise as afirmativas que seguem.

I Localização de estoques e seleção de modal são decisões de nível estratégico.

II Níveis dos estoques de segurança e regras de priorização de pedidos são decisões de nível tático.

III Separação de pedidos e despacho são decisões de nível operacional.

Assinale a opção que contempla somente afirmativas corretas.

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    I, II e III

  • D.

    II e III

Para que se tenha um processo de comercialização completo, são necessários canais de distribuição para que os produtos cheguem ao seu destino. Sobre canal de distribuição é correto afirmar que

  • A.

    serve como o caminho a ser percorrido pela empresa em busca de uma possibilidade de lucro ou prejuízo.

  • B.

    é entendido como um grupo de entidades interessadas, que assume a propriedade de produtos ou viabiliza sua troca, durante o processo de comercialização, do fornecedor inicial até o comprador.

  • C.

    mostra-se como uma maneira de distribuir o produto ou serviço em várias possibilidades de construção de cadeia.

  • D.

    é definido como um sistema com relacionamentos esporádicos entre entidades que participam do processo de compra e venda de produtos e serviços.

Levando em consideração os aspectos estratégicos empresariais, marque a opção que apresenta as vantagens da implementação dos sistemas do tipo Eletronic Data Interchange (EDI) para processos logísticos.

  • A.

    Melhoria da competitividade, visualizando vantagens ligadas à agilidade na troca de dados e ganhos relacionados à produtividade.

  • B.

    Busca da construção de um ambiente de inclusão digital para seus empregados e terceirizados, visando a melhorias no ambiente organizacional.

  • C.

    Redução do tempo de transporte com ganhos estratégicos em função de melhorias no volume de entrega e distribuição de mercadorias.

  • D.

    Maior redução de custos com papel e ampliação da reciclagem como diferencial competitivo– estratégico-mercadológico de tendência ambiental.

As previsões logísticas exigem a escolha de técnicas matemáticas e estatísticas apropriadas ao seu desenvolvimento. Assinale a opção cuja técnica é INAPLICÁVEL à realização da previsão de demanda.

  • A.

    Qualitativa

  • B.

    Séries temporais

  • C.

    Correlação linear

  • D.

    Causal

A roteirização serve para resolver problemas empresariais relacionados ao desperdício. Bons roteiros levam as empresas a reduzir esse problema e, ainda, a reduzir seus custos logísticos. A respeito dos conceitos de roteirização, julgue, se verdadeiros (com V) ou se falsos (com F), as afirmativas a seguir.

( ) O Milk pickup ou Milk run é a programação de roteiros de coleta de vários produtos localizados próximos a si mesmos e ao ponto de destino.

( ) O operador logístico, normalmente, depara-se com situações nas quais o ponto de origem e o ponto de destino são os mesmos. Esse problema é conhecido como “efeito chicote”.

( ) Um caminho cruzado é encarado como um mau roteiro.

( ) Dentro dos princípios da boa roteirização, as paradas, em dias diferentes, devem ser combinadas para produzir agrupamentos concentrados .

 Assinale a opção que indica a sequência correta.

  • A.

    F, F, V e V.

  • B.

    V, V, F e V.

  • C.

    F, V, V e F.

  • D.

    V, F, V e V.

São muitos os documentos exigidos para o transporte internacional de mercadorias. A seguir, identifique a opção que contém exemplos de documentos utilizados para a importação e para a exportação, respectivamente.

  • A.

    Liberação do frete, aviso de chegada.

  • B.

    Carta de transferência, apólice de seguros.

  • C.

    Certidão consular, ordem de entrega.

  • D.

    Entrada na aduana, certificado de origem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...