Questões de Administração da GPG Concursos

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Toda organização, seja ela uma empresa, um órgão público ou uma escola necessita ser gerenciada. A base de um bom gerenciamento começa pelo princípio do planejamento. Ao planejar o gestor busca garantir:

  • A. A especificação dos objetivos da organização e os meios necessários para atingi-los.
  • B. Que a realização das tarefas esteja de acordo com os objetivos traçados.
  • C. A distribuição e a divisão das tarefas entre os membros da organização.
  • D. A liderança e a motivação dos membros da organização para a execução das tarefas.

Em virtude das constantes modificações macroambientais, competição por nichos e segmentos de mercado, necessidade de modernização das instituições públicas e maior competição interna por ascensão na carreira, é consenso nas organizações a importância do treinamento e desenvolvimento em todos os níveis institucionais. Pessoas preparadas produzem melhor e se sentem mais autoconfiantes em organizações privadas e públicas. Sobre treinamento e desenvolvimento, identifique as afirmações corretas:

I. Há diferenças entre treinamento e desenvolvimento. Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos e atitudes que busquem a melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais. Desenvolvimento é um processo de longo prazo que inclui, além do treinamento, a carreira e outras experiências.

II. Um programa de treinamento deve preparar as pessoas que substituirão as que vão saindo das organizações; preparar os profissionais para novas atividades e ocupações; desenvolver gestores que se movimentem vertical e horizontalmente; possibilitar rápida modificação do conteúdo do trabalho e das transformações tecnológicas.

III. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto basicamente de quatro etapas: o diagnóstico, que é o levantamento de necessidades de treinamento; o desenho, que é a elaboração do programa de treinamento; a implementação, que é a aplicação e condução do programa de treinamento; a avaliação, que é a verificação dos resultados do treinamento.

IV. A avaliação de treinamento deve ser feita em cinco níveis: reação (satisfação com o evento); aprendizagem (alcance dos objetivos instrucionais); comportamento no cargo (transferência do conhecimento para o trabalho realizado); organização (funcionamento da organização e mudanças decorrentes do treinamento); e valor final (relação custo e benefício).

É corretor afirma que:

  • A. Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
  • B. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I e III estão corretas.

Sobre o planejamento de Recursos Humanos, analise as alternativas que seguem:

I. O planejamento estratégico de Recursos Humanos refere-se à maneira como a função de RH pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.

II. O planejamento estratégico de Recursos Humanos independe do planejamento estratégico da organização.

III. Planejamento de recursos humanos trata-se de definir antecipadamente qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura.

IV. Os principais fatores que intervêm no planejamento de Recursos Humanos são: o absenteísmo; a rotatividade; e as mudanças nos requisitos da força de trabalho.

É corretor afirma que:

  • A. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
  • B. Apenas as assertivas II e IV estão corretas
  • C. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

As equipes têm se tornado cada vez mais a forma básica de trabalho nas organizações do mundo contemporâneo. Assinale a alternativa correta que caracteriza uma equipe de trabalho:

  • A. Tem como objetivo o compartilhamento de informações, sua sinergia é neutra e às vezes negativa, as responsabilidades são individuais e as habilidades são aleatórias e variadas.
  • B. Tem como objetivo o desempenho coletivo, sua sinergia é positiva, as responsabilidades são individuais e mútuas e as habilidades são complementares.
  • C. Tem como objetivo o desempenho coletivo, sua sinergia é positiva, as responsabilidades são individuais e as habilidades são aleatórias e variadas.
  • D. Tem como objetivo o compartilhamento de informações, sua sinergia é neutra e às vezes negativa, as responsabilidades são individuais e mútuas e as habilidades são complementares.

A liderança tem um papel crucial para a compreensão do comportamento de um grupo, pois é o líder quem geralmente oferece a direção em relação ao alcance dos objetivos. Analise as alternativas que envolvem os estudos sobre a liderança.

I. A teoria dos traços (ou homens grandiosos) argumenta que as características do líder têm um impacto importante sobre os resultados da liderança.

II. A principal contribuição da abordagem comportamental foi a classificação da liderança em duas categorias: a orientada para a tarefa e a orientada para as pessoas.

III. As abordagens da contingência situacional do líder argumentam que a liderança, em conjunto com diversas variáveis situacionais, pode ter um impacto importante sobre os resultados.

IV. As teorias neocarismáticas sobre liderança enfatizam o simbolismo, o apelo emocional e o extraordinário compromisso por parte dos liderados.

É corretor afirma que:

  • A. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
  • B. Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • D. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

Analise as alternativas a seguir e indique a correta.

  • A. A decisão entre o nível de estoques em relação ao nível de serviço desejado se caracteriza como um trade-off na logística.
  • B. O objetivo de “Zero Defeito” impõe que a empresa adote em suas especificações tolerância zero.
  • C. Canais de distribuição reversos de Ciclo Fechado são constituídos por etapas de retorno de produtos de pós-venda, notadamente bens descartáveis.
  • D. Análise de Valor (Value Analysis) se caracteriza como uma técnica utilizada para o cálculo do valor de venda dos produtos produzidos por uma indústria.

Assinale, dentre as alternativas apresentas, a alternativa correta.

  • A. Para adotar o modelo de “inventário permanente” é necessário estabelecer um cronograma de datas em que as atividades de armazenagem serão suspensas.
  • B. O método FIFO (PEPS) – primeiro a entrar, primeiro a sair é um método que não deve ser utilizado na movimentação física de materiais em um local de armazenagem, notadamente quando não estamos no regime inflacionário.
  • C. Na aplicação do modelo de ponto de pedido, o intervalo entre duas compras consecutivas necessariamente deverá ser fixo.
  • D. Na aplicação da técnica da Classificação ABC, utilizando-se como critério o valor das compras, a classe C será formada por um grande número de itens com um pequeno valor de compra.

A maneira habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo, ou ao atributo funcional responsável pela vontade, pelos conceitos éticos e morais, caracteriza o termo:

  • A. Diferença individual.
  • B. Caráter.
  • C. Empatia.
  • D. Personalidade.

Quando uma pessoa compreende e aceita seu mundo pessoal, ela se torna mais tolerante com o comportamento das pessoas. Desta forma podemos afirmar que o autoconhecimento favorece a aceitação de crítica e faz com que utilizemos menos os processos mentais que usamos para livrar-nos da ansiedade, mas que, quando usados em demasia nos transformam em pessoas menos acessíveis ao convívio com os outros. A esses processos mentais denominamos de:

  • A. Frustrações.
  • B. Comportamentos defensivos.
  • C. Mecanismos de defesa.
  • D. Estereótipos.

Um fator primordial no trato com pessoas é saber ser flexível. Abaixo listamos alguns fatores que contribuem para desenvolver a flexibilidade de comportamento, sendo que apenas um deles NÃO é totalmente correto e deve ser assinalado.

  • A. Observar o comportamento do outro.
  • B. Conhecer a si mesmo.
  • C. Rever posições e atitudes.
  • D. Fazer generalizações.
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