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Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
São funções básicas de um Sistema de Gestão de Estoques:
Programação, estocagem, planejamento e distribuição.
Programação, aquisição, estocagem, distribuição.
Planejamento, controle de pedidos, entrega dos materiais, distribuição.
Programação, levantamento de necessidades, embalagem e distribuição.
Planejamento, controle, pesagem, distribuição.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
O sistema é primordial para qualquer Departamento de Materiais, pois sem ele não poderia existir um controle eficiente dos estoques, armazenagem adequada e funcionamento correto do almoxarifado. Consiste em agrupar os materiais segundo sua forma, dimensão, peso, tipo e uso.
Escolha abaixo a opção correta que corresponda a essa afirmação:Sistema de conferência.
Sistema de nota fiscal.
Sistema de almoxarifado.
Sistema de classificação.
Sistema de informação.
É correto afirmar sobre Gestão de Pessoas, EXCETO:
A Gestão de Pessoas deve ocorrer a partir da visão integrada das pessoas e de questões fundamentais como: as expectativas sobre as relações de trabalho, perfis e tipos de personalidades, grupos, equipes, lideranças, processos de cooperação, competição, apatia, cultura organizacional, valores e questões éticas.
Gestão de Pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.
Gestão de Pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual é a base do seu sucesso.
A Gestão de Pessoas se baseia em aspectos fundamentais onde as pessoas são tidas como ativadores de recursos organizacionais e parceiras das organizações e também como talentos fornecedores de competências.
Na moderna Gestão de Pessoas, as pessoas devem ser vistas como recursos produtivos das organizações: os chamados recursos humanos, padronizados e uniformes, parte do patrimônio físico na contabilidade organizacional.
Segundo Araújo e Garcia (2009, p.4) esta foi a tecnologia responsável por desmoronar algumas verdades seculares da administração; tais como fontes de recrutamento, novos métodos de seleção, desempenho, autoavaliação e planos de carreira não só originados na própria organização, mas também projetados pelas próprias empresas. Estamos falando de qual tecnologia:
Tecnologia Organizacional.
Tecnologia de Informação.
Tecnologia Pedagógica.
Tecnologia de Competências.
Tecnologia Funcional.
A Gestão Estratégica no âmbito da Gestão de Pessoas representa efetiva evolução na administração de Recursos Humanos que resulta na sintonia entre as ações de uma organização e o comprometimento das pessoas para o sucesso destes resultados. Albuquerque ( 2002, p.39) relata que neste nível de gestão as pessoas são consideradas parceiras no trabalho. O mesmo autor indica a necessidade de evolução nos modelos de gestão, para que haja por parte das pessoas:
Competitividade, simplicidade, agilidade e adequação ao negócio e à missão.
Equidade, realização e companheirismo.
Engajamento nas mudanças, transformação de intenções em ações efetivas e vantagens competitivas sustentáveis.
Comunicação, transmissão de conhecimento e retroação intensiva.
Visão global, comportamento ágil e flexibilidade.
Um dos objetivos da consultoria interna é prover a organização de informações descentralizadas, facilitando, assim, a tramitação da comunicação e informação e também oferecendo melhor atendimento ao cliente interno. São os principais focos da consultoria interna, EXCETO:
Monitoração imediata dos focos de insatisfação; proximidade entre o cliente interno e o consultor.
Multifuncionalidade do consultor interno; rapidez na solução de problemas.
Maior interação e geração de uma relação de confiança; envolvimento com colegas de trabalho.
Avaliação e controle do trabalho efetuado; job rotation entre os consultores internos.
Administração de salários e benefícios; interdependência com outras tarefas.
Na elaboração de um planejamento de estudo e delineamento de Cargos o Analista de Treinamento deve levantar e definir quais são os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para cada cargo. As habilidades de cada cargo devem apoiar-se nos seguintes aspectos, EXCETO:
Capacidade de motivar e desenvolver pessoas.
Habilidade de ouvir e trabalhar em grupo.
Raciocínio holístico e analítico e a otimização de recursos.
Participação passiva, avaliação e controle do trabalho efetuado.
Habilidade de delegar, sintetizar e negociar.
A descrição e análise de cargos funcionam como o mapeamento do trabalho realizado dentro da organização (Chiavenato 2008, p.224). Os principais objetivos da descrição e análise de cargos são, EXCETO:
Subsídios ao recrutamento.
Subsídios à seleção de pessoas.
Competitividade organizacional.
Material para o treinamento.
Base para a avaliação e classificação de cargos.
As afirmações abaixo se referem ao Recrutamento de Pessoas:
I - Recrutamento é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo. II - Recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair candidatos qualificados para uma organização. III - Recrutamento é um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher. IV - Recrutamento é o conjunto de políticas e ações destinadas a atrair e agregar talentos à organização para dotá-la das competências necessárias ao sucesso. V - O Recrutamento busca dentre os vários candidatos pré-selecionados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência o e desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. São CORRETAS as afirmações:I, II e V
I, III e IV
II, III e IV
III, IV e V
II, IV e V
Entrevista de Seleção cuja sequência e orientação fica a critério de cada entrevistador, não especificando nem as questões nem as respostas requeridas, e caminha dentro da linha de menor resistência ou da extensão de assuntos, mas com nível e a profundidade que a entrevista pode alcançar:
Entrevista não estruturada.
Entrevista diretiva.
Entrevista não diretiva.
Entrevista totalmente padronizada.
Entrevista padronizada apenas nas perguntas.
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