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Nos últimos anos, diante de pressões competitivas crescentes, os executivos foram procurando modernizar suas empresas, exigindo dos administradores soluções rápidas e criativas. Todavia, um dos mais importantes sistemas de apoio, o sistema de remuneração, parece não estar acompanhando o ritmo das transformações. A maioria das empresas, entre elas aquelas mais inovadoras, continua utilizando sistemas tradicionais de remuneração, baseados em cargos e funções. Tais sistemas, quando utilizados exclusivamente, tornam-se anacrônicos, geram entraves às mudanças e criam barreiras ao avanço da transformação da organização do trabalho. São fatores que mais influenciam mudanças nos sistemas de remuneração, EXCETO:
Novas condições competitivas determinando um realinhamento da organização e de seus sistemas.
A adoção de novos modelos de organização do trabalho.
Especificações do cargo com competências desejadas.
Fusões e aquisições, Downsizing ou crescimento.
Reestruturação e mudança na organização do trabalho.
São princípios da Remuneração Funcional. Marque VERDADEIRO ou FALSO:
( ) Foco no cargo, não na pessoa. ( ) Base do sistema é a avaliação de cargos. ( ) Sistema de remuneração por habilidades. ( ) Busca da equidade externa, através da estratégia de remuneração. ( ) Alinha as capacidades dos colaboradores com o direcionamento estratégico e as necessidades da organização. A opção CORRETA é:V, V, V, V e V.
F, V, V, F e F.
V, F, V, F e F.
F, F, V, V e V.
V, V, F, V e F.
Com relação aos processos produtivos, os princípios do Just In Time (JIT) produziram mudanças radicais em relação à prática tradicional da gestão da produção utilizada até as décadas de 60/70 do século XX. Dentre as características e fatores adotados no JIT, podem-se citar:
I - Produção antecipada, considerada como desperdício. II - Melhor eficiência da mão de obra dedicando um trabalhador por máquina. III - Sistema empurrado de controle da produção. IV - Utilização de lotes de produção reduzidos. Marque a alternativa correta:I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O planejamento e o controle de capacidade possuem como objetivo a curto prazo a busca na definição da estratégia que irá ajustar a capacidade da operação produtiva à demanda requerida. Dentre as estratégias básicas de planejamento, a política de capacidade constante:
Utiliza a prática de alterar os preços para reduzir a demanda nos momentos de pico.
Mantém o ritmo de produção constante, estocando unidades que não são consumidas para serem usadas nos momentos de maior demanda.
Implanta constantemente novos meios de produção e, com isso, atende às flutuações de demanda.
Cria mecanismos para influenciar a demanda e, com isso, adaptá-la à capacidade produtiva existente.
Procura reduzir os estoques a um nível mínimo seguindo os princípios da produção enxuta.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
X seriam classificados como A, pois representam maior demanda financeira.
X seriam classificados como C, pois têm baixo volume de consumo anual.
Y seriam classificados como A, pois compõem maior valor ponderado por item consumido.
Z seriam classificados como B, pois apresentam um baixo valor de demanda financeira anual.
Z seriam classificados como A, pois têm alto volume de consumo anual.
O planejamento de carreira quando se trata de gestão de pessoas, é uma técnica de retenção de empregados, especialmente para os cargos mais especializados, em que o recrutamento e a retenção são sempre difíceis. O plano de carreira é o caminho através do qual o empregado pode crescer dentro de uma empresa, constituindo-se no instrumento que define as trajetórias de carreiras existentes na empresa. Em relação ao plano de carreiras, tem-se que:
A definição dos cargos, nesse documento, é rígida, de tal forma que todos os empregados realizam as atividades de maneira padronizada.
Possibilita aos empregados plena autonomia para progredirem na carreira.
É opcional a sua associação com os demais programas da área de Recursos Humanos.
São estabelecidas, neste documento, as condições e os requisitos para a promoção dos empregados.
Se restringe aos gerentes e diretores da empresa porque eles são os responsáveis pela carreira de seus subordinados.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Avaliação de desempenho é o processo sistemático de avaliação dos resultados obtidos por um indivíduo dentro de uma organização. Logo, um dos métodos utilizados é o Método dos Incidentes Críticos. Este método caracteriza-se:
Por ser um procedimento que combina vários métodos, classificando comportamentos relevantes para o desempenho da função.
Pela avaliação do desempenho dos membros da organização mediante a participação de todas as pessoas que integram seu círculo de atuação, possibilitando uma visão de seu desempenho de diferentes perspectivas.
Pela classificação com base em uma escala, de um conjunto de fatores considerados relevantes para o desempenho do cargo.
Pelo registro dos desempenhos fora do padrão em períodos determinados, focalizando a atenção em comportamentos que se mostraram especialmente eficazes e ineficazes.
Pelo preenchimento de um formulário no qual são atribuídas notas de zero a dez pelo chefe imediato do funcionário.
Na abordagem atual, a avaliação de desempenho deve se preocupar mais efetivamente:
Em julgar o desempenho do passado de cada funcionário.
Importar modelos já implantados em outras organizações.
Mapear somente os pontos fracos da organização.
Apontar ações para melhorar o desempenho futuro.
Auxiliar cada funcionário na progressão da carreira.
Ao realizar um processo de avaliação, podemos dizer que o sistema em que o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos externos e sem analisar especificamente traços de personalidade, denomina-se método:
Comparativo.
De incidentes críticos.
De escalas gráficas.
De escolha forçada.
360 graus.
Administração - Análise da Distribuição do Trabalho - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Com relação as características de produção dos layouts utilizados nos processos produtivos, podemos entender que os mesmos apresentam vantagens e desvantagens quando comparados quanto aos critérios de desempenho de custo e flexibilidade. Sobre os diversos tipos de layout, suas características e possíveis exemplos, é INCORRETO afirmar que o(s)
Layout posicional é aquele cujo produto encontra-se fixo no ambiente de produção, tal como podemos observar na construção de edifícios e navios.
Baixo custo unitário e o alto nível de especialização são características do layout por produto.
Layout posicional e o funcional são mais adequados para processos de alto volume.
Layout celular é utilizado para produção em massa e tem boa relação custo-flexibilidade, porém pode ser muito caro de ser instalado e/ou mudado.
Roteiros distintos de produção e a grande variedade são características típicas do layout funcional.
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