Questões de Administração da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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A coleta de grandes quantidades de dados sem a respectiva transformação em informações úteis a tomada de decisão é inútil. O uso de tecnologia da informação no gerenciamento da informação é essencial neste cenário que apresenta competitividade crescente. Neste sentido são apresentadas as seguintes afirmações:

I. O termo BI (Business Intelligence) é um conceito que se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informação que oferecem suporte a gestão de negócios.

II. Um data warehouse é uma coleção de dados orientada a assunto, integrada, invariante no tempo e volátil que dá suporte ao processo de tomada de decisão gerencial.

III. Um Data Mart (DM) é um Data Warehouse departamental, apresentando um subconjunto do Data Warehouse que satisfaz os requisitos de um certo tema ou atividade do negócio.

 

Assinale a opção apresentada a seguir que liste TODAS as afirmativas corretas citadas anteriormente:

  • A.

    II e III

  • B.

    I, II e III

  • C.

    I e II

  • D.

    I e III

OLAP (On-Line Analytical Processing) é uma categoria de aplicações e tecnologias projetadas para analisar e acessar dados típicos de suporte a decisão. Com relação a estas tecnologias é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Nas soluções OLAP a operação Slice and Dice é utilizada para criar visões dos dados por meio de sua reorganização, de forma que eles possam ser examinados sob diferentes perspectivas.

  • B.

    Através de um processo chamado Drill o usuário pode aumentar (Drill down) ou diminuir (Drill up) o nível de detalhamento dos dados. Por exemplo, se um relatório estiver consolidado por países, fazendo um Drill down, os dados passarão a ser apresentados por Estados, cidades, bairros e assim sucessivamente até o menor nível de detalhamento possível.

  • C.

    Drill down, Roll up, Slice and Dice e Pivot (rotate) são operações OLAP típicas.

  • D.

    Em um ROLAP (Relacional OLAP) os dados são armazenados em bancos de dado orientado a objetos, com a apresentação sendo realizada de maneira unidimensional.

O Balanced ScoreCard (BSC) é um sistema de mensuração de desempenho que mostra o resultado das ações passadas por meio de indicadores financeiros, e os completa com indicadores operacionais. Esses indicadores operacionais estão relacionados a:

  • A.

    Índice de produtividade, processos internos e qualificação gerencial.

  • B.

    Resultados do trabalho em equipe, prazos de execução dos serviços e índice de acidentes de trabalho.

  • C. Índice de rotatividade de pessoal; qualidade e custo do serviço.
  • D.

    Satisfação dos clientes, processos internos e capacidade de aprender e melhorar.

Responsabilidade pode ser definida como:

  • A.

    O dever profissional estabelecido informalmente nos contratos de trabalho.

  • B.

    A atuação profissional de qualidade nos trabalhos e de busca de resultados, com ou sem a cobrança por parte de terceiros.

  • C.

    O direito estabelecido formalmente de se designar quem deve realizar determinada tarefa.

  • D.

    A autoridade estabelecida pelas funções básicas realizadas.

Uma das principais vantagens da departamentalização territorial ou por localização geográfica é:

  • A.

    Proporcionar a alocação ideal de capital especializado para cada um dos grupos de produtos ou serviços.

  • B.

    Facilitar a coordenação dos resultados esperados de cada grupo de produto ou serviços, pois cada um desses grupos funciona como uma unidade de resultados.

  • C.

    Obter as vantagens econômicas de determinadas operações locais.

  • D.

    Possibilitar o melhor treinamento e capacitação dos profissionais da empresa, pela atuação indireta no território considerado.

Uma das definições atribuídas à departamentalização é:

  • A.

    O agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais.

  • B.

    O modelo de gestão que, a partir da otimização das interações entre acionistas ou cotistas, conselho, auditorias e diretoria executiva, proporciona a adequada sustentação para o aumento da atratividade da empresa no mercado, incrementando o valor da empresa ao longo do tempo.

  • C.

    A técnica que consiste em construir, graficamente, um modelo lógico para o sistema de informações gerenciais, o qual permite que usuários e analistas de sistemas, organização e métodos encontrem a melhor solução, de modo que esta transmita as reais necessidades da empresa.

  • D.

    A representação do conjunto de cargos da empresa com o mesmo nível de autoridade.

A centralização ocorre, normalmente, nas seguintes situações básicas, EXCETO:

  • A.

    Para encorajar o processo decisório dos executivos alocados na média e baixa administração.

  • B.

    Para manter uniformidade de decisões e ações.

  • C.

    Para aumentar o nível de controle das atividades da empresa.

  • D.

    Para manter o nível de integração das atividades da empresa.

Uma das vantagens da descentralização é:

  • A.

    Diminuição acentuada do risco de duplicação de esforços para executar determinadas atividades.

  • B.

    Menor necessidade de controle e de coordenação, reduzindo assim os custos intermediários dos produtos e serviços oferecidos.

  • C.

    Maior facilidade de coordenação de atividades que envolvem alto nível de dependência.

  • D.

    Possibilidade de atendimento mais rápido às necessidades do mercado, da empresa e das unidades organizacionais.

Sobre a estrutura das empresas pode-se afirmar:

  • A.

    Tanto a estrutura formal, quanto a informal, são planejadas e surgem da interação social dos profissionais de uma empresa.

  • B.

    A estrutura formal é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.

  • C.

    A estrutura informal dá ênfase a posições em termos de autoridade e responsabilidades.

  • D.

    A estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que é estabelecida ou requerida pela estrutura formal.

Para o estabelecimento de uma estrutura organizacional considera-se, dentre outros aspectos, a análise de seus componentes, condicionantes, níveis de influencia e níveis de abrangência. Os componentes da estrutura organizacional são:

  • A.

    Hierárquico, tático, operacional.

  • B.

    Hierarquia, corporação e unidade estratégica de negócios (UEN).

  • C.

    Setor de tecnológica, região de abrangência da empresa, departamento administrativo.

  • D.

    Sistema de responsabilidade, sistema das autoridades, sistema de comunicações, sistema de decisão.

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