Questões de Administração da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A coleta de grandes quantidades de dados sem a respectiva transformação em informações úteis a tomada de decisão é inútil. O uso de tecnologia da informação no gerenciamento da informação é essencial neste cenário que apresenta competitividade crescente. Neste sentido são apresentadas as seguintes afirmações:

I. O termo BI (Business Intelligence) é um conceito que se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informação que oferecem suporte a gestão de negócios.

II. Um data warehouse é uma coleção de dados orientada a assunto, integrada, invariante no tempo e volátil que dá suporte ao processo de tomada de decisão gerencial.

III. Um Data Mart (DM) é um Data Warehouse departamental, apresentando um subconjunto do Data Warehouse que satisfaz os requisitos de um certo tema ou atividade do negócio.

 

Assinale a opção apresentada a seguir que liste TODAS as afirmativas corretas citadas anteriormente:

  • A.

    II e III

  • B.

    I, II e III

  • C.

    I e II

  • D.

    I e III

OLAP (On-Line Analytical Processing) é uma categoria de aplicações e tecnologias projetadas para analisar e acessar dados típicos de suporte a decisão. Com relação a estas tecnologias é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Nas soluções OLAP a operação Slice and Dice é utilizada para criar visões dos dados por meio de sua reorganização, de forma que eles possam ser examinados sob diferentes perspectivas.

  • B.

    Através de um processo chamado Drill o usuário pode aumentar (Drill down) ou diminuir (Drill up) o nível de detalhamento dos dados. Por exemplo, se um relatório estiver consolidado por países, fazendo um Drill down, os dados passarão a ser apresentados por Estados, cidades, bairros e assim sucessivamente até o menor nível de detalhamento possível.

  • C.

    Drill down, Roll up, Slice and Dice e Pivot (rotate) são operações OLAP típicas.

  • D.

    Em um ROLAP (Relacional OLAP) os dados são armazenados em bancos de dado orientado a objetos, com a apresentação sendo realizada de maneira unidimensional.

O Balanced ScoreCard (BSC) é um sistema de mensuração de desempenho que mostra o resultado das ações passadas por meio de indicadores financeiros, e os completa com indicadores operacionais. Esses indicadores operacionais estão relacionados a:

  • A.

    Índice de produtividade, processos internos e qualificação gerencial.

  • B.

    Resultados do trabalho em equipe, prazos de execução dos serviços e índice de acidentes de trabalho.

  • C. Índice de rotatividade de pessoal; qualidade e custo do serviço.
  • D.

    Satisfação dos clientes, processos internos e capacidade de aprender e melhorar.

Responsabilidade pode ser definida como:

  • A.

    O dever profissional estabelecido informalmente nos contratos de trabalho.

  • B.

    A atuação profissional de qualidade nos trabalhos e de busca de resultados, com ou sem a cobrança por parte de terceiros.

  • C.

    O direito estabelecido formalmente de se designar quem deve realizar determinada tarefa.

  • D.

    A autoridade estabelecida pelas funções básicas realizadas.

Uma das principais vantagens da departamentalização territorial ou por localização geográfica é:

  • A.

    Proporcionar a alocação ideal de capital especializado para cada um dos grupos de produtos ou serviços.

  • B.

    Facilitar a coordenação dos resultados esperados de cada grupo de produto ou serviços, pois cada um desses grupos funciona como uma unidade de resultados.

  • C.

    Obter as vantagens econômicas de determinadas operações locais.

  • D.

    Possibilitar o melhor treinamento e capacitação dos profissionais da empresa, pela atuação indireta no território considerado.

Uma das definições atribuídas à departamentalização é:

  • A.

    O agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais.

  • B.

    O modelo de gestão que, a partir da otimização das interações entre acionistas ou cotistas, conselho, auditorias e diretoria executiva, proporciona a adequada sustentação para o aumento da atratividade da empresa no mercado, incrementando o valor da empresa ao longo do tempo.

  • C.

    A técnica que consiste em construir, graficamente, um modelo lógico para o sistema de informações gerenciais, o qual permite que usuários e analistas de sistemas, organização e métodos encontrem a melhor solução, de modo que esta transmita as reais necessidades da empresa.

  • D.

    A representação do conjunto de cargos da empresa com o mesmo nível de autoridade.

A centralização ocorre, normalmente, nas seguintes situações básicas, EXCETO:

  • A.

    Para encorajar o processo decisório dos executivos alocados na média e baixa administração.

  • B.

    Para manter uniformidade de decisões e ações.

  • C.

    Para aumentar o nível de controle das atividades da empresa.

  • D.

    Para manter o nível de integração das atividades da empresa.

Uma das vantagens da descentralização é:

  • A.

    Diminuição acentuada do risco de duplicação de esforços para executar determinadas atividades.

  • B.

    Menor necessidade de controle e de coordenação, reduzindo assim os custos intermediários dos produtos e serviços oferecidos.

  • C.

    Maior facilidade de coordenação de atividades que envolvem alto nível de dependência.

  • D.

    Possibilidade de atendimento mais rápido às necessidades do mercado, da empresa e das unidades organizacionais.

Sobre a estrutura das empresas pode-se afirmar:

  • A.

    Tanto a estrutura formal, quanto a informal, são planejadas e surgem da interação social dos profissionais de uma empresa.

  • B.

    A estrutura formal é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.

  • C.

    A estrutura informal dá ênfase a posições em termos de autoridade e responsabilidades.

  • D.

    A estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que é estabelecida ou requerida pela estrutura formal.

Para o estabelecimento de uma estrutura organizacional considera-se, dentre outros aspectos, a análise de seus componentes, condicionantes, níveis de influencia e níveis de abrangência. Os componentes da estrutura organizacional são:

  • A.

    Hierárquico, tático, operacional.

  • B.

    Hierarquia, corporação e unidade estratégica de negócios (UEN).

  • C.

    Setor de tecnológica, região de abrangência da empresa, departamento administrativo.

  • D.

    Sistema de responsabilidade, sistema das autoridades, sistema de comunicações, sistema de decisão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...