Questões de Administração da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

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A teoria geral da administração é o conjunto dos conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. Sobre as teorias administrativas, analise as proposições abaixo.

I. A Teoria dos Sistemas Abertos, de Daniel Katz e Robert Kahn, é estruturada sob uma visão das organizações a partir de uma perspectiva social, apresentando quatro elementoschave: natureza dos sistemas sociais, componentes (comportamento no papel, normas e valores), descrição dos subsistemas (produtivos, de apoio, de manutenção, adaptativos e administrativos) e relacionamento com o ambiente.

II. A Teoria das Contingências pode ser vista como um desenvolvimento da Teoria dos Sistemas, indo a um estágio posterior no relacionamento com o ambiente e com outras variáveis para estruturas específicas de organização, estabelecendo que situações diferentes exigem práticas diferentes, apregoando o uso de teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas, separadamente ou combinadas, para resolver problemas das organizações.

III. Os estudos de Hawthorne, desenvolvidos entre 1924 e 1932, divididos em quatro experiências (os estudos da iluminação, os estudos da sala de teste de montagem de relês, o programa de entrevista e os estudos da sala de observação de montagem de terminais), integram a teoria estruturalista.

IV. A Teoria Administrativa e a Teoria da Burocracia são muito relacionadas. Em alguns aspectos são idênticas. Ambas são largamente dedutivas, veem a organização normalmente como uma entidade abstrata (uma construção mental) e defendem a especialização, um elemento fundamental das organizações formais, como vantagem competitiva.

V. Apesar do Faylorismo e o Taylorismo se apresentarem como duas soluções para o mesmo problema, o da força humana, o primeiro abordou os problemas administrativos, elevandose do posto de trabalho do executor para o nível intermediário da gerência, enquanto o segundo se concentrou nos problemas de interesse da administração geral da empresa, qualquer que fosse a sua natureza, tipo e finalidade.

Estão CORRETAS apenas as proposições que correspondem aos itens

  • A. I e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. IV e V.

As organizações estão passando diariamente por transformações, e essas alterações provocam constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas. Considerando o século XX e as diferentes eras das organizações, analise as proposições a seguir.

I. A industrialização clássica cobriu o período compreendido entre 1900 e 1950. Possuia uma estrutura predominantemente funcional e burocrática, do tipo piramidal, com ênfase nas células administrativas e apresentava um ambiente organizacional previsível, com poucas mudanças e desafios ambientais.

II. A cultura organizacional da industrialização neoclássica (1950 a 1990) era organizada com base na teoria voltada para o passado e para a conservação das tradições e dos valores ao longo do tempo, enfatizando a manutenção do status quo, enquanto a cultura organizacional da era da informação (após 1990) é baseada na teoria com foco no futuro, com ênfase na mudança e na inovação.

III. A era da informação fez com que os processos organizacionais se tornassem mais importantes do que os órgãos que constituem a organização, tornando esta mais fluída, flexível e descentralizada, em face do novo ambiente organizacional configurado, o qual é caracterizado pela mutabilidade decorrente das grandes e intensas mudanças globais.

IV. Na industrialização clássica, as pessoas eram tidas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e regulamentos rígidos de controle, enquanto que na era da informação, as pessoas são caracterizadas pela proatividade, dotadas de inteligência e habilidades, as quais devem ser estimuladas e impulsionadas.

V. Acompanhando a dinâmica das organizações, a concepção sobre a administração dos empregados/funcionários das organizações também passou por um processo evolutivo ao longo do século XX. Na industrialização clássica, era denominada de Administração de Recursos Humanos; já na industrialização neoclássica, era conceituada como Administração de Pessoas e, na Era da Informação, é conhecida como Gestão de Pessoas.

Estão CORRETAS apenas as proposições correspondentes aos itens:

  • A. I, III e V.
  • B. II, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e V.

A cultura organizacional pode desenvolver disfunções definidas como desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais, as quais prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. São exemplos de disfunções da cultura organizacional as que constam nas alternativas abaixo. EXCETO

  • A. a resistência generalizada à necessidade de mudanças internas.
  • B. a dificuldade de entender e processar mudanças ambientais.
  • C. a tendência de utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento aos clientes.
  • D. a facilidade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios.
  • E. o uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos.

O estudo da motivação é um dos temas centrais do enfoque comportamental das pessoas nas organizações. As teorias sobre a motivação que explicam o desempenho das pessoas em situações de trabalho são divididas em dois grupos: teorias de processo e teorias de conteúdo. Acerca dessa temática, analise as proposições abaixo.

I. A teoria da expectativa tem por objetivo explicar a cadeia de causas e efeitos que liga o esforço inicial ao resultado ou recompensa final. Como integrante do grupo das teorias de conteúdo, possui como principais componentes estruturantes o valor dos resultados, a associação entre o desempenho e a recompensa e a associação entre o esforço e o desempenho.

II. O behaviorismo não focaliza especificamente a motivação humana para o trabalho. Mas suas proposições e hipóteses oferecem alguns elementos para a compreensão dos mecanismos que ativam o comportamento humano, especialmente no que diz respeito a políticas de recompensas.

III. A teoria ERG, de Clayton Alderfer, é considerada uma versão revista da teoria das necessidades de Abraham Maslow, pois suas diferenças estão alicerceadas na estruturação de seus princípios. A primeira afirma que as necessidades dos indivíduos são dispostas em uma hierarquia, enquanto a segunda define que as necessidades humanas não são sequenciais, mas simultâneas.

IV. A teoria de processo denominada equidade ou teoria do equilíbrio tem como premissa a ideia de que as pessoas sempre fazem comparações entre seus esforços e recompensas com os esforços e recompensas dos outros, especialmente quando há algum tipo de proximidade, ou seja, as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos.

V. A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg explica como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação, a qual é resultante de duas categorias de fatores: fatores motivacionais, exemplificados através políticas de administração de pessoal e relações pessoais com os colegas de trabalho, e, fatores higiênicos, cujos exemplos são o exercício da responsabilidade e a possibilidade de crescimento.

Estão CORRETAS apenas as proposições correspondentes aos itens

  • A. II e IV;
  • B. II, III e V;
  • C. I, III, IV;
  • D. I, II e IV;
  • E. III e V.

Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas, objetivando o alcance de metas organizacionais por meio da direção dos colaboradores. Sobre os estilos e modelos de liderança, é INCORRETO afirmar que

  • A. a liderança transacional apela aos interesses, especialmente às necessidades primárias, dos subordinados, a partir de uma política de recompensas (materiais e/ou psicológicas), ou ainda, de ameaças, para conseguir a realização das metas.
  • B. a liderança voltada para pessoas compreende a criação de uma clima no qual estas se sintam confortáveis. Quando esse tipo de liderança é levado ao extremo, permite-se a classificação do líder como permissivo ou omisso.
  • C. a liderança orientada para tarefa foca a busca do cumprimento de metas e da superação da concorrência, ou seja, possui muito mais preocupação com as atividades do que com o grupo que a executa.
  • D. a liderança carismática consiste em estabelecer valores e padrões e criar os meios para guiar os esforços coletivos na direção das metas, sendo capaz de incentivar os seguidores a superar seu desempenho passado e seu interesse pessoal, criando um sentido de comprometimento em relação aos objetivos.
  • E. a liderança autocrática concentra o poder de decisão no líder, enquanto que a liderança democrática tem o poder de decisão influenciado pelos integrantes do grupo. Esses estilos são reconhecidos desde a Antiguidade Clássica, assim como suas disfunções: a demagogia e a tirania, respectivamente.

O processo decisório, com vistas à resolução de problemas e ao aproveitamento de oportunidades, tem cinco fases principais. Na fase do diagnóstico, procura-se entender o problema ou oportunidade e identificar suas causas e consequências, e, para tanto, os administradores utilizam de forma sistemática, algumas ferramentas da Gestão de Qualidade para auxiliar a análise da situação, de forma sistemática. Considere a seguinte definição:

Esta se refere ao

  • A. Histograma.
  • B. Diagrama de Ishikawa.
  • C. Ciclo PDCA.
  • D. Plano de Ação 5W2H.
  • E. Gráfico de Pareto.

Gestão de conflitos é a parte de uma organização especializada na administração dos conflitos entre indivíduos, entre estes e grupos internos à organização, entre grupos pertencentes à organização ou entre organizações, através da utilização de técnicas, práticas e processos. Sobre as técnicas de gerenciamento de conflitos, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. A abstenção pode ser uma ótima estratégia quando as partes conflitantes possuem quase o mesmo poder, quando é desejável alcançar uma solução temporária para uma questão complexa, ou quando as pressões do tempo exigem uma solução ágil.
  • B. O acordo consiste na manutenção de relações harmoniosas, mediante a colocação das necessidades e interesses alheios acima das vontades próprias dos indivíduos.
  • C. A colaboração caracteriza-se pela discussão franca e honesta entre as partes, a audição ativa para entender as diferenças e a cuidadosa deliberação sobre uma gama completa de alternativas para encontrar uma solução final, em que todos saiam ganhando.
  • D. A acomodação funciona bem quando se precisa de uma solução rápida sobre questões importantes, quando se devem tomar medidas impopulares ou quando o comprometimento dos demais com a sua proposta de solução não é crucial.
  • E. A imposição é aplicada quando o conflito é trivial ou quando a potencial perturbação provocada por uma ação mais enérgica representar um custo maior que os benefícios da resolução.

Todas as formas de comunicação estão sujeitas a dificuldades que comprometem a transmissão, recepção e interpretação da informação e dos significados, as quais são denominadas de barreiras. Considerando que as barreiras da comunicação podem ocorrer na fonte, no destino ou no próprio processo de comunicação, é INCORRETO afirmar que

  • A. a reação apressada às mensagens, como interrupções na fala do emissor para que o receptor exponha sua história sobre o assunto contido na mensagem, configura-se como uma das dificuldades com o recepção no processo de comunicação.
  • B. o feedback é um dispositivo que funciona automaticamente em qualquer sistema de comunicação, sem a necessidade de ser previsto e implementado pelos comunicadores.
  • C. a falta de disposição para falar, a incorreção da linguagem e o uso de codificação incorreta são exemplos de dificuldades com o transmissor no processo de comunicação organizacional.
  • D. quando duas pessoas de diferentes níveis de escolaridade, mas que falam o mesmo idioma, lotadas em um mesmo setor, não conseguem conversar sobre um determinado processo, há uma dificuldade de comunicação a respeito deste, causada pela falta de um sistema comum de codificação.
  • E. a sobrecarga, uma das barreiras à comunicação promovida pelo emissor, ocorre quando há uma criação exagerada de informações para os destinatários, fazendo com que as mesmas não sejam processadas adequadamente pelos receptores.

Um sistema de informações gerenciais (SIG) é utilizado para prover regularmente a administração das informações de que necessita para a tomada de decisões. Considerando as fases de evolução do SIG moderno, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. O processo evolutivo do SIG moderno iniciou-se em meados da década de 60, refletindo mudanças extraordinárias. No entanto, até a presente década, este não alcançou seu potencial pleno como uma sistema integrado e coordenado de informações.
  • B. A quarta fase do processo evolutivo do SIG, denominada de redes interativas móveis, desenvolveu-se a partir de 1996, mediante a conexão dos usuários finais por meio de comunicadores pessoais portáteis que, do tamanho de uma palma da mão, combinam as funções de telefone, fax e computadores em um único disposito inteiramente portátil.
  • C. A segunda fase do desenvolvimento do SIG, denominada de redes interativas de localização fixa, teve como ênfase a criação e a implementação de mecanismos para conectar os usuários finais, onde o computador de um gerente, por exemplo, pode se comunicar com outros computadores por meio de uma rede interativa.
  • D. A primeira fase evolutiva do SIG, denominada de processamento de dados aplicado à Administração, iniciou-se a partir de 1965 e não foi caracterizada por dificuldades para os administradores em acessarem as informações dos sistemas centralizados de atividades administrativas e contábeis, pois não havia controles de informações por parte de especialistas de SIG.
  • E. Na terceira fase da evolução do SIG, intitulada de computação descentralizada no usuário final, os computadores pessoais passaram a predominar e os departamentos de sistemas de dados evoluíram para centros de apoio de informações, fazendo com que os administradores assumissem a responsabilidade pelo controle das informações.

Henry Mintzberg, ao analisar a literatura sobre o pensamento estratégico, constatou algumas variações de conteúdo e de abordagem, as quais foram reunidas em três grupos: de natureza prescritiva, de natureza descritiva e de configuração, formalizando as chamadas dez escolas do planejamento estratégico. Relacione a primeira coluna, composta por algumas escolas do planejamento estratégico, com a segunda coluna, nas quais são evidenciados os respectivos pensamentos estratégicos de cada uma.

Assinale a alternativa correspondente à sequência numérica que preenche CORRETAMENTE a segunda coluna.

  • A. 4, 6, 2, 5, 3, 1
  • B. 5, 1, 5, 2, 3, 6
  • C. 3, 6, 2, 5, 4, 1.
  • D. 4, 6, 1, 3, 5, 2.
  • E. 3, 1, 5, 2, 4, 6.
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