Questões de Administração da MAKIYAMA

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Marque a alternativa que contém os 5 objetivos de desempenho da Produção, corretamente.

  • A.

    Preço, desempenho, custo, rapidez e fornecimento.

  • B.

    Quantidade, planejamento, flexibilidade, parcerias e manutenção.

  • C.

    Fornecimento, preço, manutenção, velocidade e customização.

  • D.

    Qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.

  • E.

    Rapidez, qualidade, planejamento, fornecimento e desempenho.

Das características listadas abaixo, escolha a única que não se refere ao MRP.

  • A.

    O MRP é geralmente usado como um sistema empurrado.

  • B.

    Os sistemas MRP normalmente requerem uma organização complexa, centralizada e computadorizada.

  • C.

    O MRP é excelente em controle e fraco em planejamento.

  • D.

    O MRP é altamente dependente da acurácia dos dados derivados das listas de materiais, registro de estoques, etc.

  • E.

    Os sistemas MRP assumem um ambiente da produção fixo, utilizando lead times fixos para calcular quando cada material deve chegar ao próximo centro de trabalho.

Qual das alternativas abaixo NÃO é considerada como entrada do MRP?

  • A.

    MPS - Programa mestre da produção

  • B.

    Listas de materiais.

  • C.

    Registro de estoque.

  • D.

    Planos de materiais

  • E.

    Nenhuma das alternativas acima.

Após um período de crise, a indústria de confecções VestMais, realizou uma reunião para tomar algumas providências. O gerente de produção argumentou que para a empresa sair da crise era necessário que se aumentassem os lucros, produzindo mais, através de métodos e instrumentos-padrão e da cooperação obrigatória dos colaboradores. Já o gerente de marketing focou seu discurso na necessidade de acompanhar as tendências de moda em diversos países para que a empresa pudesse visualizar oportunidades e melhorar sua competitividade.

A partir do posicionamento do gerente de produção e do gerente de marketing, concluímos que seus argumentos embasam-se, respectivamente:

  • A.

    Na Teoria Comportamental da Administração e na Abordagem Humanística da Organização.

  • B.

    Na abordagem Humanística da Organização e nos princípios da Administração Científica.

  • C.

    No modelo burocrático de organização e nos princípios da Administração Científica.

  • D.

    Nos princípios da Teoria Contingencial e no modelo burocrático de organização.

  • E.

    Nos princípios da Administração Científica e na Teoria Sistêmica.

O ENUNCIADO A SEGUIR DIZ RESPEITO ÀS QUESTÕES 33, 34 E 35.

Um administrador do departamento de Gestão de Materiais da empresa Produção e Cia está realizando um estudo simplificado para fazer uma estimativa sobre o quanto pedir de um produto utilizado no processo da empresa. A demanda do último ano foi de 30.000 unidades. A empresa fornecedora entrega lotes de 150 unidades apenas. Os custos envolvidos são:

 Custo de capital empatado: R$ 1,8 por item por mês;

 Custo de armazenagem: R$ 2 por item por mês;

 Custo de colocação do pedido: R$ 20 por pedido;

 Custos de desconto no preço: R$ 1,6 por pedido;

 Custo do risco de obsolescência: R$ 1,4 por item por mês.

Calcule o custo de manutenção do enunciado acima.

  • A.

    2.000/mês.

  • B.

    2.200/mês

  • C.

    2.300/mês.

  • D.

    2.400/mês

  • E.

    2.500/mês

O ENUNCIADO A SEGUIR DIZ RESPEITO ÀS QUESTÕES 33, 34 E 35.

Um administrador do departamento de Gestão de Materiais da empresa Produção e Cia está realizando um estudo simplificado para fazer uma estimativa sobre o quanto pedir de um produto utilizado no processo da empresa. A demanda do último ano foi de 30.000 unidades. A empresa fornecedora entrega lotes de 150 unidades apenas. Os custos envolvidos são:

 Custo de capital empatado: R$ 1,8 por item por mês;

 Custo de armazenagem: R$ 2 por item por mês;

 Custo de colocação do pedido: R$ 20 por pedido;

 Custos de desconto no preço: R$ 1,6 por pedido;

 Custo do risco de obsolescência: R$ 1,4 por item por mês.

Calcule o LEC para um mês. Qual o custo total com o LEC?

  • A.

    145 unidades e Custo total = 749,39.

  • B.

    155 unidades e Custo total = 849,39.

  • C.

    135 unidades e Custo total = 649,39.

  • D.

    165 unidades e Custo total = 949,39.

  • E.

    Nenhuma das alternativas acima.

O ENUNCIADO A SEGUIR DIZ RESPEITO ÀS QUESTÕES 33, 34 E 35.

Um administrador do departamento de Gestão de Materiais da empresa Produção e Cia está realizando um estudo simplificado para fazer uma estimativa sobre o quanto pedir de um produto utilizado no processo da empresa. A demanda do último ano foi de 30.000 unidades. A empresa fornecedora entrega lotes de 150 unidades apenas. Os custos envolvidos são:

 Custo de capital empatado: R$ 1,8 por item por mês;

 Custo de armazenagem: R$ 2 por item por mês;

 Custo de colocação do pedido: R$ 20 por pedido;

 Custos de desconto no preço: R$ 1,6 por pedido;

 Custo do risco de obsolescência: R$ 1,4 por item por mês.

Calcule o custo total para um pedido de 100, 150 e 300 unidades.

  • A.

    Custo Total 100 = R$ 800,00; Custo Total 150 = R$ 750,00 e Custo Total 300 = R$ 960,00.

  • B.

    Custo Total 100 = R$ 600,00; Custo Total 150 = R$ 850,00 e Custo Total 300 = R$ 760,00.

  • C.

    Custo Total 100 = R$ 900,00; Custo Total 150 = R$ 650,00 e Custo Total 300 = R$ 860,00.

  • D.

    Custo Total 100 = R$ 700,00; Custo Total 150 = R$ 550,00 e Custo Total 300 = R$ 660,00.

  • E.

    Nenhuma das alternativas acima.

A diversificação não é uma alternativa para:

  • A.

    Viabilizar o crescimento da empresa, superando limites dos mercados concorrentes.

  • B.

    Sustentar suas posições frente a outras empresas.

  • C.

    Ampliar o potencial de acumulação que influencia o crescimento empresarial.

  • D.

    Investir em novas capacidades.

  • E.

    Evitar a concorrência desleal.

Com base no exposto, que tipo de estrutura as organizações precisam para sobreviver nesse ambiente?

  • A.

    Fordista.

  • B.

    Taylorista.

  • C.

    Burocrática.

  • D.

    Flexível.

  • E.

    Mecanicista.

Como gerente de uma indústria de produtos de higiene pessoal que se prepara para entrar no mercado internacional, você prepara uma reunião com seu grupo para elaborar o planejamento da organização. Durante a análise de fortalezas e fraquezas, oportunidades e ameaças (FOFA ou SWOT) alguns pontos foram levantados de acordo com os itens abaixo:

I. Política nacional de incentivo às exportações.

II. Aumento da inflação.

III. Escassez de matérias-primas.

IV. Embargo a produtos brasileiros.

V. Greve dos funcionários da empresa.

VI. Capacidade de aumento do parque fabril para atender a demanda externa.

VII. Capacidade de desenvolvimento de produtos inovadores.

Qual desses pontos corresponde às oportunidades que a empresa pode aproveitar?

  • A.

    Apenas os itens I e II

  • B.

    Apenas os itens VII e IV

  • C.

    Apenas os itens III

  • D.

    Apenas os itens V e VI

  • E.

    Apenas o item I

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