Questões de Administração da MSConcursos

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Quando as organizações são bem sucedidas, elas tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio etc. E consequentemente provocando aumento do número de pessoas, bem como a necessidade de intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio. Com tudo isso, assegura-se que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia. E as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional, pois elas passam a constituir

  • A. a competência básica da organização, a sua principal desvantagem competitiva em um mundo globalizado, estável e de baixa concorrência.
  • B. a principal estratégia das empresas, pois em um mundo com características fechadas, onde a comunicação não flui entre as pessoas, o que mais prevalece são as atividades de exploração mineral.
  • C. a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial.
  • D. a competência extrajudicial da organização, em sua mais profunda atuação no mercado exterior e sem relações globalizadas.

É sabido que a Teoria da Burocracia está relacionada com a estrutura organizacional das organizações. Neste sentido, pode-se afirmar que é uma peculiaridade da Teoria da Burocracia exceto o que se expressa somente na alternativa:

  • A. Adoção de rotinas e procedimentos para substituir decisões individuais.
  • B. Profissionalização das pessoas.
  • C. Impessoalidade no relacionamento entre pessoas.
  • D. Resistência à meritocracia, com ênfase ao tratamento igualitário, independente da competência técnica.

O recrutamento de pessoas é uma ferramenta fundamental no contexto empresarial atual. Corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos para abastecer o seu processo seletivo. Sendo assim, sobre recrutamento de pessoas, é incorreto o que se expressa somente na alternativa:

  • A. É um conjunto de atividades desenhadas para atrair candidatos qualificados para uma organização.
  • B. É um conjunto de procedimentos que visa escolher o melhor candidato para o cargo.
  • C. É o conjunto de políticas e ações destinadas a atrair e agregar talentos à organização para proporcionar as competências necessárias ao seu sucesso.
  • D. É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

É fato que a análise de cargos é de grande relevância para a gestão organizacional. A análise é feita a partir da descrição do cargo. Nesse sentido, sobre análise de cargos, é incorreto o que se expressa somente na alternativa:

  • A. É uma definição escrita do que o ocupante do cargo faz, como faz e por que faz.
  • B. É uma informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa para desempenhar o cargo adequadamente.
  • C. É um processo sistemático de coletar informação, utilizado para tomar decisões a respeito de cargos.
  • D. É o procedimento para determinar os requisitos de deveres e responsabilidade de um cargo e o tipo de pessoa que deverá preenchê-lo.

A compreensão da cognição humana é um fator preponderante na gestão organizacional. A cognição constitui o filtro pessoal por meio do qual cada pessoa vê a si mesma e sente e percebe o mundo que existe ao seu redor. Nesse sentido, sobre a cognição humana, é incorreto o que se expressa somente na alternativa:

  • A. É a maneira pela qual uma pessoa percebe e interpreta a si própria ou seu meio externo.
  • B. É a forma pela qual a sociedade absorve a informação a respeito de uma pessoa especificamente.
  • C. O comportamento das pessoas está mais baseado em suas percepções pessoais e subjetivas do que em fatos objetivos e concretos que existem na realidade.
  • D. As pessoas se comportam não em relação à realidade propriamente dita, mas de acordo com a maneira pela qual a percebem e a sentem conforme suas cognições pessoais.

É fato que o contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As organizações dependem das pessoas para funcionar e alcançar o sucesso. Sob este enfoque, sobre gestão de pessoas, é incorreto o que se expressa somente na alternativa:

  • A. É o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores, no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.
  • B. É a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado de processos e cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.
  • C. É um conjunto de decisões integradas que trata exclusivamente sobre o aspecto legal das relações de trabalho entre empresa e funcionário.
  • D. É uma área extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

Assinale a alternativa que NÃO representa um indicador econômico utilizado na administração financeira:

  • A.

    Capital de giro.

  • B.

    Fluxo de caixa.

  • C.

    Pirâmide de Maslow.

  • D.

    Ponto de Equilíbrio.

  • E.

    Liquidez.

Julgue os itens abaixo relativos à administração de materiais e patrimônio, e, assinale a alternativa CORRETA:

I – A natureza, o capital, o trabalho e a empresa são fatores de produção.

II – Padronização e Normalização pode ser considerado como um subsistema de apoio ao qual cabe a obtenção de menor número de variedades existentes de determinado tipo de material, por meio de unificação e especificação dos mesmos, propondo medidas de redução de estoques.

III – Uma das responsabilidades da administração de materiais e patrimônio é o controle de estoque.

  • A.

    Apenas as alternativas I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas as alternativas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas as alternativas II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas a alternativa II está correta.

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

A liderança é uma questão de influência no comportamento. Na Organização Alfa, José procurou imitar Pedro, que é seu chefe, na tentativa de igualarse ou ultrapassálo, ou pelo menos, chegar a ficar quase igual a ele. O que José tentou é conhecido como:

  • A.

    Emulação.

  • B.

    Sugestão.

  • C.

    Persuasão.

  • D.

    Coação.

  • E.

    Coerção.

Uma das responsabilidades gerenciais na organização é monitorar o trabalho de cada funcionário e da equipe como um todo para comparar o resultado alcançado do esperado. Essa responsabilidade é conhecida como:

  • A.

    Eficiência.

  • B.

    Treinamento.

  • C.

    Eficácia.

  • D.

    Avaliação de Desempenho.

  • E.

    Liderança.

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