Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Na construção de uma organização orientada para a competitividade por meio do conhecimento, a primeira etapa a ser cumprida é:

  • A.

    a facilitação da inovação por meio da contratação de diferentes perfis de empregados;

  • B.

    a criação e mobilização de equipes orientadas para a geração de novos insights para a organização;

  • C.

    treinamento e desenvolvimento do atual quadro, de maneira a criar competências para criar e utilizar o conhecimento;

  • D.

    o registro das melhores práticas existentes na organização para possibilitar posterior utilização por diversos setores;

  • E.

    a alavancagem das fontes de competência por meio de iniciativas que facilitem a circulação de informações.

Vários são os métodos para lidar com a resistência à mudança. Um deles, nem sempre bem visto, mas apresentando diversos casos de sucesso é a coerção implícita e/ou explícita. Este método é indicado quando:

  • A.

    as pessoas resistem porque estão com problemas de ajustamento às mudanças;

  • B.

    há grupos que perderão algo com a mudança, mas ainda contam com poder de resistência.

  • C.

    todos os demais métodos forem muito mais caros e sua probabilidade de sucesso é igual ou inferior à coerção

  • D.

    a urgência de mudança é grande e os líderes têm poder considerável;

  • E. os líderes não dispõem de todas as informações para poder negociar com os vários grupos.

Poucas organizações têm assumido um compromisso em fornecer formação contínua a seu quadro de pessoal, e tampouco os funcionários assumem voluntariamente a iniciativa de buscar oportunidades de treinamento. Cabe a cada gerente decidir quando surge essa necessidade de treinamento. Os sinais que apontam que um funcionário está necessitando de treinamento podem ocorrer na seguinte circunstância:

  • A.

    diminuição das responsabilidades do cargo no qual ele desempenha sua função;

  • B.

    diminuição do interesse do funcionário em aprimorar seus conhecimentos no cargo;

  • C.

    diminuição das violações nas normas de segurança ou nos acidentes de trabalho;

  • D.

    introdução de questionamentos não frequentes ligadas a atividades desempenhadas por ele;

  • E. introdução de novos equipamentos ou processos que possam afetar o seu cargo.

Uma das abordagens mais populares do marketing é aquela que o considera como um processo de decisões gerenciais – a administração de marketing. Para suporte à decisão empresarial de Marketing, são necessários dados e informações que podem ser obtidos por meio dos processos de pesquisa de Marketing e pelos Sistemas de Informações de Marketing e Sistemas de Suporte às Decisões [de Marketing]. Uma das diferenças entre os Sistemas de Informação de Marketing e os Sistemas de Suporte às Decisões [de Marketing] é que no segundo:

  • A.

    há uma clara focalização nas responsabilidades, estilos e necessidades de informação de cada decisor;

  • B.

    há melhorias significativas na qualidade das decisões em função do esclarecimento do significado dos dados brutos;

  • C.

    são utilizadas redes de comunicação para acesso priorizado aos bancos de dados;

  • D.

    há maior adaptabilidade às mudanças no ambiente por ser aplicável a problemas não estruturados;

  • E.

    é possível trabalhar volumes de dados significativamente maiores que no primeiro.

Dentre as diversas características da Comunicação Integrada de Marketing, podem ser citadas:

  • A.

    a utilização dos compostos de produto, preço, praça e promoção;

  • B.

    a consideração sobre as necessidades dos clientes, sobre o comportamento de compra e o estudo da concorrência e do consumo;

  • C.

    a utilização da propaganda, da promoção de vendas, do marketing direto e da venda pessoal;

  • D.

    o foco no cliente, no concorrente, na rentabilidade no longo prazo e no trabalho interfuncional;

  • E. a influência sobre o comportamento, a busca pela sinergia entre todos os elementos de comunicação e a contribuição na construção de relacionamentos.

Apesar de similares, os processos de Auditoria de Marketing e de Análise da Situação (ou do Ambiente) apresentam diferenças importantes. Dentre os diversos aspectos que permitem distinguir o primeiro (Auditoria) do segundo (Análise) pode-se citar:

  • A.

    a abrangência – mais restrita no primeiro que no segundo;

  • B.

    a frequência – menor no primeiro que no segundo;

  • C.

    o grau de personalização – maior no primeiro que no segundo;

  • D.

    a ocorrência – rotineira no primeiro e eventual no segundo;

  • E.

    a profundidade da análise – maior no primeiro que no segundo.

Araujo entende que o estudo de layout tem a sua importância amplificada quando tratamos da gestão de processos. O layout pode gerar maior ou menor motivação e maior ou menor eficiência e eficácia no trabalho. O estudo de layout não pode, nem deve, estar apenas relacionado ao fluxo de pessoas e papéis. Portanto, no fluxo de pessoas e papéis tem de estar presente, entre outras, o seguinte fator:

  • A.

    melhor arranjo físico possível;

  • B.

    modo de atender a desejos pessoais;

  • C.

    modo de acomodar demanda;

  • D.

    arranjo produtivo;

  • E.

    acervo de mobiliários.

No Dicionário de Administração de Lacombe (2004) o comportamento organizacional é definido como um campo de estudo sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, que visa:

  • A.

    prever, explicar e excluir os comportamentos das pessoas indesejadas;

  • B.

    modelar, alterar e reajustar os comportamentos das pessoas indesejadas;

  • C.

    compreender, explicar e alterar os comportamentos das pessoas;

  • D.

    prever, identificar e readaptar os comportamentos das pessoas;

  • E.

    compreender, prever e explicar os comportamentos das pessoas.

No mundo contemporâneo, a questão da turbulência nos ambientes tem sido objeto de acaloradas discussões entre praticantes e acadêmicos na área de Administração. Para alguns, nos dias de hoje seria impossível considerar uma organização sob o ponto de vista interno – o ambiente, e mais precisamente, as mudanças ambientais é que determinariam a configuração organizacional mais adequada para uma dada organização. A Teoria de Administração mais ajustada a este aspecto é a:

  • A.

    de Sistemas;

  • B.

    Estruturalista;

  • C.

    da Contingência;

  • D.

    Pós-Moderna;

  • E.

    Ecológica

Para que exista um controle integrado de mudanças em um projeto, é necessário:

  • A.

    desestimular mudanças propostas pela equipe responsável pela implementação do projeto;

  • B.

    impedir, sempre que possível, mudanças propostas pelo cliente que redundem em aumento de prazo e/ou custo;

  • C.

    haver um conjunto de padrões de desempenho do projeto exeqüível;

  • D.

    haver um processo de avaliação das mudanças baseado em procedimentos explícitos;

  • E.

    estabelecer planos contingenciais para as possibilidades de ocorrência alta ou média.

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