Lista completa de Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na construção de uma organização orientada para a competitividade por meio do conhecimento, a primeira etapa a ser cumprida é:
a facilitação da inovação por meio da contratação de diferentes perfis de empregados;
a criação e mobilização de equipes orientadas para a geração de novos insights para a organização;
treinamento e desenvolvimento do atual quadro, de maneira a criar competências para criar e utilizar o conhecimento;
o registro das melhores práticas existentes na organização para possibilitar posterior utilização por diversos setores;
a alavancagem das fontes de competência por meio de iniciativas que facilitem a circulação de informações.
Vários são os métodos para lidar com a resistência à mudança. Um deles, nem sempre bem visto, mas apresentando diversos casos de sucesso é a coerção implícita e/ou explícita. Este método é indicado quando:
as pessoas resistem porque estão com problemas de ajustamento às mudanças;
há grupos que perderão algo com a mudança, mas ainda contam com poder de resistência.
todos os demais métodos forem muito mais caros e sua probabilidade de sucesso é igual ou inferior à coerção
a urgência de mudança é grande e os líderes têm poder considerável;
Poucas organizações têm assumido um compromisso em fornecer formação contínua a seu quadro de pessoal, e tampouco os funcionários assumem voluntariamente a iniciativa de buscar oportunidades de treinamento. Cabe a cada gerente decidir quando surge essa necessidade de treinamento. Os sinais que apontam que um funcionário está necessitando de treinamento podem ocorrer na seguinte circunstância:
diminuição das responsabilidades do cargo no qual ele desempenha sua função;
diminuição do interesse do funcionário em aprimorar seus conhecimentos no cargo;
diminuição das violações nas normas de segurança ou nos acidentes de trabalho;
introdução de questionamentos não frequentes ligadas a atividades desempenhadas por ele;
Uma das abordagens mais populares do marketing é aquela que o considera como um processo de decisões gerenciais a administração de marketing. Para suporte à decisão empresarial de Marketing, são necessários dados e informações que podem ser obtidos por meio dos processos de pesquisa de Marketing e pelos Sistemas de Informações de Marketing e Sistemas de Suporte às Decisões [de Marketing]. Uma das diferenças entre os Sistemas de Informação de Marketing e os Sistemas de Suporte às Decisões [de Marketing] é que no segundo:
há uma clara focalização nas responsabilidades, estilos e necessidades de informação de cada decisor;
há melhorias significativas na qualidade das decisões em função do esclarecimento do significado dos dados brutos;
são utilizadas redes de comunicação para acesso priorizado aos bancos de dados;
há maior adaptabilidade às mudanças no ambiente por ser aplicável a problemas não estruturados;
é possível trabalhar volumes de dados significativamente maiores que no primeiro.
Dentre as diversas características da Comunicação Integrada de Marketing, podem ser citadas:
a utilização dos compostos de produto, preço, praça e promoção;
a consideração sobre as necessidades dos clientes, sobre o comportamento de compra e o estudo da concorrência e do consumo;
a utilização da propaganda, da promoção de vendas, do marketing direto e da venda pessoal;
o foco no cliente, no concorrente, na rentabilidade no longo prazo e no trabalho interfuncional;
Apesar de similares, os processos de Auditoria de Marketing e de Análise da Situação (ou do Ambiente) apresentam diferenças importantes. Dentre os diversos aspectos que permitem distinguir o primeiro (Auditoria) do segundo (Análise) pode-se citar:
a abrangência mais restrita no primeiro que no segundo;
a frequência menor no primeiro que no segundo;
o grau de personalização maior no primeiro que no segundo;
a ocorrência rotineira no primeiro e eventual no segundo;
a profundidade da análise maior no primeiro que no segundo.
Administração - Análise da Distribuição do Trabalho - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009
Araujo entende que o estudo de layout tem a sua importância amplificada quando tratamos da gestão de processos. O layout pode gerar maior ou menor motivação e maior ou menor eficiência e eficácia no trabalho. O estudo de layout não pode, nem deve, estar apenas relacionado ao fluxo de pessoas e papéis. Portanto, no fluxo de pessoas e papéis tem de estar presente, entre outras, o seguinte fator:
melhor arranjo físico possível;
modo de atender a desejos pessoais;
modo de acomodar demanda;
arranjo produtivo;
acervo de mobiliários.
No Dicionário de Administração de Lacombe (2004) o comportamento organizacional é definido como um campo de estudo sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, que visa:
prever, explicar e excluir os comportamentos das pessoas indesejadas;
modelar, alterar e reajustar os comportamentos das pessoas indesejadas;
compreender, explicar e alterar os comportamentos das pessoas;
prever, identificar e readaptar os comportamentos das pessoas;
compreender, prever e explicar os comportamentos das pessoas.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009
No mundo contemporâneo, a questão da turbulência nos ambientes tem sido objeto de acaloradas discussões entre praticantes e acadêmicos na área de Administração. Para alguns, nos dias de hoje seria impossível considerar uma organização sob o ponto de vista interno o ambiente, e mais precisamente, as mudanças ambientais é que determinariam a configuração organizacional mais adequada para uma dada organização. A Teoria de Administração mais ajustada a este aspecto é a:
de Sistemas;
Estruturalista;
da Contingência;
Pós-Moderna;
Ecológica
Para que exista um controle integrado de mudanças em um projeto, é necessário:
desestimular mudanças propostas pela equipe responsável pela implementação do projeto;
impedir, sempre que possível, mudanças propostas pelo cliente que redundem em aumento de prazo e/ou custo;
haver um conjunto de padrões de desempenho do projeto exeqüível;
haver um processo de avaliação das mudanças baseado em procedimentos explícitos;
estabelecer planos contingenciais para as possibilidades de ocorrência alta ou média.
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