Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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No final da década de 60 do século passado, no ensino e na prática da administração Robert L. Kahn e Daniel Katz desenvolveram um estudo que mudou a forma de se entender as organizações. O estudo de ambos ficou conhecido como:

  • A.

    arquitetura organizacional;

  • B.

    estruturalismo;

  • C.

    abordagem contingencial;

  • D.

    aprendizagem organizacional;

  • E.

    abordagem dos sistemas abertos.

No contexto organizacional contemporâneo, o capital financeiro está cedendo lugar ao capital intelectual que está transformando o mundo dos negócios. Isto significa que o conhecimento que as pessoas possuem sobre produtos, serviços, clientes e técnicas deve ser monitorado.

Marque a alternativa que não se refere a um item de um sistema de avaliação de ativos intangíveis:

  • A.

    foco humano através do índice de rotatividade de pessoal;

  • B.

    foco no cliente através do número de contas e clientes perdidos;

  • C.

    foco no desenvolvimento através do índice de clima organizacional;

  • D.

    foco na renovação através das despesas de marketing por cliente;

  • E.

    foco no lucro operacional através dos índices das ações no mercado.

Uma das competências que o profissional de Recursos Humanos deve ter para o planejamento de programas de treinamento é a habilidade de disseminar valores, como o da cooperação.

A técnica de desenvolvimento organizacional, tipo desenvolvimento de equipes, tem as seguintes características:

  • A.

    reune grupos chamados T-Groups (grupos de treinamento) que são treinados para aumentar a capacidade quanto às suas habilidades de relacionamento interpessoal; seu nível de intervenção é intrapessoal;

  • B.

    envolve uma modificação comportamental na qual funcionários de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um líder e criticam-se mutuamente; implica no envolvimento com a filosofia, as políticas e a missão da organização;

  • C.

    visa ao autodiagnóstico das relações interpessoais e concentra-se nos estilos e conteúdos das comunicações; seu objetivo é identificar hábitos destrutivos de comunicação;

  • D.

    envolve uma retroinformação a respeito da mudança alcançada em um setor; parte do princípio de que o indivíduo que recebe maior quantidade de dados terá maior criatividade;

  • E.

    consiste em uma investigação sistemática e conjunta sobre certo problema gerencial; é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização.

Na sociedade do conhecimento, o capital intelectual é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual.

As quatro etapas de um processo de treinamento sistemático e contínuo, são:

  • A.

    definição da missão, escolha dos objetivos pelas equipes, reforço e alinhamento organizacional para melhoria;

  • B.

    criação de um sentimento de mudança, implementação da mudança, estabilização da mudança e avaliação da mudança;

  • C.

    levantamento das necessidades, elaboração do programa, implementação e avaliação;

  • D.

    análise organizacional, análise dos recursos humanos, análise dos cargos e análise do treinamento;

  • E.

    motivação do time de trabalho, retroação, aplicação da filosofia adotada e avaliação dos resultados.

  • A.

    I-t, II-v, III-w, IV-x, V-y e VI-z;

  • B.

    I-y, II-x, III-w, IV-z, V-v e VI-t;

  • C.

    I-x, II-y, III-z, IV-t, V-v e VI-w;

  • D.

    I-w, II-y, III-v, IV-t, V-z e VI-x;

  • E.

    I-z, II-y, III-x, IV-w, V-v e VI-t.

Em tempos de transformação e instabilidade, a avaliação de desempenho pode ser considerada um dos mais importantes instrumentos de que dispõe a administração de uma empresa para analisar sua força de trabalho e prever posicionamentos futuros.

Sobre a avaliação de desempenho, considerando as tendências atuais, avalie as afirmativas a seguir:

I- A ferramenta mais atual é a “avaliação 360 graus”, por meio de feedback em rede.

II- Na avaliação participativa por objetivos (APPO), os objetivos são formulados entre subordinados e seu gerente.

III- A avaliação de desempenho deve ser de responsabilidade e centralizada no setor de RH, a partir das informações passadas das pessoas com cada gerente.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I e II estão corretas;

  • B.

    se somente a afirmativa I está correta;

  • C.

    se somente as afirmativas II e III estão corretas;

  • D.

    se todas as afirmativas estão corretas;

  • E.

    se somente as afirmativas I e III estão corretas.

Os padrões reais de comunicação nas organizações são mais complexos e mais sutis que os representados nos organogramas. Tanto a estrutura formal como a informal podem moldar ou limitar os padrões de comunicação.

A partir do texto acima, avalie as afirmativas:

I - As necessidades e as influências culturais e sociais das pessoas interagem para determinar quais informações são importantes.

II - Redes de comunicação descentralizadas ou completamente conectadas são mais eficientes para as tarefas de grande complexidade.

III - O padrão de comunicação denominado roda é eficiente para tarefas simples, mas a satisfação dos membros tende a ser baixa.

IV - Nas redes informais de comunicação a tendência é acreditar em algumas pessoas com mais credibilidade e status que outras.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I, II e III estão corretas;

  • B.

    se somente a afirmativa II está correta;

  • C.

    se somente as afirmativas III e IV estão corretas;

  • D.

    se todas as afirmativas estão corretas;

  • E.

    se somente as afirmativas I e III estão corretas.

O presidente do Conselho Deliberativo do Instituto ETHOS afirma que Responsabilidade Social é um diferencial de mercado das empresas.

Responsabilidade Social refere-se às ações que:

  • A.

    são desenvolvidas por uma empresa para aprimorar as relações interpessoais entre seus membros;

  • B.

    mantêm um compromisso com a preservação do ambiente com uma postura de integração social;

  • C.

    visem à qualidade do produto oferecido à sociedade;

  • D.

    contribuem para um elevado padrão ético no relacionamento com os clientes;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

A questão da responsabilidade social é inerente à sociedade de organizações. Muitas empresas estão publicando espontaneamente seus balanços sociais colocando em evidência a responsabilidade social.

Sobre o Balanço Social é correto afirmar que:

  • A.

    é o processo que guia a atividade para um fim desejado, reduzindo custos e melhorando o fluxo do trabalho;

  • B.

    é uma técnica desenvolvida para o autocontrole e a autodisciplina ao invés do controle externo ou da disciplina imposta pela força;

  • C.

    é uma pesquisa para avaliar produtos, serviços e processos sociais que são reconhecidos como líderes empresariais;

  • D.

    é uma técnica de controle global utilizada para medir o sucesso absoluto ou relativo da organização;

  • E.

    é o documento que avalia a situação da empresa no domínio social, registrando realizações no campo da educação, cultura e qualidade de vida.

  • A.

    somente I e II;

  • B.

    somente II;

  • C.

    somente III e IV;

  • D.

    somente II e III;

  • E.

    I, II, III e IV.

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