Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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A seleção busca avaliar candidatos que serão bem sucedidos se contratados. O sucesso, nesse caso, significa desempenhar bem segundo os critérios que a administração utiliza para avaliar seu pessoal. O processo de seleção deve ser capaz de:

  • A.

    supor;

  • B.

    julgar;

  • C.

    prever;

  • D.

    investigar;

  • E.

    informar.

Após serem avaliadas tanto as capacidades correntes como as necessidades futuras, a administração tem condições de estimar as carências – tanto em número como em tipo – e destacar áreas para as quais a organização terá de alocar mais pessoal. Se os gerentes descobrem que estão com escassez de pessoal, precisam começar a procurar capacitados para preencher as vagas. O processo de localizar, identificar e atrair candidatos qualificados denomina-se:

  • A.

    planejamento

  • B.

    recrutamento;

  • C.

    treinamento;

  • D.

    desenvolvimento;

  • E. remanejamento.

Hoje se exige de um Administrador que ele tenha iniciativa, que assuma riscos. Frequentemente o empregado é chamado de Colaborador, até em função dessa mudança na relação, na qual o empregado deixa de ser um mero realizador de tarefas, transformando-se em um contribuinte ativo no relacionamento com a organização. Sob um prisma de contratos psicológicos, nem sempre essa nova relação pode ser considerada um contrato cooperativo porque:

  • A.

    envolve recompensas em dinheiro, não consideradas nesse tipo de contrato;

  • B.

    são aplicáveis somente a Organizações Governamentais e Não-Governamentais;

  • C.

    impede o estabelecimento de outros tipos de contrato necessários a outros tipos de organizações;

  • D.

    a assunção de responsabilidades é um dos requisitos desse tipo de contrato, mas nem todos a desejam;

  • E.

    a assunção de responsabilidades é um dos requisitos desse tipo de contrato, mas nem todos a desejam;

A conhecida escola clássica de administração tem em Frederick Winslow Taylor um dos seus inspiradores. Outro precursor que se destacou nessa escola foi:

  • A.

    Amitai Etzioni;

  • B.

    Peter Drucker;

  • C.

    Henri Fayol;

  • D.

    Kurt Lewin;

  • E.

    Philip Kotler.

Prahalad e Hamel consideram que para ser chave as competências deveriam responder aos critérios de oferecer reais benefícios para:

  • A.

    os consumidores, ser difícil de imitar e prover acesso a diferentes mercados;

  • B.

    a estrutura social, ser difícil de imitar e prover acesso a diferentes mercados;

  • C.

    as pessoas (estrutura social e consumidores), inovar e prover acesso a diferentes mercados;

  • D.

    as pessoas (estrutura social e consumidores), inovar e prover acesso ao mercado alvo das organizações;

  • E.

    os stakeholders (sem tradução, mas em tradução livre seriam as pessoas e organizações com algum interesse negocial na empresa), ser difícil de imitar e prover acesso a diferentes mercados.

Dentre as características do processo de globalização descritas pela literatura, destaca-se a seguinte tendência:

  • A.

    a regionalização representa uma tendência oposta à globalização, estando relacionada à formação de blocos regionais, que restringem a intensificação dos fluxos globais de comércio internacional;

  • B.

    orma fundamental o papel do Estado, eliminando-se atividades de fiscalização dos fluxos financeiros e comerciais e intensificando-se a privatização de algumas atividades vitais;

  • C.

    existem duas formas básicas de internacionalização da produção – a exportação e o investimento direto no exterior – adotadas fundamentalmente em função da orientação geral das estratégias de corporações multinacionais;

  • D.

    o crescimento de alguns países asiáticos, como a Índia, China e Coréia do Sul, esteve diretamente associado à redução da participação do Estado e à adequação das políticas macro-econômicas às orientações de agências internacionais de fomento, como o Banco Mundial;

  • E.

    a globalização pode ser associada à interação de três processos distintos, a expansão dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais; o acirramento da concorrência nos mercados internacionais e a maior integração entre os sistemas econômicos nacionais.

O Marketing como área de estudos atualmente passa por uma “crise de identidade”, segundo alguns. Pesquisas testaram diversos aspectos das premissas assumidas nos modelos utilizados pelo Marketing. Ao contrário do que é postulado nas premissas teóricas, algumas conclusões dessas pesquisas permitiram inferir que:

  • A.

    as delimitações de setores de negócios e fronteiras organizacionais são claramente identificadas;

  • B.

    os aspectos relevantes da oferta estão incorporados ao próprio processo de troca;

  • C.

    a inovação é atribuição da oferta, sendo que intermediários contribuem exclusivamente nos aspectos tempo e espaço;

  • D. há independência entre os atores envolvidos nas trocas; com papéis claramente definidos;
  • E.

    os atores envolvidos nas trocas buscam informações exclusivamente relacionadas aos seus objetivos de consumo.

Alguns estudiosos da área de Marketing advogam a idéia de que o Marketing de Relacionamento substituirá o Marketing de Transação. Pode-se questionar esta idéia porque:

  • A.

    dependendo do tipo do cliente e da oferta, o cliente poderá preferir interagir com a organização em termos transacionais;

  • B.

    em um mundo Pós-Moderno, o relacionamento ao longo do tempo é incompatível com a idéia de imediatismo;

  • C.

    o Marketing de Relacionamento só se aplicaria nos setores que envolvem produtos de consumo;

  • D.

    em um mundo de tanta oferta é impossível, na prática, estabelecer-se um relacionamento;

  • E.

    os dados de pesquisa disponíveis não permitem afirmar que relacionamento redundam em maior lucratividade.

O marketing de causas é parte integrante do marketing social corporativo e é empregado em programas que visam fundamentalmente:

  • A.

    evocar sentimentos em relação à marca corporativa;

  • B.

    atingir grupos-alvo menos acessíveis;

  • C.

    superar desconfianças do consumidor relativas à organização;

  • D.

    aumentar a eficiência dos investimentos em marketing social;

  • E.

    aumentar o grau de conhecimento da marca corporativa.

Dentro do domínio do Marketing há quatro categorias de relacionamentos com os quais uma organização está envolvida. As categorias são:

  • A.

    concorrentes, recursos, pessoas e variáveis relativas às trocas sociais;

  • B.

    fornecedores, concorrentes, clientes e distribuidores;

  • C.

    relacionamentos interno, lateral, com fornecedores e com clientes;

  • D.

    unidades de negócio, empresas focais, governo, clientes finais e intermediários;

  • E. potenciais, prováveis, experimentadores e fiéis.
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