Questões de Administração da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

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Dentre os objetivos do treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, pode-se afirmar que o mais difícil de ser atingido no curto prazo é:

  • A.

    transmitir conhecimentos atualizados.

  • B.

    adequar a pessoa à cultura da empresa.

  • C.

    capacitar tecnicamente o funcionário.

  • D.

    mudar atitudes.

  • E.

    remanejar pessoal.

Porter é um dos principais estudiosos da abordagem da estratégia organizacional. Os principais focos de análise de sua teoria são:

  • A.

    produtos, consumidores e competidores.

  • B.

    lucratividade e produtividade.

  • C.

    racionalidade limitada e competitividade.

  • D.

    vantagens entre as nações.

  • E.

    condições ambientais.

As estratégias competitivas, independentemente de suas características mais específicas, podem ser classificadas nas seguintes categorias:

  • A.

    relacionamento com clientes e fornecedores parceiros.

  • B.

    mercados competitivos e stakeholders.

  • C.

    excelência de serviços, mercados competitivos e atenção aos clientes.

  • D.

    excelência operacional, produtos inovadores e orientação para clientes.

  • E.

    operações, produtos, logística e marketing.

Os grandes princípios da Reengenharia são:

  • A.

    repensar fundamental, mudança radical, melhoria contínua e aperfeiçoamento dos processos.

  • B.

    inovar sempre, zero defeito, incrementar desenvolvimento gradual.

  • C.

    reestruturação hierárquica, downsizing e benchmarking.

  • D.

    qualidade total na gestão de pessoas e processos.

  • E.

    melhorar a qualificação de todos, provocar novos rumos para a organização e reinventar-se.

Juran é um dos principais estudiosos da gestão pela qualidade nas organizações. Segundo ele, deve-se praticar qualidade em qualquer organização porque:

1) falta de qualidade é sinônimo de perda de vendas e dinheiro.

2) baixa qualidade gera custos advindos das reclamações, retrabalho e refugo.

3) baixa qualidade é resultado de má gestão nas organizações.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    1 e 2.

  • D.

    1 e 3.

  • E.

    2 e 3.

“A busca pela perfeição a fim de encantar clientes cada vez mais conscientes” é uma definição de:

  • A.

    gestão.

  • B.

    qualidade.

  • C.

    marketing.

  • D.

    benchmarking.

  • E.

    BSC – Balanced Scorecard.

São os principais elementos do modelo de comunicação organizacional:

1) a mensagem individualizada, em parceria e em rede.

2) o canal de comunicação, a descodificação e o feedback.

3) o transmissor, a codificação, a mensagem e o receptor.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    2, apenas.

  • C.

    1 e 2, apenas.

  • D.

    2 e 3, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3.

Sob o ponto de vista da tomada de decisão, os problemas podem ser classificados em três categorias, as quais são:

  • A.

    problema de adaptação, problema de inovação e problema estratégico.

  • B.

    problema matemático, problema gerencial e problema não estruturado.

  • C.

    problema estratégico, problema tático e problema operacional.

  • D.

    problema estruturado, problema não estruturado e problema estratégico.

  • E.

    problema estruturado, problema semiestruturado e problema não estruturado.

Toda decisão deve levar em consideração as seguintes condições:

  • A.

    gestores, local e época.

  • B.

    certeza, risco e incerteza.

  • C.

    de segurança e insegurança organizacional.

  • D.

    de programação e planejamento estratégico.

  • E.

    ambientais, gerenciais e estruturais.

“Esforço sistemático de se estabelecer padrões de desempenho com objetivos de planejamento, sistemas de feedback de informações, avaliação com os padrões predeterminados, determinação de desvios e correções” corresponde à definição de:

  • A.

    controle.

  • B.

    planejamento.

  • C.

    planejamento operacional.

  • D.

    administração da qualidade.

  • E.

    planejamento estratégico.

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