Questões de Administração da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

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Os principais fatores organizacionais que criam a necessidade de controle são:

  • A.

    objetivos estratégicos, táticos e operacionais.

  • B.

    simplicidade das decisões, descentralização e delegação de responsabilidade.

  • C.

    delegação de autoridade, responsabilidade e porte da organização.

  • D.

    crescimento organizacional e gestão participativa.

  • E.

    complexidade, erros e delegação de autoridade.

“Processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, dentre os quais serão posteriormente escolhidos alguns.” Esta definição se refere a:

  • A.

    seleção de pessoal.

  • B.

    recrutamento de pessoal.

  • C.

    movimentação de pessoal.

  • D.

    turnover.

  • E.

    avaliação de performance.

Os materiais podem ser classificados conforme a necessidade e cultura de cada empresa. Quanto à utilização, eles podem ser classificados em:

  • A.

    de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo.

  • B.

    produtos acabados, produtos semiacabados e produtos em processo.

  • C.

    equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.

  • D.

    para administração, para produção e para serviços externos.

  • E.

    inflamáveis, aquosos, viscosos e sólidos.

Frederick Taylor, considerado o pai da administração científica, descreve como princípios básicos da administração, os seguintes aspectos:

  • A.

    unidade de comando: indiferença em relação aos incentivos financeiros;

  • B.

    pluralidade de comando: necessidades ligadas à auto-estima;

  • C.

    estudos de tempos e movimentos: separação entre as fases de planejamento e execução;

  • D.

    padrões e comportamentos informais: treinamento do trabalhador em pequenas etapas;

  • E.

    cooperação das atividades: supervisão em todos os momentos do processo.

“Sistema de informações” pode ser entendido como:

  • A.

    processo de transformação de dados em informações.

  • B.

    qualquer elemento identificado em sua forma original.

  • C.

    qualquer elemento trabalhado que permite tomar uma decisão.

  • D.

    conjunto de regras e informações sistematizadas.

  • E.

    processo de arquivo, manutenção e divulgação de informações.

A preocupação com a Saúde, Segurança e Qualidade de Vida dos funcionários deve seguir pelo menos três critérios básicos, que são:

  • A.

    controle dos fatores causadores das doenças, fornecimento dos EPI e sistema de punição.

  • B.

    promoção adequada das condições ambientais, controle dos fatores causadores das doenças e prevenção-redução-eliminação das causas prejudiciais.

  • C.

    criação da CIPA, orientação sistemática e sistema de punição atualizado.

  • D.

    controle de ruídos, de temperatura e de iluminação ambiental.

  • E.

    controle e proteção dos funcionários a partir das campanhas, EPI e SIPAT.

Entende-se o conceito de Competência como:

  • A.

    ter conhecimentos teóricos voltados ao desenvolvimento organizacional.

  • B.

    um saber agir responsável, ter conhecimentos e ter atitude de mobilizá-los e transferi-los.

  • C.

    ter motivação para a ação gerencial e eficaz.

  • D.

    saber se comprometer e comprometer os outros para resultados superiores.

  • E.

    ter e praticar uma visão estratégica.

São características de um hospital moderno, EXCETO:

  • A.

    ser centro de referência, articulado às políticas gerais de um país, região e/ou localidade. Apresenta um elevado custo fixo, sendo necessário investir em uso de ferramentas de gestão para mapeamentos dos processos e minimização de custos.

  • B.

    ser sistema integrado de atenção à saúde e à educação da comunidade, para promoção, prevenção e reabilitação como fatores essenciais, minimizando os custos do impacto, utilizando os ativos imobilizados do negócio.

  • C.

    lidar apenas com o tratamento e procedimentos envolvidos na recuperação da saúde e com ações autônomas.

  • D.

    ser norteado por estratégias de qualidade total na prestação de serviços.

  • E.

    desenvolver atividades permanentes de investigação, avaliação de processos e retroalimentação, através de descrição de tarefas, capacitação dos trabalhadores e uso de outras ferramentas de qualidade.

Sobre os objetivos da acreditação hospitalar, analise as seguintes proposições:

1) estimular a melhoria contínua da qualidade dos serviços e da segurança na assistência.

2) agregar valor, respeito, confiabilidade e competitividade à imagem da instituição.

3) otimizar, racionalizar, tornar eficazes e eficientes os resultados dos processos de trabalho. 4) minimizar os erros, os desperdícios e os custos.

5) desenvolver avaliação educativa, auxiliando no estabelecimento de processos de utilidade prática e segura para o cliente e demais envolvidos.

6) diagnosticar responsáveis pelas ações de orientações.

7) realizar avaliação formativa, eliminando o caráter fiscalizador da implementação, e manter um processo de qualidade.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 3, 5 e 7, apenas.

  • B.

    2, 3, 4, 5, 6 e 7, apenas.

  • C.

    1, 2, 3, 4 e 7, apenas.

  • D.

    1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

  • E.

    1, 2, 4, 5, 6 e 7, apenas.

Sobre a administração da assistência hospitalar, é incorreto afirmar que:

  • A.

    todo hospital deve possuir filosofia de serviço, contendo políticas assistenciais claras, normatizadas e atualizadas, para que norteiem a razão de ser da entidade.

  • B.

    para que as políticas se materializem com a execução de planos e orçamentos econômicofinanceiros, é indispensável manter equilíbrio entre custos e benefícios.

  • C.

    o trabalho do diretor inclui apenas modificação de políticas e modernização tecnológica dos serviços assistenciais.

  • D.

    a epidemiologia e outros fatores sociais naturais influem nas respostas efetivas às demandas de serviços.

  • E.

    supervisão permanente, efetiva atualização e segurança dos serviços prestados, através de uma política de certificação de qualidade, assim como a manutenção ativa da comissão de ética médica e a auditoria sobre serviços prestados, garantem o sucesso da assistência ao cliente, desde a admissão até a alta.

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