Lista completa de Questões de Administração da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os principais fatores organizacionais que criam a necessidade de controle são:
objetivos estratégicos, táticos e operacionais.
simplicidade das decisões, descentralização e delegação de responsabilidade.
delegação de autoridade, responsabilidade e porte da organização.
crescimento organizacional e gestão participativa.
complexidade, erros e delegação de autoridade.
Processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, dentre os quais serão posteriormente escolhidos alguns. Esta definição se refere a:
seleção de pessoal.
recrutamento de pessoal.
movimentação de pessoal.
turnover.
avaliação de performance.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Os materiais podem ser classificados conforme a necessidade e cultura de cada empresa. Quanto à utilização, eles podem ser classificados em:
de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo.
produtos acabados, produtos semiacabados e produtos em processo.
equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.
para administração, para produção e para serviços externos.
inflamáveis, aquosos, viscosos e sólidos.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Frederick Taylor, considerado o pai da administração científica, descreve como princípios básicos da administração, os seguintes aspectos:
unidade de comando: indiferença em relação aos incentivos financeiros;
pluralidade de comando: necessidades ligadas à auto-estima;
estudos de tempos e movimentos: separação entre as fases de planejamento e execução;
padrões e comportamentos informais: treinamento do trabalhador em pequenas etapas;
cooperação das atividades: supervisão em todos os momentos do processo.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Sistema de informações pode ser entendido como:
processo de transformação de dados em informações.
qualquer elemento identificado em sua forma original.
qualquer elemento trabalhado que permite tomar uma decisão.
conjunto de regras e informações sistematizadas.
processo de arquivo, manutenção e divulgação de informações.
Administração - Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
A preocupação com a Saúde, Segurança e Qualidade de Vida dos funcionários deve seguir pelo menos três critérios básicos, que são:
controle dos fatores causadores das doenças, fornecimento dos EPI e sistema de punição.
promoção adequada das condições ambientais, controle dos fatores causadores das doenças e prevenção-redução-eliminação das causas prejudiciais.
criação da CIPA, orientação sistemática e sistema de punição atualizado.
controle de ruídos, de temperatura e de iluminação ambiental.
controle e proteção dos funcionários a partir das campanhas, EPI e SIPAT.
Entende-se o conceito de Competência como:
ter conhecimentos teóricos voltados ao desenvolvimento organizacional.
um saber agir responsável, ter conhecimentos e ter atitude de mobilizá-los e transferi-los.
ter motivação para a ação gerencial e eficaz.
saber se comprometer e comprometer os outros para resultados superiores.
ter e praticar uma visão estratégica.
São características de um hospital moderno, EXCETO:
ser centro de referência, articulado às políticas gerais de um país, região e/ou localidade. Apresenta um elevado custo fixo, sendo necessário investir em uso de ferramentas de gestão para mapeamentos dos processos e minimização de custos.
ser sistema integrado de atenção à saúde e à educação da comunidade, para promoção, prevenção e reabilitação como fatores essenciais, minimizando os custos do impacto, utilizando os ativos imobilizados do negócio.
lidar apenas com o tratamento e procedimentos envolvidos na recuperação da saúde e com ações autônomas.
ser norteado por estratégias de qualidade total na prestação de serviços.
desenvolver atividades permanentes de investigação, avaliação de processos e retroalimentação, através de descrição de tarefas, capacitação dos trabalhadores e uso de outras ferramentas de qualidade.
Sobre os objetivos da acreditação hospitalar, analise as seguintes proposições:
1) estimular a melhoria contínua da qualidade dos serviços e da segurança na assistência.
2) agregar valor, respeito, confiabilidade e competitividade à imagem da instituição.
3) otimizar, racionalizar, tornar eficazes e eficientes os resultados dos processos de trabalho. 4) minimizar os erros, os desperdícios e os custos.
5) desenvolver avaliação educativa, auxiliando no estabelecimento de processos de utilidade prática e segura para o cliente e demais envolvidos.
6) diagnosticar responsáveis pelas ações de orientações.
7) realizar avaliação formativa, eliminando o caráter fiscalizador da implementação, e manter um processo de qualidade.
Estão corretas:
1, 2, 3, 5 e 7, apenas.
2, 3, 4, 5, 6 e 7, apenas.
1, 2, 3, 4 e 7, apenas.
1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
1, 2, 4, 5, 6 e 7, apenas.
Sobre a administração da assistência hospitalar, é incorreto afirmar que:
todo hospital deve possuir filosofia de serviço, contendo políticas assistenciais claras, normatizadas e atualizadas, para que norteiem a razão de ser da entidade.
para que as políticas se materializem com a execução de planos e orçamentos econômicofinanceiros, é indispensável manter equilíbrio entre custos e benefícios.
o trabalho do diretor inclui apenas modificação de políticas e modernização tecnológica dos serviços assistenciais.
a epidemiologia e outros fatores sociais naturais influem nas respostas efetivas às demandas de serviços.
supervisão permanente, efetiva atualização e segurança dos serviços prestados, através de uma política de certificação de qualidade, assim como a manutenção ativa da comissão de ética médica e a auditoria sobre serviços prestados, garantem o sucesso da assistência ao cliente, desde a admissão até a alta.
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