Questões de Administração da Universidade Federal do Goiás (UFGO)

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Particularismo, satisfação de interesses pessoais, excesso de regras, hierarquia, individualismo e mecanicismo são, em relação à burocracia,

  • A. objetivos.
  • B. funções.
  • C. características.
  • D. Disfunções.

No que se refere às habilidades gerenciais, a habilidade técnica é utilizada no seguinte nível hierárquico:

  • A. administração superior.
  • B. alta gerência.
  • C. gerência intermediária.
  • D. supervisão de primeira linha.

Alguns autores afirmam que as organizações são verdadeiras coleções de processos. Por isso, é necessário que as pessoas entendam como planejar e implementar a gestão por processos em suas organizações. A implementação da gestão por processo requer

  • A. a definição da cadeia de valor interna.
  • B. o desenho da estrutura funcional da organização.
  • C. o desenho da estrutura funcional da organização.
  • D. a definição do custo de cada processo.

Uma área jurídica de uma organização, considerando a posição e a função adequadas, deve estar

  • A. próxima à presidência para assessorá-la.
  • B. próxima às áreas-fins para apoiá-las.
  • C. ligada às áreas-meio para dar-lhes suporte.
  • D. ligada às áreas operacionais para conhecer suas reais demandas.

São conceitos relacionados aos parâmetros básicos do design de posições em uma organização:

  • A. divisão do trabalho e padronização das atividades.
  • B. agrupamento em unidades e amplitude de controle.
  • C. sistema de comunicação informal e supervisão direta.
  • D. padronização dos outputs e ajuste mútuo.

No processo de comunicação, o produto físico, concreto da codificação da fonte, é chamado de:

  • A. canal.
  • B. receptor.
  • C. feedback.
  • D. mensagem.

Liderança é a função gerencial que:

  • A. define as metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento de uma hierarquia abrangente.
  • B. inclui a definição de quais tarefas devem ser realizadas, de quem deve realizá-las, como devem ser agrupadas, quem se reporta a quem e onde as decisões devem ser tomadas.
  • C. abrange a motivação dos funcionários, a direção das atividades dos outros, a seleção do canal de comunicação mais eficaz e a solução de conflitos entre os membros.
  • D. envolve o processo de monitoração das atividades para garantir que sejam realizadas conforme planejado e com correção de desvios significativos.

É característica de um líder transformacional:

  • A. inspiração.
  • B. recompensa contingente.
  • C. administração por exceção.
  • D. Laissez-faire.

A fase de planejamento do benchmarking pode ser definida como:

  • A. coleta, estudo e interpretação dos dados do benchmarking.
  • B. organização das modificações.
  • C. definição das melhores práticas a serem copiadas.
  • D. implementação das atividades.

Um resultado direto do processo de planejamento é:

  • A. o treinamento de pessoas.
  • B. a preparação de planos.
  • C. a reorganização das atividades.
  • D. o aumento da participação.
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