Questões de Administração da Universidade Federal do Goiás (UFGO)

Lista completa de Questões de Administração da Universidade Federal do Goiás (UFGO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O grau de interesse que as pessoas revelam a respeito de um tema ético é conhecido como intensidade ética. Essa intensidade recebe contribuição de alguns fatores, tal como a distância social, psicológica, cultural ou física entre quem toma decisões e quem é afetado por elas. Esse fator é

  • A. a proximidade do efeito.
  • B. o intervalo temporal.
  • C. o consenso social.
  • D. a magnitude das consequências.

Toda organização deve passar pelo processo de inovação e mudança. Esse processo é constituído de etapas, sendo uma delas conhecida como descontinuidade tecnológica, que pode ser definida como

  • A. a quebra de um ciclo de tecnologia caracterizada pela substituição tecnológica e pela concorrência entre projetos.
  • B. a aquisição de novas tecnologias para substituir as tecnologias consideradas obsoletas.
  • C. o avanço científico ou uma combinação única de tecnologias existentes que gera uma melhoria significativa em termos de desempenho ou função.
  • D. a concorrência entre a tecnologia anterior e a atual para a fixação de um novo padrão tecnológico ou a adoção de um projeto dominante.

O empreendedorismo praticado dentro de uma organização já existente é conhecido como intraempreendedorismo. Com base nesse tema, a questão que envolve os fatores motivantes que influenciam as pessoas a buscarem resultados empreendedores é conhecida como

  • A. autoeficácia empreendedora.
  • B. intenções empreendedoras.
  • C. predisposição percebida.
  • D. modelos de conduta.

Dentro de um planejamento, os planos que têm como característica serem de médio prazo, realizados pelo nível gerencial e tratarem das principais ações a empreender para cada unidade são os planos

  • A. táticos.
  • B. estratégicos.
  • C. específicos.
  • D. operacionais

As decisões em uma organização podem ser programadas ou não programadas. As características das decisões programadas com relação ao método de decisão apresentam:

  • A. práticas recorrentes, singularidade e especificidade.
  • B. existência de estruturação, ambiguidade e boa definição.
  • C. existência de regras, de políticas e de procedimentos.
  • D. práticas de simulação, análise de cenários e de orçamentos.

A prática do marketing nas organizações envolve a realização de diversos tipos de pesquisas, cujos resultados embasarão as decisões a serem tomadas. Um dos tipos de pesquisas é definido por Sobral e Peci (2013) como tendo o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema a ser investigado. Esse tipo refere-se à pesquisa

  • A. conjuntural.
  • B. exploratória.
  • C. descritiva.
  • D. experimental.

Uma das ferramentas utilizadas para o gerenciamento organizacional tem seus indicadores baseados em quatro perspectivas que representam a visão e a estratégia adotadas pela organização. Essas perspectivas são: financeira, clientes, aprendizado e crescimento e processos internos. Essa ferramenta é

  • A. a análise SWOT.
  • B. o gráfico de Gantt.
  • C. a análise do valor agregado.
  • D. o Balanced Socrecard.

O gerenciamento das informações em uma organização deve buscar a relevância de custo. Um dos tipos é o custo de recuperação que

  • A. está relacionado à transformação dos dados brutos em informações.
  • B. é gerado pelo acesso a informações já armazenadas e processadas.
  • C. está relacionado ao arquivamento físico ou eletrônico para uso posterior.
  • D. é gerado pela obtenção de dados que a organização não dispõe.

A comunicação que ocorre em uma organização pode ser verbal ou não verbal. Um dos tipos de comunicação não verbal é a paralinguagem, que está relacionado

  • A. à altura, ao ritmo, à inflexão, ao volume e ao padrão de expressão da voz de uma pessoa.
  • B. aos movimentos do corpo e da face, incluindo gestos com os braços e com as mãos.
  • C. ao entendimento da perspectiva e do padrão de referência pessoal do interlocutor.
  • D. à comunicação com uma pessoa a respeito de temas não relacionados ao cargo.

Na administração de recursos humanos são utilizados métodos para avaliação dos colaboradores. O método pelo qual os funcionários são avaliados em relação aos demais de seu grupo, distinguindo-se qual é o melhor e o pior, conforme Sobral e Peci, (2013), é conhecido como

  • A. ordenação simples.
  • B. ordenação por pontos.
  • C. comparação por pares.
  • D. comparação simples.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...