Questões de Administração da Universidade Federal do Goiás (UFGO)

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O grau de interesse que as pessoas revelam a respeito de um tema ético é conhecido como intensidade ética. Essa intensidade recebe contribuição de alguns fatores, tal como a distância social, psicológica, cultural ou física entre quem toma decisões e quem é afetado por elas. Esse fator é

  • A. a proximidade do efeito.
  • B. o intervalo temporal.
  • C. o consenso social.
  • D. a magnitude das consequências.

Toda organização deve passar pelo processo de inovação e mudança. Esse processo é constituído de etapas, sendo uma delas conhecida como descontinuidade tecnológica, que pode ser definida como

  • A. a quebra de um ciclo de tecnologia caracterizada pela substituição tecnológica e pela concorrência entre projetos.
  • B. a aquisição de novas tecnologias para substituir as tecnologias consideradas obsoletas.
  • C. o avanço científico ou uma combinação única de tecnologias existentes que gera uma melhoria significativa em termos de desempenho ou função.
  • D. a concorrência entre a tecnologia anterior e a atual para a fixação de um novo padrão tecnológico ou a adoção de um projeto dominante.

O empreendedorismo praticado dentro de uma organização já existente é conhecido como intraempreendedorismo. Com base nesse tema, a questão que envolve os fatores motivantes que influenciam as pessoas a buscarem resultados empreendedores é conhecida como

  • A. autoeficácia empreendedora.
  • B. intenções empreendedoras.
  • C. predisposição percebida.
  • D. modelos de conduta.

Dentro de um planejamento, os planos que têm como característica serem de médio prazo, realizados pelo nível gerencial e tratarem das principais ações a empreender para cada unidade são os planos

  • A. táticos.
  • B. estratégicos.
  • C. específicos.
  • D. operacionais

As decisões em uma organização podem ser programadas ou não programadas. As características das decisões programadas com relação ao método de decisão apresentam:

  • A. práticas recorrentes, singularidade e especificidade.
  • B. existência de estruturação, ambiguidade e boa definição.
  • C. existência de regras, de políticas e de procedimentos.
  • D. práticas de simulação, análise de cenários e de orçamentos.

A prática do marketing nas organizações envolve a realização de diversos tipos de pesquisas, cujos resultados embasarão as decisões a serem tomadas. Um dos tipos de pesquisas é definido por Sobral e Peci (2013) como tendo o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema a ser investigado. Esse tipo refere-se à pesquisa

  • A. conjuntural.
  • B. exploratória.
  • C. descritiva.
  • D. experimental.

Uma das ferramentas utilizadas para o gerenciamento organizacional tem seus indicadores baseados em quatro perspectivas que representam a visão e a estratégia adotadas pela organização. Essas perspectivas são: financeira, clientes, aprendizado e crescimento e processos internos. Essa ferramenta é

  • A. a análise SWOT.
  • B. o gráfico de Gantt.
  • C. a análise do valor agregado.
  • D. o Balanced Socrecard.

O gerenciamento das informações em uma organização deve buscar a relevância de custo. Um dos tipos é o custo de recuperação que

  • A. está relacionado à transformação dos dados brutos em informações.
  • B. é gerado pelo acesso a informações já armazenadas e processadas.
  • C. está relacionado ao arquivamento físico ou eletrônico para uso posterior.
  • D. é gerado pela obtenção de dados que a organização não dispõe.

A comunicação que ocorre em uma organização pode ser verbal ou não verbal. Um dos tipos de comunicação não verbal é a paralinguagem, que está relacionado

  • A. à altura, ao ritmo, à inflexão, ao volume e ao padrão de expressão da voz de uma pessoa.
  • B. aos movimentos do corpo e da face, incluindo gestos com os braços e com as mãos.
  • C. ao entendimento da perspectiva e do padrão de referência pessoal do interlocutor.
  • D. à comunicação com uma pessoa a respeito de temas não relacionados ao cargo.

Na administração de recursos humanos são utilizados métodos para avaliação dos colaboradores. O método pelo qual os funcionários são avaliados em relação aos demais de seu grupo, distinguindo-se qual é o melhor e o pior, conforme Sobral e Peci, (2013), é conhecido como

  • A. ordenação simples.
  • B. ordenação por pontos.
  • C. comparação por pares.
  • D. comparação simples.
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