Lista completa de Questões de Agricultura/Agropecuária da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) e das regras federais para controle e erradicação dessa doença, assinale a opção correta.
São suscetíveis à febre aftosa apenas os animais classificados como bovinos.
Miúdos in natura não são materiais patogênicos.
Apenas os médicos veterinários vinculados aos órgãos oficiais são obrigados a notificar a ocorrência de febre aftosa.
Em caso de doença vesicular, deve-se coletar material para identificar o agente etiológico, e promover sua contenção.
Assinale a opção correta quanto aos procedimentos para caracterização, implantação e manutenção de área livre da sigatoka negra, bem como do sistema de mitigação de risco para essa doença, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis (morelet) Deighton.
Qualquer banana, mesmo provenientes de áreas livres de sigatoka negra, possui seu trânsito restrito.
Não há restrições de trânsito em território nacional para bananas em cacho.
Os órgãos estaduais de defesa agropecuária devem indenizar os proprietários de bananais abandonados que tiverem sido destruídos visando à redução do risco de disseminação da sigatoka negra.
As autoridades estaduais e federais devem ser avisadas da ocorrência da sigatoka negra, e o descumprimento das normas de prevenção dessa doença enquadra os infratores em artigos do código penal.
Aspectos econômicos e de saúde pública inerentes ao controle da brucelose e da tuberculose, a serem controladas no rebanho paraibano, motivaram o governo a editar a Portaria n.º 62/2008. Segundo essa Portaria,
a vacinação do rebanho contra brucelose é optativa apenas para os produtores de leite tipo B.
o trânsito de bovinos e bubalinos no estado, para qualquer finalidade, fica condicionado à adesão da propriedade ao programa nacional de controle e erradicação da brucelose.
o beneficiamento e o recebimento de leite e congêneres estão vinculados a regulação específica apenas para febre aftosa.
fêmeas de bovinos e bubalinos estão dispensadas de vacinação contra brucelose.
Acerca do controle sanitário dos animais comercializados e em exposição para venda no estado da Paraíba, assinale a opção correta.
Acerca do controle sanitário dos animais comercializados e em exposição para venda no estado da Paraíba, assinale a opção correta.
A anemia infecciosa equina é uma doença que deve ser avaliada por exame clínico.
Em relação a suínos, não existe prazo suficientemente seguro para garantir proteção sanitária contra peste suína clássica, considerando o início da exposição.
Todos os animais deve ser examinados por médico veterinário, em local apropriado, antes de sua admissão no recinto da exposição, devendo ser declarados sadios e livres de ectoparasitos, após inspeção sanitária.
Assinale a opção correta, considerando a importância socioeconômica da palma forrageira (Opuntia sp) para os criadores do estado da Paraíba e que o principal veículo de disseminação de doenças e pragas decorre do trânsito e comércio de vegetais e partes de vegetais.
Uma vez que a praga cochonilha-do-carmim (Dactylopius opuntiae) esteja presente no estado da Paraíba, não há restrições de trânsito intermunicipal de plantas de palma forrageira do gênero Opuntia sp.
A presença da cochonilha-do-carmim é determinada por meio de exame laboratorial e cabe exclusivamente às autoridades fitossanitárias o processo de vistoria do palmal para controle dessa praga.
Quando detectadas nas barreiras fitossanitárias interestaduais, as plantas ou partes de plantas de palma forrageira infestadas por cochonilha-do-carmim devem ser destinadas apenas a municípios onde a praga já se encontra disseminada
Plantas infestadas por cochonilha-do-carmim devem ser destruídas sem nenhuma indenização ao infrator que as transportar ou produzir.
Acerca da legislação agropecuária do estado do Ceará, julgue os itens seguintes.
A notificação de doença de animal doméstico é optativa no estado do Ceará.
Acerca da legislação agropecuária do estado do Ceará, julgue os itens seguintes.
A fiscalização do uso de agrotóxicos em lavouras cearenses é de competência do MAPA.
Acerca da legislação agropecuária do estado do Ceará, julgue os itens seguintes.
A inspeção de produtos de origem animal, como queijo, somente é necessária para aqueles oriundos de outro estado da Federação.
Acerca da legislação agropecuária do estado do Ceará, julgue os itens seguintes.
Cargas de frutas e hortaliças provenientes de estados hospedeiros de pragas quarentenárias devem ser submetidas a análise laboratorial sempre que necessário.
Na agricultura atual, a utilização correta dos solos é imprescindível para sua melhor conservação e para que o agricultor obtenha melhores índices de produtividade no cultivo de lavouras anuais e perenes. Acerca do uso e manejo dos solos, julgue os itens subsequentes.
Os latossolos são solos minerais, não hidromórficos, profundos, com teor de argila variando de 15% a 80%, muito intemperizados e geralmente com pouca reserva de nutrientes, porém, quando cultivados e bem manejados com culturas anuais (cereais e leguminosas), fruteiras, hortaliças e essências florestais, podem proporcionar ganhos significativos no rendimento da lavoura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...