Questões de Antropologia

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A respeito da teoria da fila, julgue os itens subsequentes.

A teoria da fila estabelece uma estreita correlação entre educação e rendimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ação eficiente de antropólogos na identificação de terras indígenas

  • A. é isenta de dificuldades administrativas.
  • B. ende do exercício competente de registros e sistematização de dados.
  • C. independe do estabelecimento de formas características e apropriadas de relacionamento com os indígenas.
  • D. deve ser executada estritamente pelos profissionais desta área geográfica.
  • E. independe do conhecimento sobre a identidade étnica do grupo indígena analisado.

Nas últimas décadas do século XX, repercutiram com especial vigor as iniciativas e as demandas indígenas em relação ao território. São mobilizações e estratégias que implicam a presença de novos atores. É neste contexto que surgem os chamados “movimentos indígenas”. Estes se caracterizam por:

  • A. Movimentos protagonizados pela FUNAI cuja principal meta consiste em ampliar seu raio de ação nas áreas indígenas.
  • B. Movimentos que reivindicam a ampliação dos parques indígenas seguindo a tradição iniciada pelos irmãos Villas Boas.
  • C. Movimentos que reivindicam a ampliação dos parques indígenas seguindo a tradição iniciada pelos irmãos Villas Boas.
  • D. Movimentos que solicitam a intervenção protetora de “patronos” para terem seus direitos reconhecidos pelo Estado.
  • E. Movimentos que buscam fundamentalmente construir mecanismos de representação, estabelecendo alianças e levando os pleitos à opinião pública;

A criação do Parque Nacional do Xingu em 1961, no governo do Presidente Jânio Quadros, foi fruto de uma luta iniciada ainda nos anos 1950 e da qual participaram Darcy Ribeiro e os irmãos Villas-Boas. Esta iniciativa foi importante para romper com a visão predominante desde o final do século XIX que consistia em afirmar que os índios eram

  • A. seres potencialmente violentos e, que, portanto, deveriam ser entregues a missões religiosas.
  • B. entraves para o progresso e, que, portanto, deveriam ser extintos.
  • C. seres fadados à extinção, na medida em que naturalmente seriam assimilados pela sociedade envolvente.
  • D. seres com organização social, costumes, línguas e tradições próprios e que deveriam ser deixados em seus próprios territórios.
  • E. seres incapazes e que jamais seriam assimilados pela sociedade envolvente.

João Mendes Jr., no início do século XX, expôs, em termos jurídicos, a teoria do indigenato como ela é hoje, conhecida e praticada. Esta teoria consiste em afirmar que o direito dos índios à terra

  • A. é um direito congênito, distinto, portanto, do direito adquirido.
  • B. é uma conseqüência direta dos primeiros movimentos abolicionistas que influenciaram no estabelecimento de novas políticas para os povos indígenas.
  • C. depende da dimensão do território em questão e do número da população indígena que faz o pleito.
  • D. é um direito adquirido, resultado direto de políticas públicas, distinto, portanto, do direito congênito.
  • E. E) é um direito adquirido criado a partir da ação da FUNAI.

Os nomes que completam correta e respectivamente as lacunas do texto são

  • A.

    Lewis Henry Morgan / E. E. Evans-Pritchard.

  • B.

    James Frazer / Bronislaw Malinowski.

  • C.

    Herbert Spencer / Marcel Mauss.

  • D.

    Leslie White / Franz Boas.

  • E.

    Edward Burnett Tylor / Radcliffe-Brown.

O antropólogo José Mauricio Arruti comenta que a região Nordeste concentrou as primeiras e maiores atenções relativas aos processos de etnogêneses. Não apenas por ser a região de colonização mais antiga e por ter tido todos os seus aldeamentos indígenas oficialmente extintos em um período de menos de 10 anos, entre as décadas de 1860 e 70, mas também porque foi nela que se registraram os primeiros grupos de caboclos reivindicando serem reconhecidos como indígenas. Na acepção antropológica, o termo etnogênese designa:

  • A. A constituição de novos grupos étnicos a partir da construção de uma autoconsciência e de uma identidade coletiva.
  • B. O reconhecimento de uma identidade racial por um grupo social.
  • C. A percepção de traços de assimilação e aculturação por parte de um grupo indígena.
  • D. O nascimento de novas etnias indígenas a partir da fusão de diferentes grupos étnicos.
  • E. A auto-consciência típica dos caboclos do Nordeste de sua filiação à comunidade nacional.

A respeito dos conceitos centrais da vertente analítica do Evolucionismo no estudo da Antropologia, julgue os itens a seguir.

I Hoje em dia, podem ser rejeitados os fundamentos teóricos do Evolucionismo, mas não se deve esquecer que foram estes primeiros estudiosos os introdutores da pesquisa de campo, ou trabalho de campo, processo que ainda hoje norteia os métodos e técnicas de pesquisa antropológica.

II Para os teóricos do Evolucionismo, as sociedades humanas deviam ser comparadas entre si por meio de seus costumes. Mas tais costumes são definidos pelo investigador e não são situados lado a lado, de modo horizontal.

III O Evolucionismo considera que os costumes têm uma substância comum, uma individualidade e, evidentemente, um fim. Mas o fim não é jamais discutido pelos teóricos do século XIX, porque é sempre encarado como a encarnação da sociedade branca, tecnológica e europeia onde viviam esses pesquisadores.

IV Para os teóricos evolucionistas as sociedades se desenvolvem de modo linear, irreversivelmente, como eventos, que podem ser tomados como causas; e outros, como consequências.

V Para os evolucionistas, é o contexto que vai permitir situar cada costume como uma ilustração crítica de momentos ou estágios socioculturais específicos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

O trabalho de campo ou pesquisa de campo reveste-se de grande importância para o trabalho do Antropólogo constituindo o Laboratório do Antropólogo Social, uma vez que é a partir deste modo característico de coleta de dados que o antropólogo elabora sua reflexão e análise. Para Roberto Da Matta, o trabalho de campo pode ser comparado aos rituais de passagem definindo-se por três momentos:

  • A. ingresso do iniciando em uma biblioteca; sistematização do conhecimento apreendido; elaboração de listas classificatórias.
  • B. viagem do iniciando a uma outra sociedade; trocas e intercâmbios com intelectuais locais; elaboração de diário de campo.
  • C. pesquisa do iniciando junto aos xamãs; trocas e intercâmbios; elaboração de planilhas.
  • D. saída do iniciando de sua própria sociedade; isolamento do iniciando num universo marginal; retorno do iniciando à sua sociedade com uma nova perspectiva.
  • E. Mudança de identidade do iniciando; pesquisa do iniciando junto aos xamãs; elaboração de mapas sobre o sistema de parentesco tribal.

A respeito da obra de Claude Lévi-Strauss, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativa correta.

I O desenvolvimento de temas como parentesco, totemismo e mitos consagrou Lévi-Strauss como autor e o acompanhou por, praticamente, toda a sua vida intelectual.

II A obra de Lévi-Strauss trouxe à cena antropológica a concepção de estrutura como código, ou seja, como um sistema de signos dotados de valores posicionais.

III Um grande nome da antropologia contemporânea, Clifford Geertz, considera "Tristes Trópicos" um livro que redefiniu as fronteiras e as funções intelectuais da ficção e da etnologia.

IV O conceito de “sociedades frias”, proposto por Lévi- Strauss, se refere àquelas sociedades que não valorizam a história e que pensam a história como reproduzindo uma forma idêntica. As “sociedades quentes” são as que vêem a história como motor explicativo.

Ele enfatizou, no entanto, que não há sociedades absolutamente “frias” ou “quentes”.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Há apenas um item certo.

  • C.

    Há apenas dois itens certos.

  • D.

    Há apenas três itens certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

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