Questões de Antropologia

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Nos últimos trinta anos, os índios no Brasil deixaram de ser uma categoria social em extinção, meras vítimas dos impactos inevitáveis do desenvolvimento, para alcançar a condição de importantes parceiros potenciais do chamado desenvolvimento sustentável. Neste contexto, o antropólogo Beto Ricardo do Instituto Socioambiental sustenta que um dos grandes desafios para as sociedades indígenas consiste em:

  • A. conquistar o apoio efetivo de agências do Governo, especialmente da FUNAI para suprir as necessidades crescentes das aldeias.
  • B. a possibilidade das associações indígenas traduzirem sua crescente expressividade político-institucional em autonomia econômica para as populações que se encarregam de representar.
  • C. atrair empresas nacionais e internacionais para explorar os recursos energéticos e as riquezas mineiras nas Terras Indígenas para ocuparem a força de trabalho nas aldeias.
  • D. encontrar patronos que instrumentalizem as aldeias e, principalmente, forneçam recursos energéticos e distribuam alimentos regularmente.
  • E. a possibilidade das associações indígenas terem assento permanente no Congresso Nacional.

Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, julgue os itens a seguir.

I Como inventor de mundos, o homem é certamente animal. Outros não poderão conhecer senão aqueles mundos possibilitados pelos seus órgãos de sentido, pelas suas estruturas cerebrais, pelas suas condições de vida.

II Uma diferença central entre homens e animais relaciona-se à capacidade humana de simbolizar e, por meio da linguagem, acumular conhecimentos, que são transmitidos de geração a geração.

III Sem a socialização e o aprendizado cultural, o homem, tal qual o conhecemos, seria física e mentalmente inviável.

IV Hoje em dia, pode-se rejeitar o evolucionismo social, mas não se deve esquecer ter sido essa a vertente analítica que fundiu, definitivamente, o nós e os outros em uma só espécie.

V Muito longe das coisas em si, a apreensão que os homens têm do mundo é antropocêntrica. O antropocentrismo é a condição inicial e final de toda relação do homem com o universo.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Em dezembro de 2002, foi conferido o titulo de Patrimônio Cultural do Brasil à arte kusiwa – pintura corporal e arte gráfica wajãpi –, o primeiro bem cultural indígena registrado no Livro dos Saberes do patrimônio imaterial. De acordo com o Decreto 3551 de 4 de agosto de 2000 que institui o registro de bens culturais de natureza imaterial que constituem o patrimônio cultural brasileiro, a arte kusiwa mereceu esta distinção por

  • A. sua raridade e por ser uma arte em extinção.
  • B. sua exemplaridade para outros povos indígenas.
  • C. sua relevância local para a identidade de índios mestiçados.
  • D. suas qualidades artísticas intrínsecas.
  • E. sua relevância nacional para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira.

Acerca de conceitos centrais da Antropologia, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Pode-se dizer que, segundo a visão antropocêntrica, a própria sociedade é o centro da humanidade.

  • B.

    O costume de discriminar aqueles que são diferentes, porque pertencem a outro grupo, pode ser encontrado mesmo dentro de uma mesma sociedade.

  • C.

    O conceito de cultura defendido por Clifford Geertz, em “A Interpretação das Culturas”, é essencialmente semiótico. O autor acredita, como Marx Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumindo a cultura como sendo essas teias e a sua análise.

  • D.

    Segundo Roberto DaMatta, a iniciação na Antropologia Social pelo chamado trabalho de campo aproxima-se muito do movimento que caracteriza os rituais de passagem.

  • E.

    O etnocêntrico tende a considerar categorias, normas e valores de sua sociedade como parâmetro aplicável a todas as demais.

Na Amazônia brasileira, há pelo menos 46 evidências de “índios isolados”. Não se sabe ao certo quem são, onde estão, quantos são e que línguas falam. A preocupação com a situação de risco desses grupos fez com que fosse organizado um Encontro sobre índios isolados e de contato recente. Mais tarde foi criado um órgão específico dentro da FUNAI, a Coordenadoria de Índios Isolados, para cuidar da questão. Nesta categoria índios isolados estão incluídos os índios

  • A. que vivem no Parque do Xingu.
  • B. cujo contato com a FUNAI não foi estabelecido por uma opção do grupo.
  • C. que apenas aceitam a proteção de missionários.
  • D. antropófagos.
  • E. que foram estigmatizados por outras comunidades indígenas.

A respeito da obra de Roberto DaMatta, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I Em “Carnaval, Malandros e Heróis”, DaMatta sustenta que o Carnaval é um ‘rito sem dono’, um festival com múltiplos planos. Segundo o autor, sabemos que, em geral, ali se encontram os marginais do universo socialmente reconhecido ou, quando são os ‘ricos’ que ocupam tais lugares, eles estão disfarçados ou divididos; viram deuses ou reis, são membros de um clube ou associação.

II De acordo com DaMatta, para delimitar posições e conquistar direitos dentro do espaço simbólico da “casa”, membros da sociedade brasileira recorrem ao que o autor define como a gramática do “Você sabe com quem está falando?”

III Para DaMatta, o uso do chamado “jeitinho brasileiro” acaba por engendrar um fenômeno muito conhecido e generalizado entre nós: a total desconfiança nas regras e decretos universalizantes. E essa desconfiança geraria sua própria antítese, que é a esperança permanente de vermos as leis serem finalmente implementadas e cumpridas.

IV Roberto DaMatta problematizou as noções de sagrado e profano ao analisar o carnaval brasileiro como um ritual de inversão.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Há apenas um item certo.

  • C.

    Há apenas dois itens certos.

  • D.

    Há apenas três itens certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

A observação participante

  • A.

    deve ser considerada um método de pesquisa.

  • B.

    é uma técnica complexa que tem outras subsidiárias.

  • C.

    é adotada pelo pesquisador que não se envolve na vida da comunidade pesquisada.

  • D.

    é uma técnica somente aprendida e apurada teoricamente.

  • E.

    é adotada pelo pesquisador dogmático.

A entrevista parece ser uma técnica de pesquisa muito simples, mas requer uma arte em sua condução. Podendo ser classificada em: entrevista livre, fechada, repetida e aprofundada. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A entrevista fechada foi proposta por Lazers-feld.

  • B.

    A entrevista repetida é a mais utilizada pelos antropólogos.

  • C.

    A entrevista aprofundada é realizada com um plano simples sem respeito à ordem das perguntas.

  • D.

    A entrevista livre é realizada por meio de questionários.

  • E.

    A entrevista livre pode ser subdividida em: organizada e não organizada.

Os autores pós-modernos sofreram grande influência da vertente interpretativa da antropologia americana. Introduzindo questões relativas à hermenêutica, passaram a ver a cultura como um texto, uma tessitura de significados elaborados socialmente pelos homens e sua exegese, como o ofício da Antropologia. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A crítica pós-moderna se caracteriza propriamente como uma avaliação epistemológica da ciência antropológica. Na verdade o objeto dessa crítica referese muito mais aos conceitos ou leis utilizados pela antropologia do que à pratica discursiva etnográfica.

  • B.

    A crítica pós-moderna considera o conhecimento etnográfico como resultado de situações de diálogo entre subjetividades concretas que interagem em condições sobredeterminadas de contato e de negociação de sentido. Ou seja, o texto etnográfico, ao privilegiar a voz do antropólogo, tende a não anular as outras vozes.

  • C.

    Observando os antropólogos pós-modernos em sua prática de pesquisa, constata-se que as preocupações desses etnógrafos (ou "meta-etnógrafos") não recaíram sobre questões relativas ao próprio processo de produção do conhecimento antropológico.

  • D.

    Foi a partir do final dos anos 70 que os horizontes da crítica antropológica foram redirecionados, possibilitando a reflexão dos antropólogos pósmodernos, os quais, acostumados a ver as culturas como texto e a antropologia como sua interpretação, passaram a tomar o próprio texto etnográfico como objeto de interpretação.

  • E. Para os autores pós-modernos tanto a crítica às descrições culturais fechadas presentes na etnografia clássica,quanto às descrições culturais densas da escola interpretativa não podem ser entendidas como subsídio para uma avaliação da própria natureza do fazer etnográfico.

A respeito dos métodos e técnicas de pesquisa em Antropologia, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os métodos e técnicas antropológicos estão relacionados com a orientação teórica empregada.

  • B.

    Os postulados teóricos e o conjunto de técnicas são independentes entre si.

  • C.

    O método funcionalista não contradiz o método histórico-cultural.

  • D.

    As variações metodológicas não interferem na escolha do que investigar na vida dos povos.

  • E.

    O elenco das técnicas, quando pensamos o trabalho de campo, é totalmente diferente de uma teoria para outra.

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