Questões de Antropologia

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A relação entre religião, magia e ciência é um tema clássico na antropologia. Marque como verdadeiro (V) ou falso (F) as proposições que se seguem.

( ) Para Frazer a religião antecede a magia e a ciência.

( ) No entender de Turner os rituais são mágicos e as cerimônias são religiosas.

( ) Para Gluckman os "povos primitivos" têm magia e ciência e os povos ocidentais têm ciência e religião.

( ) Segundo Lévi-Strauss, os "primitivos" têm magia, mas também operam de maneira classificatória; os "modernos" têm ciência, mas também operam por meio da bricolagem.

( ) Para Durkheim a religião pressupõe a existência de uma comunidade moral unida em torno de determinados valores (em seus termos, uma igreja) e a magia não.

Assinale a opção correta

  • A.

    V, V, V, F, F

  • B.

    V, V, F, F, V

  • C.

    F, V, F, V, F

  • D.

    F, F, V, V, F

  • E.

    F, F, F, V, V

No Ensaio sobre a Dádiva, Mauss analisa várias expressões do princípio da reciprocidade. Julgue as proposições que se seguem e que tratam dos pontos-de-vista do autor sobre esse tema.

I. Mauss examina em seu ensaio uma grande quantidade de práticas relacionadas à dávida como o kula, o potlatch, festivais e banquetes melanésios e da costa noroeste da América do Norte.

II. As formas de troca examinadas por Mauss são orientadas pela utilidade econômica dos objetos trocados e isso se revela nos dois tipos gerais que as trocas assumem: a barganha e a troca silenciosa.

 III. Nas formas arcaicas de trocas que Mauss examina em seu Ensaio percebe-se que não são somente os objetos que circulam. Juntamente com eles, circulam pessoas e direitos.

IV. O que orienta a dádiva não é o valor utilitário dos bens, mas a tripla obrigação de dar, receber e retribuir.

V. A conclusão final de Mauss sobre a dádiva mostra que o homem é um "animal econômico" em todos os tipos de sociedades

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

 

  • A.

    I, III e IV

  • B.

    I, IV e V

  • C.

    II, III e V

  • D.

    I, II e V

  • E.

    III, IV e V

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações sobre o relativismo cultural.

( ) O relativismo cultural é uma filosofia moral problemática porque implica sua auto-negação.

( ) A perspectiva relativista pressupõe uma rígida igualdade entre valores absolutos e valores universais.

( ) O etnocentrismo é um fenômeno universal e está associado à propensão dos homens a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

( ) A filosofia relativista é absolutamente necessária na antropologia para demonstrar que por trás de diferenças aparentes os homens são culturalmente iguais.

( ) Apesar de representar um obstáculo à perspectiva antropológica de buscar pelo ponto de vista nativo, os juízos etnocêntricos são índices de integração social.

Escolha a opção correta

  • A.

    V, V, F, F, V

  • B.

    F, F, V, V, F

  • C.

    F, F, V, F, V

  • D.

    V, F, F, V, F

  • E.

    V, F, V, F, F

A prática de trabalho de campo intensivo e de longa duração representou uma importante inovação na pesquisa antropológica. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações acerca do trabalho de campo na antropologia.

( ) A pesquisa de campo é valorizada na antropologia como uma etapa constituinte do método histórico, que busca em última instância colocar as várias sociedades estudadas pelos antropólogos em uma escala evolutiva única.

( ) Malinowski foi o autor que mais se colocou contra o uso desse método.

( ) O trabalho de campo intensivo, de longa duração, conduzido na língua local, focando todos os aspectos da vida cultural da comunidade tornou-se a base a partir da qual o conhecimento etnográfico moderno foi desenvolvido.

( ) As atividades preponderantes durante o trabalho de campo são a aplicação de questionários e o seu processamento.

( ) A idéia de que a pesquisa antropológica deve buscar pelo ponto de vista nativo está intrinsecamente associada ao método da observação participante desenvolvida durante o trabalho de campo. Escolha a opção correta

  • A.

    F, F, V, F, V

  • B.

    V, F, V, F, V

  • C.

    V, V, F, V, F

  • D.

    F, V, F, F, V

  • E.

    V, V, F, F, F

Assinale a opção que melhor expressa a contribuição da escola francesa de sociologia

  • A.

    Em vários autores franceses encontramos a idéia de que a sociedade se funda na lei da reciprocidade entre seus grupos constituintes, que pode ser expressa na troca de bens, de mensagens e de mulheres

  • B.

    A prática de pesquisa de campo intensiva representou uma inovação no método antropológico e foi iniciada pela primeira geração dos alunos de Durkheim, entre os quais se encontrava Mauss

  • C.

    O foco na relação entre a cultura e a estrutura de personalidade tem sido a marca distintiva da escola francesa de sociologia

  • D.

    A preocupação com a estrutura do pensamento, pela via da análise das formas primitivas de classificação, e a percepção de que ela é determinada pela evolução biocultural representou uma das grandes contribuições da obra de Durkheim, Lévi- Strauss e Griaule

  • E.

    A antropologia francesa a partir da década de 40 voltou-se para a questão da ecologia cultural, desenvolvendo importantes ferramentas de analíticas para lidar com o tema

Assinale a opção correta a respeito da suposição que marcou a antropologia inglesa sobre a unidade funcional da sociedade em antropologia

  • A.

    Radcliffe-Brown entendia a função de uma crença ou instituição como o conjunto de necessidades de natureza material que a crença ou instituição em questão atendia

  • B.

    Um dos pressupostos básicos da antropologia de Malinowski é o de que as culturas formam todos integrados porque, como meios que os homens usam para satisfazer suas necessidades, os costumes que compõem uma cultura devem manter alguma coerência entre si

  • C.

    O método de análise funcional desenvolvido por Malinowski estava fundado em uma suposição básica sobre a natureza do homem como um ser idealizador e sonhador

  • D.

    A idéia de função na antropologia britânica deriva de uma analogia que equipara a sociedade com um edifício, com alicerces, paredes e enfeites

  • E.

    O conceito de função na antropologia britânica dos anos 30 e 40 esteve sempre associado à idéia de que as sociedades passam pelos mesmos estágios evolutivos

Raymond Firth foi o antropólogo britânico que argumentou que o estudo da estrutura social devia ser complementado pelo da organização social. Assinale a opção correta sobre a relação entre esses dois conceitos

  • A.

    A estrutura da sociedade deve ser pensada em termos de relações entre grupos ou de padrões ideais enquanto a organização social diz respeito à atividade concreta dos indivíduos.

  • B.

    Enquanto o conceito de estrutura social lida com os processos sociais dirigidos para finalidades selecionadas, o de organização social diz respeito aos aspectos burocráticos da ação social

  • C.

    Organização social lida com os aspectos abstratos da vida social e estrutura social com os aspectos de natureza econômica

  • D.

    A estrutura social está intrinsecamente ligada às questões de responsabilidade enquanto a organização social tem a ver com as questões da representatividade

  • E.

    No plano da organização social as possibilidades de conduta estão dadas por modelos elaborados pelo antropólogo; no plano da estrutura social as possibilidades de ação derivam de modelos construídos no interior da sociedade estudada

As afirmativas que se seguem dizem respeito aos tipos de família.

I. Para Malinowski a família nuclear funda-se em três tipos básicos de relações: filiação, consangüinidade e afinidade.

II. Na Antropologia Britânica as formas de descendência matrilinear e patrilinear determinam as várias formas de família nuclear.

III. A família extensa é uma forma de organização familiar que requer a conjugação de pelo menos duas famílias nucleares.

IV. Fortes mostrou que o grupo doméstico tem um ciclo de desenvolvimento no tempo, o que o torna uma unidade social dinâmica. Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas

  • A.

    I e III

  • B.

    I e IV

  • C.

    II e III

  • D.

    III e IV

  • E.

    I e II

No tocante às principais teorias do parentesco elaboradas na antropologia, assinale a opção correta

  • A.

    A chamada teoria da aliança foi desenvolvida por Murdock, antropólogo americano que a expôs no Livro Social Structure

  • B.

    Na teoria da aliança dá-se grande ênfase analítica às linhagens corporadas, pois são elas que formam as peças fundamentais desse modelo teórico.

  • C.

    A chamada teoria da descendência está associada à obra do antropólogo francês Claude Lévi- Strauss

  • D.

    A teoria da descendência dá especial destaque aos elementos psicológicos, oriundos da análise freudiana, que operam na constituição do parentesco

  • E.

    A teoria do parentesco desenvolvida pela escola britânica de Antropologia enfatiza os aspectos jurídicos-políticos do fenômeno, dando grande atenção aos grupos unilineares de parentesco, enquanto a abordagem estruturalista dá atenção aos modelos de trocas matrimoniais

A Antropologia Política como um campo de estudo da Antropologia tem como marco o ano de 1940, quando foram publicadas duas obras que se tornaram clássicas na disciplina: Os Nuer, de Evans-Pritchard, e Sistemas Políticos Africanos, organizado por Fortes e Evans-Pritchard. Assinale a opção que melhor representa as contribuições dessas obras.

  • A.

    As duas obras inauguraram uma abordagem histórica aos sistemas políticos africanos

  • B.

    Elas representaram o primeiro esforço organizado para a análise da relação entre meio ambiente, política e religião

  • C.

    As duas obras representam a grande reação britânica ao estruturalismo de Lévi-Strauss

  • D.

    Essas obras mostraram respectivamente o caráter segmentado das linhagens unilineares e instauraram a distinção entre sociedades com estado e sociedades sem estado

  • E.

    Escrita por autores que foram alunos de Malinowski, elas revelam os desdobramentos mais radicais do esforço por fazer a descrição etnográfica de todos os aspectos da cultura de um povo

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