Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a seguinte afirmação: "A contraposição que se estabelece entre a Arqueologia Tradicional e a Nova Arqueologia está relacionada a uma mudança de perspectiva quanto à própria prática científica: de
As expressões que completam corretamente o texto acima, respectivamente, são
hipotética, valorativa, amostral, reducionista, tipológica.
indutiva, descritiva, qualitativa, particularista, normativa.
prescritiva, descritiva, amostral, particularista, tipológica.
hipotética, valorativa, qualitativa, reducionista, normativa.
indutiva, interpretativa, descritiva, tipológica, cronológica.
O pós-processualismo não possui uma identidade única enquanto corrente teórica, uma vez que abrange variadas vertentes do pensamento arqueológico que floresceram ao longo das duas últimas décadas e que compartilham alguns princípios orientadores. Entre as opções abaixo, escolha aquela que apresenta correntes teóricas da arqueologia contemporânea que possuem maior identidade com o pós-processualismo.
Marxista, de gênero, estruturalista e cognitiva.
Estruturalista, cognitiva, normativa e comportamental.
Estruturalista, cognitiva, indigenista e neo-evolucionista.
Comportamental, neo-evolucionista, cognitiva e de gênero.
Comportamental, de gênero, indigenista e estruturalista.
Considere o seguinte texto relativo à definição de dois conceitos amplamente utilizados na Arqueologia Brasileira (Terminologia Arqueológica Brasileira para Cerâmica, 1966).
"
__________ corresponde a grupo de elementos ou __________ que se distribuem com persistência __________. Por __________ define-se qualquer complexo de cerâmica, lítico, padrões de habitação, relacionado no tempo e no espaço, em um ou mais __________".As expressões que completam corretamente o texto acima, respectivamente, são:
Fase, datas, temporal, tradição, contextos geográficos.
Fase, técnicas, cultural, horizonte, níveis estratigráficos.
Tradição, datas, cronológica, fase, sítios.
Tradição, técnicas, temporal, fase, sítios.
Horizonte, técnicas, cultural, tradição, níveis estratigráficos.
O campo da arqueologia histórica distingue-se da arqueologia pré-histórica no Brasil por abranger o estudo
arqueológico de aspectos materiais, em termos históricos, culturais e sociais concretos, dos efeitos do mercantilismo e do capitalismo, desde o século XV até os dias atuais.
das fontes arqueológicas, escritas, arquitetônicas e iconográficas relacionadas a grupos étnicos descendentes de populações européias e africanas.
arqueológico de fontes documentais materiais dos períodos colonial, imperial e republicano, até a primeira metade do século XX.
arqueológico de qualquer formação social que apresente fontes documentais escritas a seu respeito, sejam essas proto-históricas, de contato ou póscontato.
arqueológico de sítios associados a povos, locais ou fatos notáveis na História.
O desenvolvimento do interesse pela formação de profissionais especializados na área de arqueologia no Brasil iniciou-se a partir de
1960, com a atuação do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas (PRONAPA).
1961, com a promulgação da Lei Federal nº 3924, relacionada à proteção das jazidas arqueológicas.
1937, com a promulgação do Decreto-Lei nº 25, relativo à proteção do patrimônio histórico e artístico nacional.
1970, com a atuação da Missão Franco-brasileira.
1981, com a promulgação da Lei Federal nº 6938, relacionada à política nacional de meio ambiente.
Entre os processos de formação pós-deposicionais, indique quais processos de formação natural auxiliam na preservação do depósito arqueológico.
A ação erosiva dos ventos, das águas, dos gelos e as transgressões oceânicas.
Ambientes secos ou com excessiva umidade, com temperaturas extremas ou o enterramento súbito por cinzas vulcânicas, areias, gelos ou lama.
Os climas amenos da área tropical com temperaturas quentes e úmidas, riqueza de vegetação e atividades de insetos.
A deposição em solos ácidos e em áreas com clima temperado.
A deposição em ambientes sedimentares arenosos e anaeróbicos.
Considere a seguinte afirmação "A __________ elabora modelos sobre os processos culturais de formação do registro arqueológico por meio do estudo dos padrões de produção, distribuição, consumo e descarte da cultura material pelas sociedades atuais. Por sua vez, a __________ estuda como os agentes não-culturais atuam na formação, preservação e alteração do registro arqueológico". As expressões que completam corretamente o texto acima, respectivamente, são
arqueologia experimental e arqueometria.
paleoantropologia e paleogeografia.
etnoarqueologia e geoarqueologia.
zooarqueologia e tafonomia.
Em uma prospecção de reconhecimento em áreas amplas é necessário valer-se de amostragens. Entre as opções abaixo, marque aquela que não corresponde aos métodos amostrais de prospecção.
Oportunística.
Aleatória simples.
Aleatória estratificada.
Sistemática estratificada.
Superficial total.
Entre os métodos de datação absoluta atualmente disponíveis para o estabelecimento de cronologias arqueológicas, indique qual das opções abaixo destaca métodos que permitem a datação direta de um vestígio arqueológico.
Radiocarbono e potásio-argônio.
Termoluminescência e séries de urânio.
Radiocarbono e séries de urânio.
Ressonância eletrônica de spin e potássio-argônio.
Radiocarbono e termoluminescência.
Alguns sítios e monumentos arqueológicos sempre foram conhecidos (por exemplo, as pirâmides do Egito), outros foram descobertos por acaso (por exemplo, Lascaux, descoberta por escolares durante a 2ª Guerra Mundial) e por leigos (o exército de terracota do 1º imperador da China). Quando não há informações sobre a existência de sítios numa determinada área, o arqueólogo deverá proceder
à prospecção superficial, geofísica ou aérea da área a ser investigada, recorrendo a um reconhecimento superficial total ou por amostragem (oportunística ou probabilística) e à realização de sondagens.
ao levantamento dos sítios existentes na área a ser investigada por meio da realização de poços testes e à escavação de todos os sítios localizados.
à definição de estratégias de escavação de trincheiras na busca das evidências.
à utilização exclusiva de técnicas de amostragem na realização de sondagens sub-superficiais para detectar sítios arqueológicos, pois a maioria das evidências não se encontra visível por meio de percurso de área.
ao levantamento bibliográfico, gráfico e fotográfico da área a ser investigada para o reconhecimento prévio da totalidade dos sítios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...