Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os cortes empregados em projetos de arquitetura fornecem as informações complementares, com destaque para as
A viabilidade econômica de um empreendimento imobiliário depende, entre outras variáveis, do desempenho do projeto arquitetônico. Para efeito dessa análise, são utilizados alguns índices que visam determinar o impacto do projeto na rentabilidade global do empreendimento. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Quanto mais eficiente for o projeto arquitetônico, maior será a área destinada às circulações.
Quanto mais compacta for a edificação, ou seja, quanto menor for a razão entre a área (A) e o perímetro (P) de uma edificação (A ÷ P), menor será o seu custo.
O custo da edificação é inversamente proporcional à densidade das paredes.
Quanto mais concentrados estiverem os pontos hidráulicos, maior o custo do empreendimento.
O estudo do tratamento das fachadas de um edifício compreende, em linhas gerais, sucessivas fases. Depois de definir os meses do ano e as horas do dia durante os quais é necessário impedir ou limitar a entrada dos raios solares, deve-se conhecer a eficiência geométrica dos diversos tipos de dispositivos de proteção de fachadas. Com base nas imagens apresentadas, e sabendo que corresponde a um ângulo horizontal e , a um ângulo vertical de sombra, assinale a opção correta.
A máscara 1, definida pelo ângulo horizontal , corresponde a um dispositivo horizontal de sombra.
A máscara 2, definida pelo ângulo vertical , corresponde ao dispositivo de sombra mais indicado para as fachadas leste e oeste.
O desenho da sombra produzida por varandas ou marquises corresponde à máscara 3.
A máscara definida pelos ângulos e corresponde a um dispositivo de sombra do tipo cobogó que pode limitar a entrada da radiação solar.
Quanto aos sistemas de ar-condicionado, assinale a opção correta.
O fan coil é um sistema de resfriamento de água dimensionado, quanto à sua capacidade, de acordo com a vazão necessária à retirada de cargas térmicas de ambientes.
A instalação de ar-condicionado em auditório resultará em desperdício de energia quando a soma das áreas da seção útil dos aparelhos de insuflação no teto for menor que as de retorno localizadas nos degraus entre as poltronas.
Quando o sistema de ar é previsto para condicionar integralmente um edifício, as instalações centrais têm custo superior ao dos aparelhos do tipo split, já que uma unidade externa pode alimentar várias unidades internas.
Dutos isolados termicamente conduzem a água gelada aos andares de um edifício dotado de um sistema central de arcondicionado. A água é resfriada na casa de máquinas em um aparelho denominado chiller.
Considere que o reservatório de água de um hospital de 300 leitos e 20.000 m² de área construída foi dimensionado segundo o cálculo abaixo.
0,25 m 3 /leito × 300 leitos = 75 m³ 75 × 2 = 150 m³ (reserva para 2 dias) 20.000 m² ÷ 500 m²/m³ = 40 m³ (reserva de incêndio) 150 m³ + 40 m³ = 190 m³ A partir das informações apresentadas e sabendo que o consumo diário do hospital é de 250 L/leito (0,25 m³/leito) e que a reserva de incêndio deve corresponder a 1 m³ de água para cada 500 m² de área construída, assinale a opção correta.Em conformidade com as informações apresentadas, mesmo quando a concessionária cortar o abastecimento, sprinklers (chuveiros automáticos) e caixas de incêndio poderão dispor de 40.000 L de água.
Nessa obra, haverá um volume suficiente para a reserva de incêndio em um reservatório de água com 6,00 m × 6,00 m de base e 5,00 m de altura útil.
De acordo com as informações dadas, a obra não deve ser aprovada porque o consumo do sistema de sprinklers não está incluído na previsão de água.
O engenheiro da obra poderá ser advertido se a fiscalização constatar que não haja hidrantes no local das antecâmaras das escadas.
Considerando as informações da planilha acima, assinale a opção correta.
No item B da planilha, 2,5 kg de cimento ÷ 0,125 m³ de areia correspondem a uma dosagem de cerca de 20 kg/m³. Nesse caso, o teor de cimento está muito alto, tendo em vista que um concreto magro de F = 50 kg/cm² consome aproximadamente 160 kg/m³.
Considerando-se a junta de massa entre os blocos de 1 cm, haverá um consumo de 25 blocos/m² de parede.
Na fabricação dos blocos, a mão-de-obra e o material representam, respectivamente, 10% e 35% do preço de venda, aproximadamente.
Na composição do item F está incluído o custo das despesas com a fiscalização.
Com relação às coberturas, assinale a opção correta.
É impossível fixar as telhas em uma cobertura com telhas de barro e com declividade de 100%, portanto, com 90º de inclinação.
A declividade de 15% para um telhado formado por telhas onduladas de fibrocimento é a recomendada pelos fabricantes; então, um telhado dessas telhas onduladas com um ângulo de 8,6º pode ser aprovado pela fiscalização, pois atende às especificações do fabricante.
Um terraço impermeabilizado foi executado com uma declividade de 2%. Nesse caso, o correto parecer da fiscalização deve conter a seguinte redação: feitas as medições, constatou-se um ângulo de 2º para o escoamento das águas pluviais.
A impermeabilização correta de um terraço deve ser rígida com traço 1:3, já que esse tipo de laje é suscetível a fissuras provenientes de variações térmicas.
Considerando a relação entre as densidades urbanas e os custos de infra-estrutura demonstrados no gráfico acima, assinale a opção correta.
Devido à otimização da rede, o custo do sistema de abastecimento de água em uma cidade com densidade de 100 habitantes/ha é menor do que em uma cidade com 500 habitantes/ha.
Em uma cidade de 300 habitantes/ha, o custo da pavimentação é inferior ao somatório do custo das redes de água e esgoto.
Os custos de infra-estrutura urbana crescem em progressão geométrica com a diminuição da densidade.
Os custos de infra-estrutura são diretamente proporcionais à densidade urbana.
Além da tabela acima e da expressão: i = ( h × 100) ÷ c, em que i = inclinação (%), h = altura e c = comprimento, constam na NBR 9050 as seguintes determinações:
– os patamares entre os segmentos de rampa devem ter dimensão longitudinal mínima de 1,20 m;
– no início e término da rampa devem ser previstos patamares medindo, no mínimo, 1,20 m na direção do movimento.
Com base nos dados apresentados, assinale a opção na qual a rampa está em conformidade com a NBR 9050.
Para atender aos portadores de necessidades especiais, a rampa deve estar localizada ao lado de uma escada existente, alcançar uma altura de 3,50 m com dois segmentos de 35,00 m e um patamar de 1,50 m.
Se estiver localizada no pé-direito duplo de um hall, a rampa deverá alcançar uma altura de 3,00 m com uma inclinação de 8,33% em três segmentos.
Com uma largura de 1,20 m a rampa deverá alcançar um desnível de 2,40 m em três lances paralelos. A declividade de 1:12 somada aos patamares obrigatórios resulta em uma planta de 12,00 m (comprimento) e 3,60 m (largura total).
Uma rampa de acesso externo ao edifício deve alcançar uma altura de 1,50 m em único e largo aclive de 18,00 m em direção à entrada principal.
O desenvolvimento de um projeto de arquitetura é composto de diferentes etapas de trabalho. A representação e a expressão dos projetos na fase do estudo preliminar, ou anteprojeto, têm sido marcadas por apresentações sofisticadas e bastante elaboradas em função das ferramentas computacionais. Porém, as representações dos desenhos nas etapas dos projetos de aprovação ou legal, dos projetos executivos e dos detalhamentos não sofreram grandes transformações. De acordo com as definições dos desenhos técnicos de arquitetura, assinale a opção correta.
A planta de cobertura corresponde à planta que indica os principais elementos de um projeto no contexto urbano que o circunda.
A planta baixa corresponde à planta de um ambiente, de uma ala ou de todo o pavimento de um edifício, vista de cima após a execução de um corte horizontal, que normalmente mostra a forma e a distribuição dos espaços interiores, as paredes, as janelas e as portas que o delimitam.
O corte representa a projeção ortográfica, normalmente em escala, de um edifício ou estrutura sobre o plano vertical paralelo a um de seus lados.
A planta de situação corresponde à planta que apresenta a vista aérea de uma construção e a forma de seu telhado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...