Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos estilos arquitetônicos que classificam os períodos na história da arquitetura, assinale a opção correta.
O Brutalismo foi um movimento da arquitetura, na década de 50 do século passado, que enfatizou a utilização estética de processos construtivos básicos, especialmente o concreto moldado no local, sem nenhuma preocupação aparente com o aspecto visual.
O Art Déco foi um movimento artístico, na década de 50 do século passado, que influenciou a arquitetura e caracterizou-se pela ênfase na estrutura formal, pela redução das formas naturais e equivalentes geométricos e pela organização dos planos de um objeto representado independentemente de suas exigências figurativas.
O Cubismo, movimento artístico da década de 20 do século passado, influenciou a arquitetura principalmente pelos motivos geométricos, formas curvilíneas, contornos bem definidos e cores fortes.
O Desconstrutivismo foi uma tendência na arquitetura que misturou livremente estilos históricos diversos com o propósito de combinar as virtudes de diferentes procedências.
A figura acima apresenta, numerados de I a VI, alguns dos elementos que constituem a estrutura de uma tesoura em madeira. Assinale a opção correspondente à denominação correta desses elementos.
I = diagonal; II = empena; III = pendural; IV = ripa; V = terça; VI = caibro
I = empena; II = diagonal; III = pendural; IV = ripa; V = caibro; VI = terça
I = empena; II = diagonal; III = pendural; IV = ripa; V = terça; VI = caibro
I = empena; II = diagonal; III = pendural; IV = terça; V = ripa; VI = caibro
A sociologia urbana estuda as relações sociais (entre indivíduos, grupos e agentes sociais) dentro do espaço urbano. Originou-se em uma importante escola, nos Estados Unidos da América, em fins do século XIX, de onde saíram estudos clássicos acerca de migrações, formas de inserção de indivíduos em ambientes novos, profissões urbanas, relações de vizinhança etc., que se transformaram em referências para pesquisas e estudos.
A escola mencionada no texto é a escola de(a)
Em 1972, a UNESCO criou a Convenção do Patrimônio Mundial, para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. É parte de um esforço internacional na valorização de bens, que, por sua importância para a referência e a identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos. Entre os bens do patrimônio mundial da UNESCO, não se inclui o(a)
O patrimônio material protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com base em legislações específicas, é composto de um conjunto de bens culturais classificados, segundo a sua natureza, em Livros de Tombo. Conforme a Lei n.o 7.709/1994, que dispõe acerca da preservação e da proteção do patrimônio histórico, artístico, ambiental e cultural do município de Belém, a Fundação Cultural do Município de Belém possui quatro Livros de Tombo, ou de Registros de Bens Culturais, nos quais são inscritos os bens a que se refere o disposto no art. 1.o dessa lei. Com base na legislação citada, assinale a opção que apresenta corretamente a denominação do Livro de Tombo e os bens nele inscritos.
Livro de Tombo de bens da arte marajoara: inclui as cerâmicas marajoaras, fruto do trabalho dos índios da ilha de Marajó.
Livro de Tombo de bens naturais: inclui paisagens, espaços ecológicos, recursos hídricos, monumentos e sítios, reservas naturais, parques e reservas municipais.
Livro de Tombo de bens móveis e integrados, de valor histórico, artístico, folclórico, iconográfico, toponímico, etnográfico: inclui obras, edifícios, conjuntos e sítios urbanos e rurais.
Livro de Tombo de bens imóveis de valor histórico, arquitetônico e urbanístico e paisagístico: inclui acervos de bibliotecas, arquivos, museus, coleções, objetos e documentos de propriedade pública e privada.
As cartas patrimoniais são recomendações de temas ligados à preservação e à conservação do patrimônio cultural. A carta patrimonial denominada carta internacional acerca da conservação e da restauração de monumentos e sítios, elaborada no II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos de Monumentos Históricos (ICOMOS), em maio de 1964, é conhecida como Carta
Tendo como referência o texto acima, assinale a opção que não corresponde às idéias do restauro.
A restauração da obra de arte coloca, com efeito, uma dúplice instância: a estética, que corresponde ao fato basilar da artisticidade pela qual a obra de arte é obra de arte; a histórica, que lhe compete como produto humano realizado em certo tempo e lugar e que em certo tempo e lugar se encontra.
A restauração, além de incluir os procedimentos de conservação, atua especificamente nos valores históricos e estéticos da obra de arte, restituindo esses valores tanto quanto possível.
A restauração pode ser praticada de forma empírica, pois atualmente existe um aparato técnico-científico que confere uma base segura para as intervenções nas obras.
A restauração deve dirigir-se ao restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, sempre que isso seja possível, sem cometer falsificação artística ou histórica, e sem apagar as marcas do transcurso da obra de arte através do tempo.
Um lote de terreno retangular medido em planta com régua comum (simples), apresentou as medidas da figura.
Sabendo-se que o desenho está na escala de 1:500, a área do lote, em m², é de
Observe os símbolos abaixo.
Eles representam, respectivamente,
luva e união.
torneira de bóia e ralo.
hidrômetro e junção com derivante para cima.
união e cruzeta.
tubo reto horizontal e tubo de queda.
Ao iniciar-se a construção de um edifício escolar em uma cidade do interior em terreno retangular de 50 × 40 m, em loteamento novo com apenas a demarcação dos lotes, é necessário demarcar o lote para a instalação do canteiro. A trena fornece os lados, enquanto os ângulos são determinados por triangulação.
As diagonais 1 e 2 devem medir, em metros, respectivamente e aproximadamente,
64 e 62
64 e 64
50 e 55
50 e 50
45 e 45
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...