Questões de Arquitetura do ano 2008

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Segundo Kenneth Frampton, sob muitos aspectos, o Estilo Internacional pode ser entendido como pouco mais que uma expressão conveniente, denotando uma modalidade arquitetônica cubista que se espalhou por todo o mundo desenvolvido na época da Segunda Guerra Mundial. Pode-se afirmar que algumas das características comuns ao Estilo Internacional são:

  • A.

    a deliberação de fazer uma arte em conformidade com a sua época, a renúncia de modelos clássicos do passado, tanto na temática como no estilo e a procura de integração da arquitetura às características locais.

  • B.

    a deliberação de fazer uma arte em conformidade com a sua época e a invocação de modelos clássicos do passado, tanto na temática como no estilo.

  • C.

    o uso das formas geométricas simples, a ausência do uso de ornamentos aplicados, coberturas planas, as superfícies grandes, sem texturas e amiúde brancas, grandes áreas envidraçadas e o uso generalizado da construção em aço e concreto armado.

  • D.

    a busca de uma funcionalidade decorativa e a invocação de modelos clássicos do passado, tanto na temática como no estilo.

  • E.

    a preocupação básica com as formas abstratas, a renúncia ao decorativismo e a procura de integração da arquitetura às características locais.

A Carta de Atenas, divulgada anos após ser redigida, sintetiza as posições dos CIAM sobre a organização e o planejamento das cidades. Sobre esse importante documento, considere as afirmativas:

I. A morfologia contida nos postulados da Carta teve forte influência na produção teórica e nas realizações do pósguerra de 1945 até finais dos anos sessenta.

II. A Carta de Atenas formulou exigências e estabeleceu critérios para a organização e gestão das cidades, influenciando na criação das cidades funcionalistas.

III. A grande divulgação, aliada ao dogmatismo, clareza e sistematização com que os pontos doutrinários foram redigidos, está na origem do impacto desse documento polêmico e apaixonado.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Numa situação ideal, ao projetar uma escada, a relação de dimensionamento entre o piso e o espelho do degrau deve ser constante; para tanto, a fórmula de Blondel estabelece, de forma empírica, o cálculo do piso em função do espelho e vice-versa. Considerando o piso (P) e o espelho (E), a fórmula idealizada pelo arquiteto francês é:

  • A.

    2E + P = 52/ 53 (média).

  • B.

    2P + E = 63/ 64 (média).

  • C.

    2E + P = 62/ 64 (média).

  • D.

    2P + E = 52/ 54 (média).

  • E.

    2E + P = 72/ 73 (média).

Construída na década 50 e inaugurada oficialmente em 1960, a cidade de Brasilia abrigou a transferência dos orgãos federais do Rio de Janeiro para a nova capital. Sob muitos aspectos, essa cidade se revestiu de um caráter simbólico, reafirmando o estabelecimento da modernidade brasileira. Com relação aos pressupostos teóricos e intenções que envolveram o projeto do Plano Piloto desenvolvido por Lúcio Costa, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Sob muitos aspectos, o plano de Lúcio Costa constituía uma criação original. Adotava os grandes princípios do urbanismo do século XX, mas reagia contra a tendência à dispersão e à falta de unidade que até então tinham sido suas conseqüências.

  • B.

    O plano de Lúcio Costa é inteiramente clássico em sua pureza, simetria e concepção de distribuição racional dos elementos no interior de uma figura preestabelecida, estabelecendo vínculos de afinidade com o pensamento da cidade industrial de Tony Garnier.

  • C.

    Os dois eixos perpendiculares, consagrados respectivamente ao setor público e ao lazer, marcam formalmente a intenção de integração das duas atividades cotidianas pelo arquiteto.

  • D.

    A rigidez na composição e a prioridade absoluta dada ao arranjo do Eixo Monumental, onde foram localizados os prédios administrativos, garantiram ao local a permeabilidade e o ordenamento misto tão desejado pelos arquitetos modernos.

  • E.

    O Plano de Lúcio Costa enfatiza as idéias do movimento moderno, propondo substituir os antigos espaços abertos e fluidos por alinhamentos contínuos dos edifícios ao rés do chão.

Um dos grandes desafios na arquitetura contemporânea consiste na conciliação do conforto ambiental com a eficiência energética. Dentre os recursos que o arquiteto pode utilizar para minimizar a carga térmica no interior dos edifícios, podem-se citar:

  • A.

    brises, fachadas ventiladas ou ventilação cruzada.

  • B.

    células fotovoltaicas para captação de energia solar, laje nervurada e estrutura independente.

  • C.

    brises, janela corrediça-horizontal envidraçada e a utilização de pedras na fachada.

  • D.

    pilotis, terraço-jardim e janela corrediça-horizontal envidraçada.

  • E.

    cobertura vegetal e a utilização de paredes de concreto.

Nas instalações de esgoto, a caixa, ligada à tubulação de águas servidas em cozinhas e copas, destinada a permitir a retirada de substâncias solidificadas é habitualmente chamada de:

  • A.

    caixão.

  • B.

    caixa de passagem.

  • C.

    caixa de descarga.

  • D.

    caixa de areia.

  • E.

    caixa de gordura.

Considere as afirmativas abaixo:

I. Nos madeiramentos de telhado, a viga de madeira que é apoiada diretamente sobre a alvenaria e serve de apoio aos caibros é chamada de rincão.

II. Buzinote é o nome atribuído à pequena gárgula ou cano instalado habitualmente junto ao piso de terraços ou sacadas e calhas por onde são despejadas as águas pluviais aí captadas.

III. A peça de madeira que é disposta na vertical e voltada para a face interna dos vãos de portas e janelas e que articula as folhas das esquadrias é denominada caixilho.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

O pós-modernismo na arquitetura pode ser caracterizado pela tentativa de fazer uma revisão crítica do postulado que aponta para a forma como derivada da função, a partir da constatação de que a função pode ser mudada enquanto a forma permanece. O texto de arquitetura que veio a servir como suporte teórico para o movimento pós-moderno foi “Complexidade e Contradição em Arquitetura”, escrito por Robert Venturi em 1962. A importância do livro traduz-se essencialmente por suas documentadas críticas aos rigores do estilo internacional.

Observe a imagem abaixo e analise as afirmativas:

I. A imagem acima corresponde ao projeto da Piazza d’Italia, elaborado pelo arquiteto Charles Moore e está associada ao movimento pós-moderno.

II. Algumas das características evidentes na imagem desse projeto são o uso da ornamentação e de referências históricas.

III. Algumas das características evidentes na imagem desse projeto são o uso de elementos decorativos, a integridade estrutural e o uso de formas geométricas simples.

IV. O projeto acima é considerado um símbolo do movimento desconstrutivo em arquitetura.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Ao refletir sobre algumas das questões fundamentais que envolvem a cidade, Kevin Lynch enumerou cinco dimensões básicas que serviriam como ponto de partida de uma teoria da boa forma da cidade. Essas cinco dimensões são:

  • A.

    Sentido, Adequação, Acesso, Controle e Segurança.

  • B.

    Sentido, Adequação, Acesso, Controle e Moradia.

  • C.

    Adequação, Acesso, Controle, Moradia e Lazer.

  • D.

    Adequação, Acesso, Controle, Vitalidade e Sentido.

  • E.

    Acesso, Controle, Vitalidade, Sentido e Segurança.

Observe as imagens abaixo da Villa Rotonda, projetada por Andrea Palladio:

Com relação à organização da forma e aos princípios ordenadores gerais na concepção arquitetônica, pode-se identificar na construção:

  • A.

    organização centralizada e uso da repetição e da assimetria como elementos de direcionamento espacial.

  • B.

    organização linear e uso da simetria e do ritmo como elementos de redirecionamento espacial entre os blocos.

  • C.

    organização aglomerada, fragmentação e utilização de uma malha estrutural regular em todos os blocos.

  • D.

    articulação dos blocos por justaposição, equilíbrio assimétrico e ordenamento das circulações internas através de eixos de simetria.

  • E.

    organização centralizada, equilíbrio simétrico e ordenamento das circulações internas por meio de eixos.

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