Questões de Arquitetura do ano 2008

Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A computação gráfica ampliou a utilização de softwares direcionados para a representação de projetos de arquitetura, tornando cada vez mais simples o compartilhamento e compatibilidade entre eles. Assim, se um escritório contrata um arquiteto para fazer um projeto arquitetônico que deverá também ser desenvolvido por outras áreas (estrutura, elétrica, etc.), deve pedir ao arquiteto que entregue os arquivos magnéticos que conterão os desenhos do projeto no formato mais genérico possivel, o que corresponde à extensão:

  • A.

    .dxf.

  • B.

    .dwg.

  • C.

    .dbf.

  • D.

    .plt.

  • E.

    .cdr.

A locação de obras de edifícios consiste em transferir as informações técnicas contidas na escala do projeto para a escala real do terreno. Sobre essa etapa da construção civil é correto afirmar que:

  • A.

    os pontos a serem demarcados para definir o edifício no terreno são feitos pelo referencial previamente definido, onde se consideram duas coordenadas topográficas – uma altimétrica e uma planimétrica – que permitem definir, por exemplo, o eixo central de fundações, paredes, etc.

  • B.

    a implantação de um edifício está sempre referenciada a partir de um ponto conhecido e previamente definido pelo projeto. A partir desse ponto, passa-se a locar no solo a projeção do edifício projetado no papel. Nesse caso, é comum ter-se como referência os pontos referentes ao alinhamento da rua, uma lateral do terreno, um ponto fixado pelo topógrafo quando da realização do controle do movimento de terra ou um poste no alinhamento do passeio.

  • C.

    a coordenada planimétrica é dada pela transferência de nível de um ponto de origem a outro que se deseja demarcar, utilizando-se, para isso, um aparelho de nível, régua de referência e trena.

  • D.

    a tabeira ou gabarito, que se utiliza no processo de locação de um edifício, independente das características topográficas do terreno, é montada com auxílio de pontaletes de madeira de 7,5 x 7,5cm ou 7,5 x 10,0cm, espaçados de 1,5 a 1,80m e distribuídas ao redor da edificação a ser locada a aproximadamente 1,20m do local da construção.

  • E.

    a tabeira, em quaisquer casos, é nivelada ao redor do edifício a ser locado pelo processo de triangulação isométrica e da inserção de cavaletes que permitem demarcar o ponto do eixo central de fundações, paredes, etc.

Na construção civil, a madeira é uma das matérias-primas que permitem diferentes formas de aplicabilidade, interna ou externa, e usos temporários ou definitivos. Dessa maneira, é correto afirmar que:

  • A.

    a madeira serrada é o produto com menor grau de processamento que incluem o desdobro, o esquadrejamento e o destopo das peças para o emprego na construção civil.

  • B.

    o aproveitamento da madeira na construção civil pesada se deve ao fato de resistir aos impactos de flexão, tração e compressão, beneficiado pelos cortes transversais.

  • C.

    na construção civil leve externa é comum a utilização de madeira serrada e beneficiada na confecção de peças para gabaritar (locar) uma obra, uma vez que inibe a geração de resíduos e abrange peças rígidas.

  • D.

    a construção civil pesada externa e leve interna estrutural utiliza peças de madeira serrada na forma de pontaletes e tábuas, com destinação para usos temporários (andaimes, escoramento e fôrmas para concreto) e as ripas e caibros para usos definitivos em partes secundárias de estruturas de cobertura.

  • E.

    a construção civil pesada interna engloba peças de madeira serrada na forma de vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de cobertura.

A discussão teórico-conceitual que versa sobre a renovação e preservação urbana esbarra, entre tantos aspectos, no conflito entre limites e funções dos espaços históricos e nãohistóricos da cidade. Quanto a esse debate, muitos documentos sobre políticas de conservação do patrimônio material e imaterial, bem como as críticas e as teorias desenvolvidas por autores considerados clássicos no âmbito da arquitetura, revelam a importância de se integrar a cidade histórica à contemporânea como parte da memória dos que a habitam. Nesse sentido, é relevante afirmar que:

  • A.

    a Carta de Atenas (1942), em seus conteúdos urbanísticos, recomenda que a conservação de sítios e monumentos arquitetônicos deve contemplar as funções habitar, trabalhar e circular nos projetos de renovação urbana.

  • B.

    a Carta de Veneza (1964) estabeleceu nova interpretação de monumento histórico, que passou a embasar as iniciativas de preservação e conservação do patrimônio cultural no mundo ocidental, incluindo os aspectos simbólicos contidos nas áreas urbanas.

  • C.

    para Giulio Carlo Argan (2000), a conservação de valores intangíveis das áreas urbanas históricas, incluindo as centrais, deve trabalhar com a hipótese de renovação da cidade a partir do conceito de “museus a céu aberto”.

  • D.

    Henry Lefèbvre (1991) destaca que, a partir da industrialização, os centros urbanos desapareceram, e que as qualidades estéticas desses centros antigos se constituem no suporte para a renovação e a conservação do patrimônio cultural das cidades.

  • E.

    Kevin Lynch (1981) introduziu, a partir da década de 1980, no processo de conservação de áreas urbanas, o conceito de “fachadismo” como a melhor maneira de apropriação de tipologias arquitetônicas históricas.

O projeto e a construção de um edifício têm como premissas básicas garantir condições satisfatórias de funcionamento. Para tanto, os instrumentos técnicos normativos edilícios e urbanísticos, estabelecidos pelas Leis Municipais, Estaduais e Federais, dispõem de mecanismos de regulação quanto à adequação das edificações às condicionantes climáticas, econômicas, culturais e tecnológicas locais, minimamente. Sabe-se, portanto, que os parâmetros de conforto ambiental estão diretamente relacionados às restrições espaciais internas e externas. Quanto às condicionantes internas, as atividades que são realizadas no espaço construído, bem como a relação com o perfil dos seus usuários, definem os principais aspectos a considerar no tratamento da questão em epígrafe.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

O projeto urbanístico, inserido na categoria disciplinar do desenho urbano, tem entre seus propósitos a organização físico-espacial da cidade ou de suas partes, na tentativa de atender às demandas qualitativas e quantitativas que o modo e condição de vida contemporânea requerem. Trata-se, pois, de responder aos anseios advindos das esferas sociocultural, econômica, política, tecnológica, ambiental, entre outros. Nessa escala de projeto, as legislações pertinentes ao tema definem, por exemplo, padrões de ocupação, formas de parcelamento do solo, traçado viário e demais espaços públicos de descanso, recreação e lazer. Em se tratando, especificamente, do traçado urbano, ele se inicia pela definição de avenidas, bulevares, ruas e caminhos para pedestres que possibilitem acessar diferentes partes do espaço urbano. Em relação a esses aspectos, analise as afirmativas a seguir:

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

A introdução de espécies vegetais, equipamentos de lazer e mobiliário urbano necessita de estudos caso a caso no espaço da cidade, em decorrência da própria especificidade de cada elemento, as áreas propícias para a implantação, os diferentes grupos de usuários e o entorno. A distribuição e o grupamento desses elementos em locais disponíveis da cidade contemporânea, normalmente em calçadas e calçadões, devem garantir boas condições de mobilidade, acessibilidade, conforto e segurança para os transeuntes que utilizam o espaço público. Para isso, os projetos paisagísticos devem atender a legislações e normas que regulamentam a implantação, por exemplo, de árvores, equipamentos de lazer e recreação e mobiliário urbano, distribuídos em faixas capazes de ordenar e racionalizar o espaço destinado para esses fins. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

Assinale :

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

A circulação viária é um dos principais componentes da estrutura físico-espacial urbana pelo fato de possibilitar, prioritariamente, o percurso de veículos automotores e, também, o ordenamento de muitas redes de infra-estrutura. Em relação aos processos construtivos para os leitos carroçáveis, destaca-se, por exemplo, a pavimentação urbana, cuja finalidade é resistir e distribuir os esforços verticais, horizontais e tangenciais, resistir ao desgaste e propiciar conforto e segurança ao usuário. Quanto a esse aspecto, analise as afirmativas a seguir à luz da literatura técnica:

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

O desenvolvimento de um projeto arquitetônico se constitui em um processo complexo e intrincado, em que há muitos fatores e componentes que o inscrevem no campo da arte física e no ato de resolver os conflitos e as necessidades humanas ante o meio ambiente. Tem, por sua vez, a difícil tarefa de compatibilizar continuidade histórica, condições locacionais regionais e específicas, necessidades físicas e psicológicas da sociedade, inovações estruturais e vantagens tecnológicas, forma expressiva e espaço criativo. Nesse contexto, podemos destacar os sistemas estruturais como elementos essenciais da arquitetura que, entre vários aspectos, objetivam a construção, permitindo-lhe controle e segurança do espaço físico para o modo de vida individual e coletiva. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Os sistemas estruturais cuja função principal é a de agrupar cargas de planos horizontais colocados uns sobre os outros e transmiti-las verticalmente à base são sistemas estruturais verticais.

II. Os sistemas estruturais verticais caracterizam-se pelos sistemas particulares de agrupamento de cargas, transferência destas e estabilização lateral.

III. Os elementos lineares, retos e fixos em seu comprimento constituem meios geométricos para definir planos e estabelecer relações tridimensionais por sua posição no espaço.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Considerar os equipamentos e o mobiliário é fundamental para a configuração definitiva dos ambientes, o que normalmente se faz após a aprovação do estudo preliminar. O dimensionamento final dos ambientes depende dos equipamentos e do mobiliário de cada um. Não se deve dimensionar um ambiente nem a mais, nem a menos. O ideal é que ele tenha o tamanho necessário, considerando uma certa folga, porque os equipamentos estão sempre mudando. O posicionamento dos equipamentos e do mobiliário orienta os projetos de instalações, pois, caso eles não estejam no lugar, não será possível definir adequadamente o leiaute que vai condicionar a colocação de tomadas, dos pontos de luz, de água e de esgoto. A definição de tal posicionamento serve também para orientar projetos complementares mais específicos, como a instalação de ar condicionado e a localização das centrais de serviços.

                                                                      

Tendo como referência inicial o texto acima, e considerando que, ao projetar um centro cirúrgico ou um simples posto de enfermagem, o arquiteto deverá ter uma perfeita noção dos objetivos e do funcionamento da unidade ou do ambiente e, ainda, das relações desses espaços funcionais com os demais, julgue os itens subseqüentes.

O leiaute definitivo do ambiente resulta do posicionamento dos equipamentos e do mobiliário, após a aprovação do estudo preliminar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...