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Julgue os itens a seguir.
I O uso do Algoritmo de Iluminação Global permite simular o transporte dos raios de luz, inclusive a sua inter-reflexão nas superfícies difusas da cena. O AutoCAD 2007 oferece essa ferramenta como parte integrante original e não como um plug-in a ser adquirido a parte.
II Gerar animações a partir de modelos tridimensionais é umas das facilidades mais importantes oferecidas pelos sistemas CAD. Em geral, desenha-se uma linha, círculo ou arco, que define o caminho da câmera virtual a ser animada. Em seguida, o sistema gera a animação que simula um passeio por dentro ou fora do modelo, podendo essa tarefa ser gravada para reprodução posterior. Essas facilidades são conhecidas como walkthrough e estão disponíveis na maioria dos sistemas CAD atuais.
III A tarefa de elaborar uma biblioteca com os símbolos arquitetônicos usuais pode ser muita extensa e cansativa. Em alguns sistemas CAD recentes, pode-se destacar os blocos dinâmicos da versão 2006 do AutoCAD, que permitem ajustar o bloco no próprio desenho.
IV Poucos sistemas CAD não oferecem ferramentas que auxiliem o usuário a customizar a sua interface para executar tarefas repetitivas, como criar blocos, componentes etc. O AutoCAD oferece a linguagem de scripts AutoLISP para executar tais customizações. Contudo, alguns sistemas CAD menos onerosos financeiramente não oferecem facilidades tais como o Sketch Up.
A quantidade de itens certos é igual a
Para uma compreensão da obra de Oscar Niemeyer do ponto de vista dos conceitos fundamentais sobre arquitetura, sociedade e cultura, são importantes:
I. A busca de uma identidade cultural-arquitetônica nacional.
II. A inclusão de um pensamento arquitetônico internacional.
III. O uso e incentivo dos avanços inerentes à estrutura de concreto armado.
IV. O estabelecimento de conceitos para uma visão científica da cidade, a serviço de uma sociedade mais consciente e responsável.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II e IV.
I e III.
II, III e IV.
IV.
Lucio Costa, por meio de suas reflexões e formulações, definiu qual modernidade deveria ser abraçada pela arquitetura brasileira. Segundo a sua escolha, a arquitetura moderna do país deveria, necessariamente, passar pela
utopia, entendida como "um país imaginário onde um governo ideal reina sobre um povo feliz".
adoção de uma atitude "estética", pela subserviência à matéria e suas características físicas.
disciplinada obediência ao "princípio da utilidade" e regras simples do funcionalismo.
inspiração na fascinante natureza brasileira e nos primitivos costumes indígenas.
conjugação de técnica e beleza, pela valorização da noção de "ordem" e, simultaneamente, da experiência mundana das "coisas boas de olhar".
No projeto de armação da viga de travamento 41 do projeto executivo da estrutura de concreto armado, abaixo,
verifica-se que
existem ferros com quatro diâmetros diferentes.
a ferragem mais comprida possui o maior diâmetro.
a ferragem mais curta possui o menor diâmetro.
o comprimento dos estribos é maior do que 1,65 m.
os estribos estão distribuídos a cada 8 ou 10 cm.
Considere os desenhos e imagens de seis obras de Lina bo Bard i, abaixo,
e a seguinte frase de Lina:
Mas o tempo linear é uma invenção do Ocidente, o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim.
Observando-se tais obras constata-se que
I. sua criação é um mosaico capaz de juntar o impensável, não porque parta de projetos, não porque tenha fantasias, mas, ao contrário, porque trabalha com o material disponível.
II. ela exercia a arquitetura pela arquitetura, sem ficar pincelando em seu trabalho referências de outros campos como arte, filosofia, antropologia, literatura e psicanálise.
III. seu trabalho apoia-se na ideia anti-intervencionista, representando a defesa do caráter sagrado dos edifícios considerados monumentos.
IV. Lina foi uma defensora do novo, sem se deixar perturbar pelo pré-existente, sem necessidade de contar com o entorno para recriá-lo ou traduzir em sua obra.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I, II e IV.
I.
II, III e IV.
IV.
Considere o conjunto arquitetônico do Museu do Pão, projeto de autoria do escritório Brasil Arquitetura (2008) e o seguinte poema de Augusto de Campos:
Eu defenderei até a morte o novo
por causa do antigo e até a vida o
antigo por causa do novo. O antigo
que foi novo é tão novo como o
mais novo.
Analisando-se os princípios fundamentais desse projeto, é correto afirmar:
I. A dialética permanente entre tradição e invenção, somada à abertura crítica para assimilar e recriar linguagens e informações produzidas em outros cantos do planeta, é um traço central da cultura brasileira.
II. Tem-se de preservar o que de melhor cria-se e constrói-se em história, sob pena de aprisionar-se num presente desfigurador.
III. Tem-se de apostar no novo, porque ele é ingrediente fundamental de afirmação e de transformação das comunidades e do conjunto da sociedade.
IV. Nessa intervenção arquitetônico/museológica, tudo se tornou objeto expositivo: a estrutura dos edifícios, os fechamentos, o controle da luz, os passadiços, os materiais empregados, até os nichos para exposição.
Está correto o que se afirma em
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
IV, apenas.
Considere os croquis do projeto para o Rio de Janeiro, de Le Corbusier (1929), e as fotomontagens realizadas a partir de matriz informática e de fotografias de época, a seguir,
e as afirmativas:
I. Os projetos revelam a observação minuciosa de Le Corbusier e um conhecimento notável dos lugares.
II. Le Corbusier queria "autoestrada" praticável e, portanto, realizável, negociando, de um jeito ou de outro, com as curvas de nível, a cidade existente.
III. Nenhuma inovação tecnológica adicional era necessária para a realização dessa "serpente" diante do mar.
IV. Para Le Corbusier, a arquitetura participa de maneira decidida, prática, total e mesmo totalitária do desejo de transformação do mundo.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
IV, apenas.
Considere o projeto de James Stirling e equipe para uma série de residências estudantis da Universidade de St. Andrews (1964-68), paradigma nas discussões que envolvem conjuntos habitacionais:
Considerando tais edifícios, constata-se que
todos os pavimentos são repetidos para maior racionalização da construção.
o entorno não foi um dado relevante para o projeto.
houve uma tendência ao empirismo e, naturalmente, algum desperdício na obra.
a construção é essencialmente pré-fabricada.
existem poucos elementos standards de obra, o que torna difícil a execução.
Considere o Piccolo Teatro del Mondo, projeto de Aldo Rossi (1979), realizado com estrutura tubular e placas de madeira sobre um barco, em Veneza.
Constata-se que essa obra
I. expressa a vontade de referenciar os monumentos que definem a memória de Veneza.
II. é uma contundente crítica ao modernismo e nada tem do movimento moderno.
III. é uma celebração da matéria, sendo a forma somente o veículo que a torna possível.
IV. apoia-se na iconografia como suporte do sentimento.
Está correto o que se afirma em
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O corte é uma peça gráfica de grande importância tanto para o desenvolvimento quanto para a representação da espacialidade de um projeto arquitetônico, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. Considere os desenhos abaixo, cortes de distintas fases do desenvolvimento do projeto do Centro Desportivo em Galdácano (1996-2000), na Espanha, de autoria dos arquitetos Sol Madridejos e Juan Carlos Sancho Osinaga.
Em relação à quantidade de informações que os cortes podem fornecer, verifica-se que
toda estrutura principal é metálica e serve como expressão externa da arquitetura.
a hierarquia da planta está refletida na organização dos cortes.
os espaços importantes são iluminados por claraboias prismáticas situadas na parte superior da cobertura.
os espaços de pé-direito duplo são fluidos e iluminados apenas pelas claraboias.
uma dupla simetria organiza o projeto, sendo os quadrantes marcados pela iluminação natural alta, indireta e difusa.
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