Questões de Arquitetura do ano 2010

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Para a elaboração de projetos de edificações, devem ser seguidas algumas premissas para fins de racionalidade e economicidade dos processos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

I A coordenação geral das atividades técnicas de projeto de edificação deve ser feita em função das determinações do projeto de estrutura.

II As determinações e representações (desenhos e textos) do projeto de estrutura, em todas as suas etapas, devem ser estabelecidas objetivando a coordenação e a conformidade das demais atividades técnicas que compõem o projeto da edificação.

III A elaboração do projeto de arquitetura deve ser orientada, em cada uma das suas etapas, por informações de referência a utilizar, informações técnicas a produzir e documentos técnicos a apresentar.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Apenas o item I está certo.

  • C.

    Apenas o item II está certo.

  • D.

    Apenas o item III está certo.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Os documentos típicos de um projeto executivo são

  • A.

    perspectiva, maquete e análise preliminar de custos.

  • B.

    croquis e estudo preliminar.

  • C.

    heliográfica, xerográfica, microfilmagem e sistema fotográfico.

  • D.

    eixos do projeto, sistema estrutural e indicação de cotas verticais.

  • E.

    plantas (incluindo locação), cortes, fachadas, detalhamentos, discriminação técnica, especificações e lista de materiais.

Assinale a alternativa que contém elemento que não está diretamente inserido no grupo de itens componentes das instalações mecânicas de uma edificação.

  • A.

    automação predial

  • B.

    elevadores e monta-cargas

  • C.

    ventilação ou condicionamento do ar

  • D.

    equipamentos de coleta e tratamento de lixo

  • E.

    equipamentos, tubulações, controles e proteções para ar comprimido, vácuo e oxigênio

A respeito do cronograma físico-financeiro para projetos de edificações (arquitetura), assinale a alternativa correta.

  • A.

    O software AutoCAD é o mais indicado para a elaboração dos gráficos de um cronograma físico-financeiro para projetos de edificação.

  • B.

    Os aplicativos de geoprocessamento, criados para uso em cronogramas físico-financeiros, permitem o acompanhamento dos percentuais realizados das atividades técnicas de um projeto.

  • C.

    São exemplos de atividades técnicas do projeto, identificadas no cronograma físico-financeiro, topografia, sondagem, arquitetura e estrutura.

  • D.

    Em um cronograma físico-financeiro, a sigla PB-ARQ se refere à etapa de elaboração das plantas baixas do projeto de arquitetura.

  • E.

    O objetivo fundamental de um cronograma físico-financeiro é apresentar a sequência das etapas das atividades técnicas por meio de fluxograma que registre as suas interdependências, atributos físicos e de duração.

Assinale a alternativa com designação usual para os arquivos digitais que apresentam as informações geométricas fundamentais dos elementos e objetos físicos (para sua compreensão e visualização) que poderão ser usadas como arquivos referenciados.

  • A.

    agente ou disciplina

  • B.

    layer / level / camada

  • C.

    arquivos referenciados

  • D.

    arquivos de base

  • E.

    arquivos de folha

Assinale a alternativa correta. O comprimento de uma faixa auxiliar de tráfego depende:

  • A.

    da variação de velocidade requerida.

  • B.

    do greide, que não deve ultrapassar a três por cento.

  • C.

    de sua função, ou seja, se a faixa é de mudança de velocidade ou se é de armazenamento.

  • D.

    da largura projetada para a faixa.

Assinale a alternativa correta. Parte da linha troncal do sistema integrado de transporte coletivo de Criciúma está implantada sobre faixa exclusiva da Av. Centenário. Para que haja uma faixa de circulação exclusiva para ônibus é recomendável que tenha no mínimo:

  • A.

    outras duas faixas para acomodação do tráfego geral e que a largura da faixa destinada ao transporte coletivo fique entre 3,25 e 3,50 metros.

  • B.

    outra faixa para acomodação do tráfego geral e que a largura da faixa destinada ao transporte coletivo fique entre 2,50 e 2,80 metros.

  • C.

    outra faixa para acomodação de automóveis e motos, e outra para caminhões, vans e utilitários, e que a largura da faixa destinada ao transporte coletivo fique entre 2,50 e 3,25 metros.

  • D.

    outras três faixas para acomodação do tráfego geral e que a largura da faixa destinada ao transporte coletivo fique entre 2,75 e 3,25 metros.

Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os itens correspondem exclusivamente ao estudo de demanda para o planejamento de um sistema de transporte coletivo urbano.

  • A.

    Pesquisa de origem/destino; rede de linhas; número de fábricas.

  • B.

    Campanha publicitária; rede de linhas; hábitos de transporte.

  • C.

    Pesquisa de origem/destino; rede de linhas; hábitos de transporte.

  • D.

    Pesquisa de origem/destino; planejamento de garagens; hábitos de transporte.

Um grupo de empresários pretende implantar um Shopping Center em uma região que abrange cerca de um milhão de habitantes. Este shopping com área total de 60.000,00 m², distribuídos igualmente por três pavimentos de lojas e um parque de estacionamento ao ar livre dimensionado à razão de uma vaga para cada 15,00 m² de área construída. Indique, entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta a localização mais adequada para a área mínima do terreno que os empresários precisarão adquirir para a construção do empreendimento, considerando que, para cada vaga de estacionamento e circulação se deve prever 25,00 m², mais 25% sobre a área total do terreno para os acessos e áreas verdes de infiltração natural das águas pluviais.

  • A.

    O terreno deverá estar localizado próximo ao cruzamento de duas vias expressas ou arteriais, com ligação rápida ao centro e com as demais cidades da região e ter área mínima de 160.000,00 m².

  • B.

    O terreno deverá estar localizado junto de qualquer via urbana e ter área mínima de 120.000,00 m2.

  • C.

    O terreno deverá estar localizado próximo ao cruzamento de duas vias expressas ou arteriais, com ligação rápida com o centro e com as demais cidades da região e ter área mínima de 120.000,00 m².

  • D.

    O terreno deverá estar localizado no centro da cidade e ter área mínima de 160.000,00 m².

A prefeitura de uma determinada cidade resolveu desenvolver um novo desenho para sua principal via arterial, que interliga os quatro bairros mais centrais. Nesse novo desenho os arquitetos propuseram uma ciclovia bidirecional em toda a extensão da via. A dimensão de uma ciclovia bidirecional pode variar de (assinale a alternativa cuja variação atende aos requisitos de segurança, conforto e economia):

  • A.

    Largura mínima de 2,50 m e recomendável de 3,00 m.

  • B.

    Largura mínima de 1,50 m e recomendável de 2,20 m.

  • C.

    Largura mínima de 3,00 m e recomendável de 4,00 m.

  • D.

    Largura mínima de 1,50 m e recomendável de 2,50 m.

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