Questões de Arquitetura do ano 2010

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O projeto de design de interiores concilia as necessidades do usuário com as características arquitetônicas do local e as possibilidades do espaço físico existente, por meio do uso de mobiliários, cor, luz e texturas, a fim de definir a identidade e a qualidade visual do espaço. No que se refere a design de interiores e decoração, julgue os seguintes itens.

O uso de texturas rústicas, ásperas ou opacas é indicado para ambientes com muito barulho, pois permite maior absorção do som.

  • C. Certo
  • E. Errado

O projeto de design de interiores concilia as necessidades do usuário com as características arquitetônicas do local e as possibilidades do espaço físico existente, por meio do uso de mobiliários, cor, luz e texturas, a fim de definir a identidade e a qualidade visual do espaço. No que se refere a design de interiores e decoração, julgue os seguintes itens.

Para promover a sensação de aconchego em hall de entrada com pé-direito duplo, utilizam-se, como recurso de composição espacial, o escurecimento do teto e a instalação de luminárias pendentes com focos de luz direcionados para baixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos procedimentos técnico-administrativos para execução de projetos, obras e serviços de arquitetura e engenharia judiciária, julgue os próximos itens.

O estudo de viabilidade técnica, desenvolvido paralelamente ao anteprojeto de arquitetura, fornece subsídios para a elaboração do cronograma de execução e dos custos de infraestrutura da obra que deve acompanhar o projeto executivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O preço de venda ou valor final de um serviço de construção civil é igual ao custo da obra acrescido

  • A.

    da despesa de investimento de capital.

  • B.

    da taxa de benefícios e despesas indiretas.

  • C.

    da taxa de administração central.

  • D.

    dos custos de mobilização e desmobilização.

  • E.

    dos gastos relativos à tributação.

De acordo com o Referencial Técnico AQUA (2007), o bom desempenho acústico de um espaço é alcançado quando é possível conciliar duas necessidades básicas: o usuário não é perturbado em suas atividades cotidianas por ruídos aéreos ou de impacto emitido por fontes internas e externas ao edifício; o contato auditivo com os ambientes próximos é preservado, permitindo ao usuário reconhecer os sinais sonoros desejados (úteis e/ou agradáveis).

Nessa perspectiva, considere as condições acústicas que o projeto de uma escola deve atender.

I - Otimizar a posição dos ambientes entre si, através da setorização, considerando as atividades desenvolvidas.

II - Priorizar, na implantação, o aumento do afastamento em relação às vias de tráfego.

III - Definir a forma e o volume dos ambientes, independentemente da reverberação.

IV - Isolar os ambientes sensíveis em relação ao espaço exterior, sem comprometer a ventilação natural.

Está correto o que se apresenta em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, II e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Considerando a citação acima, um material polêmico, cuja especificação merece uma análise criteriosa por parte do avaliador de projeto, quando empregado em obras financiadas, é

  • A.

    compósito de plástico-madeira.

  • B.

    poliestireno expandido.

  • C.

    tintas acrílicas.

  • D.

    bloco de concreto.

  • E.

    policloreto de vinil.

Observe acima uma área de estacionamento projetada recentemente para atender à edificação de uso público. Foi adotado, no desenho das vagas, o dimensionamento de 3,10 m x 5,00 m, atendendo, também, à legislação vigente, com relação ao número de vagas especiais necessárias. Analisando o dimensionamento proposto para as vagas comuns, verificou-se que o desenho final NÃO otimiza o número de carros estacionados porque

  • A.

    a largura é excessiva para ser adotada como padrão.

  • B.

    um melhor aproveitamento da área externa foi impedido.

  • C.

    todas as vagas foram dimensionadas para usuários cadeirantes.

  • D.

    uma exigência de legislação já ultrapassada foi atendida.

  • E.

    metade da zona de transição foi inserida na largura.

Entre os inputs para um bom projeto, encontra-se a definição clara de responsabilidades em que se inserem: supervisão, compatibilização, coordenação e gerenciamento dos projetistas. Caberá ao responsável pela compatibilização, na gestão de projetos,

  • A.

    liberar e aprovar os projetos, consultorias e especialidades em suas diversas etapas e fases.

  • B.

    promover a integração e a operacionalização do processo.

  • C.

    deliberar sobre falhas nos projetos.

  • D.

    fornecer subsídios e aprovar as definições tecnológicas dos sistemas construtivos.

  • E.

    estabelecer critérios de custo e prazo das obras.

Alguns escritórios de projeto adotam para o estudo de compatibilização o estudo em 3D, de modo que se verifiquem as interferências físicas que possam ocorrer. A figura abaixo ilustra uma interferência física entre tubo e viga.

Para que o processo de compatibilização em 3D seja possível, será necessário

  • A.

    aumentar o número de reuniões entre as equipes para avaliação das interferências físicas.

  • B.

    atender a um código de cor, dando maior atenção à sobreposição de layers.

  • C.

    verificar as limitações de modelagem do software na representação de lajes e vigas.

  • D.

    reduzir a interoperabilidade dos softwares de projeto arquitetônico com outros projetos.

  • E.

    adotar softwares que permitam o máximo de integração entre os projetos.

Na avaliação de imóveis rurais, para fins de formação de valor, a caracterização da região é dada por

I - sistema de transporte coletivo, escolas e facilidade de comercialização dos produtos;

II - clima, recursos hídricos, relevo e classes de solos predominantes;

III - aspectos ligados à infraestrutura pública, como canais de irrigação e energia elétrica;

IV - estrutura fundiária, vocação econômica e disponibilidade de mão de obra.

Está correto o que se caracteriza em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

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