Questões de Arquitetura do ano 2010

Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um investidor precisa decidir entre dois investimentos com fluxo de caixa simples, pertencentes à área de construção. Sabe-se que ele adotará, na sua análise, os critérios de Taxa Interna de Retorno (TIR) e Taxa Mínima de Atratividade (TMA). A partir dos dados apresentados, determinadas as TMA e TIR de cada opção de investimento, dentre as opções abaixo, qual a que permite a escolha de somente um projeto?

  • A.

    TIR1>TMA1 ; TIR1<TIR2

  • B.

    TIR1>TMA1 ; TIR1>TIR2

  • C.

    TIR1<TMA1 ; TIR1=TIR2

  • D.

    TIR1<TMA2 ; TR1<TIR2

  • E.

    TIR1=TMA2 ; TR1>TR2

Se um desenho de AutoCAD possui um estilo de cota dimensionado para ser impresso na escala 1:50, sendo necessário imprimi-lo agora na escala 1:25. O que é preciso fazer para que as proporções e valores das cotas existentes sejam mantidas?

  • A.

    Editar o estilo de cota atual, dividindo por dois sua escala global.

  • B.

    Utilizar o comando escala, selecionar todos os objetos e especificar como fator de escala o número “2”.

  • C.

    Utilizar o comando escala, selecionar todos os objetos e especificar como fator de escala o número “0.5”.

  • D.

    Utilizar o comando escala, selecionar todos os objetos e especificar como fator de escala o número “0.25”.

  • E.

    Alternar para o modo Layout (paperspace), utilizar o comando zoom e especificar a escala “1000/25xp”.

Os corredores exclusivos para circulação de ônibus, propostos para solucionar os problemas do trânsito urbano, são criticados por alguns urbanistas porque exigem

  • A.

    redução da disponibilidade do espaço para trânsito dos demais veículos e estacionamentos.

  • B.

    vias exclusivas para os veículos particulares.

  • C.

    sistemas de controle que interferem negativamente na produção do setor automotivo.

  • D.

    uso de barreira acústica que onera os cofres públicos.

  • E.

    uma política de precificação das vias a curto prazo.

Os custos ou os benefícios que as ações de algum agente econômico causam sobre outros, sem que exista alguma forma de compensação entre eles, são denominados externalidades. As externalidades do transporte urbano dependem

  • A.

    da poluição gerada pelos veículos.

  • B.

    do número de passageiros distribuído por veículos.

  • C.

    do tipo de veículo e sua taxa de ocupação.

  • D.

    das demandas existentes no transporte sobre pneus.

  • E.

    dos eventos marcantes no calendário das prefeituras.

O anel ou arco metropolitano tem por objetivo

  • A.

    segregar o tráfego de passagem.

  • B.

    delimitar a região metropolitana.

  • C.

    fomentar a expansão metropolitana.

  • D.

    contornar áreas ambientalmente sensíveis.

  • E.

    promover o desenvolvimento econômico de regiões pouco densas.

NÃO pode ser considerada(o) uma consequência de mudanças na rede de transporte a(o)

  • A.

    diminuição no uso de um modal.

  • B.

    valorização fundiária.

  • C.

    modificação do perfil do comércio.

  • D.

    aumento do gabarito construtivo.

  • E.

    aumento da densidade populacional.

A copa de 2014, que será realizada no Brasil, necessita de maiores investimentos na área de transporte associados a uma política ambiental em que se reduza a emissão de CO2.

Para que a conexão entre as cidades sedes dos jogos seja mais adequada ambientalmente, a política de transporte deverá

  • A.

    aumentar a capacidade do transporte aéreo.

  • B.

    aumentar a disponibilidade dos modais.

  • C.

    executar novos terminais hidroviários.

  • D.

    investir no transporte sobre trilhos.

  • E.

    recuperar as rodovias.

No Brasil, apesar de inciativas como a privatização de portos e ferrovias, o modal rodoviário ainda é dominante na matriz de transporte. No entanto, na análise da característica operacional desse modal, constata-se que a menos eficiente, dentre as abaixo citadas, é

  • A.

    velocidade.

  • B.

    capacidade.

  • C.

    frequência.

  • D.

    disponibilidade.

  • E.

    confiabilidade.

Sabendo-se que nenhuma avaliação de imóvel poderá prescindir de vistoria, esta deve ser efetuada objetivando

  • A.

    computar as benfeitorias realizadas no imóvel.

  • B.

    conhecer e caracterizar o bem avaliado.

  • C.

    estimar o tempo de uso do objeto avaliado.

  • D.

    avaliar as variáveis qualitativas.

  • E.

    conferir as variáveis quantitativas.

Os processos de gerenciamento de projetos se desdobram em várias áreas de conhecimento, interligadas e interdependentes, tendo, cada uma, um plano, sendo sua execução controlada para que atinja os objetivos. Como os planos são separados, é importante uma gestão específica de integração para coordenar o trabalho.

Dentre as atribuições abaixo, qual é a da Gestão de Integração?

  • A.

    Identificar riscos.

  • B.

    Definir atividades.

  • C.

    Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto.

  • D.

    Buscar recursos financeiros para viabilizar o projeto.

  • E.

    Planejar recursos humanos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...