Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A temporalidade e a elaboração progressiva dos projetos exigem a adoção de um ciclo de vida, que pode ser definido como o espaço finito de tempo no qual as atividades dos projetos estão circunscritas. O ciclo de vida é geralmente dividido em fases.
De acordo com as etapas do projeto, afirma-se que
o nível de atividade, a quantidade de pessoas envolvidas e os custos são altos no início, diminuem gradativamente durante a execução e caem rapidamente quando o projeto se aproxima do final.
o produto ou resultado final do projeto pode ser mudado mais facilmente no final.
o custo e o prazo, quando se trabalha com consultores externos, serão função indireta do tempo estimado para a execução do projeto.
a previsibilidade do projeto é relativamente alta no início e diminui com o desenrolar das atividades e o equacionamento dos riscos.
as mudanças vão ficando cada vez mais difíceis e custosas conforme o projeto avança, já que o resultado é construído progressivamente.
A governança foi definida pelo Banco Mundial em 1992 como a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos para o desenvolvimento econômico e social de um país, uma região ou uma cidade. A governança falha quando
existe uma separação clara entre os domínios público e privado.
falta um quadro previsível de leis e regras governamentais.
um conjunto de regras e regulamentos reduzidos dificulta as atividades dos cidadãos e dos negócios.
a tomada de decisões é excessivamente concentrada ou pouco transparente.
a presença de um quadro metropolitano adequado resulta no reforço da liderança metropolitana.
Observe abaixo os instrumentos disponíveis para resolver conflitos da gestão metropolitana.
I - Planos, programas, projetos, bases de dados e pesquisa. (Planejamento)
II - Leis, Decretos, Regulamentos, Normas, padrões e licenciamentos. (Legais e jurídicos)
III - Diretorias, conselhos, comissões e audiências públicas. (Consultivos)
IV - Convenções, contratos, convênios, associações municipais, coalizões e consórcios. (Acordos)
V - Isenção de impostos, receitas fiscais, tarifas, subsídios, concessões, royalties. (Compensações)
Caracterizam-se como instrumentos para resolução de conflitos da gestão metropolitana o apresentado em
I, apenas.
I e V, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades a serem realizadas para atender às necessidades e expectativas do projeto.
Tendo em vista a definição acima de gerenciamento de projetos, afirma-se que o(a)
fluxo de trabalho e a coordenação devem ser administrados verticalmente.
excesso de regras e regulamentos facilita as atividades da equipe técnica.
modelo de gerenciamento de projetos precisa ser constantemente aperfeiçoado e adaptado às necessidades particulares de cada empresa.
gestão de projetos é realizada por meio de um único processo definido como uma série de ações para obtenção dos resultados desejados.
melhoria do gerenciamento de projetos se dá a partir da gestão do conhecimento organizacional e da concentração de informações.
Existem alguns modelos de gerenciamento, cada vez mais utilizados, que tratam do grau de maturidade das organizações em gerenciamento de projetos, como o PMMM Project Management Maturity Model e o OPM3 Organizational Project Management Maturity Model. A adoção de modelos de gerenciamento ocorre porque as empresas entendem que o aumento da maturidade pode trazer vantagens, como a(o)
I - diminuição de custos;
II - aumento de produtividade;
III - previsibilidade de prazos;
IV - reestruturação dos stakeholders;
V - otimização de recursos.
São vantagens para as empresas aquelas apresentadas em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Além do aspecto organizacional, é relevante salientar o papel das diferentes etapas no gerenciamento de projetos. Procedimentos, processos, políticas e ferramentas mais formalizadas são vitais para o planejamento e o gerenciamento. Formas de gerenciamento que adotaram o modelo sistêmico ou por processo consideram que eles devem ser organizados a partir de uma série de ações para obtenção dos resultados desejados. O gerencimento de projetos é realizado pela execução de etapas processuais que podem ser definidas como:
I - Planejamento
II - Execução
III - Monitoramento
IV - Controle
V - Encerramento
São etapas de gerenciamento de projetos aquelas indicadas em
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
O Plano Diretor é um instrumento de planejamento regulamentar tradicional que, para ser elaborado em correspondência aos novos preceitos da Política Urbana e incorporado aos instrumentos do Estatuto da Cidade, exigiu o aprimoramento da gestão municipal.
Nesse contexto, o(a)
PEU (Plano de Estruturação Urbana) detalhava o Plano Diretor num nível local de ação.
Plano Diretor teve como partida a utilização dos cadastros imobiliários existentes.
Plano Diretor atende ao próprio processo de democratização do país, pela ampliação do papel do Governo Federal, ao assumir novas responsabilidades, em contraponto à falência do modelo anterior, centralizado ao poder municipal.
Plano Diretor é o instrumento básico da política urbana, formulado pelo Governo Federal, e integra o processo contínuo de planejamento da cidade.
Constituição Federal de 1988 determina a toda a cidade com mais de 20.000 habitantes a obrigatoriedade da realização de um Plano Diretor.
O Monumenta é um programa de recuperação do patrimônio cultural urbano. Preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano e estimular ações que aumentem a consciência da população sobre a necessidade de preservação do acervo existente fazem parte dos objetivos do Programa.
Sobre o Programa Monumenta, afirma-se que
é uma proposta urbana municipal que se destaca na promoção de uma legislação específica do patrimônio histórico.
mobiliza as associações locais, em conjunto com técnicos da própria Prefeitura e personalidades ligadas à cultura municipal.
inclui uma série de ações para solucionar problemas relacionados à infraestrutura e ao sistema de redes urbanas.
criou alianças para financiar ações através de convênios e acordos de cooperação técnico-financeiro entre os municípios e o governo estadual.
foi criado numa iniciativa do poder público federal, com o objetivo de ampliar os mecanismos de proteção do patrimônio histórico.
A partir da figura acima, julgue os itens a seguir, relativos a conforto nas edificações.
A formação de correntes convectivas entre os planos de vidro e o brise horizontal são irrelevantes para o sistema de proteção solar.
A partir da figura acima, julgue os itens a seguir, relativos a conforto nas edificações.
Os elementos apresentados na figura são suficientes para serem inseridos em um conjunto de pranchas de um projeto básico que esteja em conformidade com a Lei n.o 8.666/1993.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...