Questões de Arquitetura do ano 2010

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A temporalidade e a elaboração progressiva dos projetos exigem a adoção de um ciclo de vida, que pode ser definido como o espaço finito de tempo no qual as atividades dos projetos estão circunscritas. O ciclo de vida é geralmente dividido em fases.

De acordo com as etapas do projeto, afirma-se que

  • A.

    o nível de atividade, a quantidade de pessoas envolvidas e os custos são altos no início, diminuem gradativamente durante a execução e caem rapidamente quando o projeto se aproxima do final.

  • B.

    o produto ou resultado final do projeto pode ser mudado mais facilmente no final.

  • C.

    o custo e o prazo, quando se trabalha com consultores externos, serão função indireta do tempo estimado para a execução do projeto.

  • D.

    a previsibilidade do projeto é relativamente alta no início e diminui com o desenrolar das atividades e o equacionamento dos riscos.

  • E.

    as mudanças vão ficando cada vez mais difíceis e custosas conforme o projeto avança, já que o resultado é construído progressivamente.

A “governança” foi definida pelo Banco Mundial em 1992 como a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos para o desenvolvimento econômico e social de um país, uma região ou uma cidade. A governança falha quando

  • A.

    existe uma separação clara entre os domínios público e privado.

  • B.

    falta um quadro previsível de leis e regras governamentais.

  • C.

    um conjunto de regras e regulamentos reduzidos dificulta as atividades dos cidadãos e dos negócios.

  • D.

    a tomada de decisões é excessivamente concentrada ou pouco transparente.

  • E.

    a presença de um quadro metropolitano adequado resulta no reforço da liderança metropolitana.

Observe abaixo os instrumentos disponíveis para resolver conflitos da gestão metropolitana.

I - Planos, programas, projetos, bases de dados e pesquisa. (Planejamento)

II - Leis, Decretos, Regulamentos, Normas, padrões e licenciamentos. (Legais e jurídicos)

III - Diretorias, conselhos, comissões e audiências públicas. (Consultivos)

IV - Convenções, contratos, convênios, associações municipais, coalizões e consórcios. (Acordos)

V - Isenção de impostos, receitas fiscais, tarifas, subsídios, concessões, royalties. (Compensações)

Caracterizam-se como instrumentos para resolução de conflitos da gestão metropolitana o apresentado em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e V, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades a serem realizadas para atender às necessidades e expectativas do projeto.

Tendo em vista a definição acima de gerenciamento de projetos, afirma-se que o(a)

  • A.

    fluxo de trabalho e a coordenação devem ser administrados verticalmente.

  • B.

    excesso de regras e regulamentos facilita as atividades da equipe técnica.

  • C.

    modelo de gerenciamento de projetos precisa ser constantemente aperfeiçoado e adaptado às necessidades particulares de cada empresa.

  • D.

    gestão de projetos é realizada por meio de um único processo definido como uma série de ações para obtenção dos resultados desejados.

  • E.

    melhoria do gerenciamento de projetos se dá a partir da gestão do conhecimento organizacional e da concentração de informações.

Existem alguns modelos de gerenciamento, cada vez mais utilizados, que tratam do grau de maturidade das organizações em gerenciamento de projetos, como o PMMM – Project Management Maturity Model e o OPM3 – Organizational Project Management Maturity Model. A adoção de modelos de gerenciamento ocorre porque as empresas entendem que o aumento da maturidade pode trazer vantagens, como a(o)

I - diminuição de custos;

II - aumento de produtividade;

III - previsibilidade de prazos;

IV - reestruturação dos stakeholders;

V - otimização de recursos.

São vantagens para as empresas aquelas apresentadas em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Além do aspecto organizacional, é relevante salientar o papel das diferentes etapas no gerenciamento de projetos. Procedimentos, processos, políticas e ferramentas mais formalizadas são vitais para o planejamento e o gerenciamento. Formas de gerenciamento que adotaram o modelo sistêmico ou por processo consideram que eles devem ser organizados a partir de uma série de ações para obtenção dos resultados desejados. O gerencimento de projetos é realizado pela execução de etapas processuais que podem ser definidas como:

I - Planejamento

II - Execução

III - Monitoramento

IV - Controle

V - Encerramento

São etapas de gerenciamento de projetos aquelas indicadas em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

O Plano Diretor é um instrumento de planejamento regulamentar tradicional que, para ser elaborado em correspondência aos novos preceitos da Política Urbana e incorporado aos instrumentos do Estatuto da Cidade, exigiu o aprimoramento da gestão municipal.

Nesse contexto, o(a)

  • A.

    PEU (Plano de Estruturação Urbana) detalhava o Plano Diretor num nível local de ação.

  • B.

    Plano Diretor teve como partida a utilização dos cadastros imobiliários existentes.

  • C.

    Plano Diretor atende ao próprio processo de democratização do país, pela ampliação do papel do Governo Federal, ao assumir novas responsabilidades, em contraponto à falência do modelo anterior, centralizado ao poder municipal.

  • D.

    Plano Diretor é o instrumento básico da política urbana, formulado pelo Governo Federal, e integra o processo contínuo de planejamento da cidade.

  • E.

    Constituição Federal de 1988 determina a toda a cidade com mais de 20.000 habitantes a obrigatoriedade da realização de um Plano Diretor.

O Monumenta é um programa de recuperação do patrimônio cultural urbano. Preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano e estimular ações que aumentem a consciência da população sobre a necessidade de preservação do acervo existente fazem parte dos objetivos do Programa.

Sobre o Programa Monumenta, afirma-se que

  • A.

    é uma proposta urbana municipal que se destaca na promoção de uma legislação específica do patrimônio histórico.

  • B.

    mobiliza as associações locais, em conjunto com técnicos da própria Prefeitura e personalidades ligadas à cultura municipal.

  • C.

    inclui uma série de ações para solucionar problemas relacionados à infraestrutura e ao sistema de redes urbanas.

  • D.

    criou alianças para financiar ações através de convênios e acordos de cooperação técnico-financeiro entre os municípios e o governo estadual.

  • E.

    foi criado numa iniciativa do poder público federal, com o objetivo de ampliar os mecanismos de proteção do patrimônio histórico.

A partir da figura acima, julgue os itens a seguir, relativos a conforto nas edificações.

A formação de correntes convectivas entre os planos de vidro e o brise horizontal são irrelevantes para o sistema de proteção solar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da figura acima, julgue os itens a seguir, relativos a conforto nas edificações.

Os elementos apresentados na figura são suficientes para serem inseridos em um conjunto de pranchas de um projeto básico que esteja em conformidade com a Lei n.o 8.666/1993.

  • C. Certo
  • E. Errado
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