Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os edifícios judiciais, historicamente, apresentaram diferentes partidos e tipologias. Considere:
1. Victor Dubrugas e Ramos de Azevedo (início do século XX, principalmente no estado de São Paulo).
2. Lúcio Costa, Afonso Reidy, Oscar Niemeyer, outros (meados do século XX, principalmente no Rio de Janeiro).
3. Le Corbusier, outros (início do século XX, Europa). 4. Raul Lino, outros (meados do século XX, Portugal).
I. A arte e arquitetura moderna expressam os ideais de socialização e de construção de um Novo Mundo.
II. Iniciativas modernas que atribuem caráter monumental em edifícios nacionais destacados.
III. Incorpora uma linguagem eclética, com utilização de elementos simbólicos derivados da arquitetura Greco-romana.
IV. Estilização tradicional, com elementos monumentalizantes de art-déco.
A correta correlação é
1-I - 2-IV - 3-III - 4-II.
1-II - 2-III - 3-IV - 4-I.
1-III - 2-II - 3-I - 4-IV.
1-IV - 2-I - 3-II - 4-III.
1-IV - 2-II - 3-I - 4-III.
São etapas do processo de projeto:
I. Levantamento de um conjunto de informações jurídicas, legais, programáticas e técnicas que determinem restrições e possíveis soluções para caracterizar o partido arquitetônico e urbanístico.
II. Conjunto de elementos suficientes, para caracterizar a obra ou serviço, elaborado conforme indicações dos estudos técnicos preliminares que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.
III. Representação intermediária, com definição das tecnologias construtivas e sistemas de instalações prediais dos vários especialistas envolvidos no processo.
IV. Conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes.
V. Análise e avaliação do comportamento da edificação em uso para verificar se estão compatíveis com as expectativas do empreendedor e dos seus usuários.
A correspondência correta dos conteúdos das etapas do processo de projeto com os incisos I, II e III, da Lei no 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos são, respectivamente,
levantamento de dados-I - projeto básico-III.
programa de necessidades-II - projeto básico-III.
projeto básico-II - projeto executivo-IV.
estudo preliminar-II - execução das obras e serviços-IV.
execução das obras e serviços-IV - pós-entrega da obra-V.
A grande quantidade de informações a serem gerenciadas ao longo da obra, deve ser organizada de forma precisa, completa e ordenada, em documento único para cada obra, contendo as generalidades (objetivos, identificação da obra, regime de execução, fiscalização, recebimento da obra, modificações de projeto e classificação dos serviços), materiais de construção (insumos e utilizados: qualidade, tipo e marca) e discriminação dos serviços. A afirmação acima se refere
às Especificações Técnicas.
ao Caderno de Encargos.
ao Memorial Descritivo.
ao Manual do Proprietário.
à Memória Justificativa do Projeto.
Considere um projeto de edifício com plantas livres (layout flexível), com vãos superiores a 10 m, baixo peso específico; deformável (para evitar fissuras e flechas excessivas) e com boa capacidade de suporte. Trata-se de
laje convencional pré-fabricada (vigotas e trilhos de concreto).
laje maciça apoiada sobre vigas e pilares.
laje-cogumelo apoiada diretamente sobre pilares sem capitéis.
laje lisa apoiada nos pilares com capitéis.
laje nervurada apoiada em vigas chatas, ambas protendidas.
Na concepção estrutural de um edifício, define-se qual sistema terá capacidade para transmitir as cargas ao solo e garantir a estabilidade global, de modo a não interferir na proposta estética do projeto arquitetônico. Na concepção do edifício Acal em São Paulo, o caráter estético da solução é resultado do partido construtivo estrutural adotado.
Observe:
Nesse caso, o sistema de contraventamento adotado, foi
misto: Tubos de periferia e Núcleo de rigidez.
misto: Parede estrutural e Core central.
misto: Pórticos e Pilares-parede.
Pórticos planos.
Pilares-parede.
Para limitar a pressão estática máxima do sistema predial de água fria em um edifício de grande altura, considerando a limitação de espaço útil no interior do edifício, recomenda-se:
reservatório intermediário (caixa de quebra-pressão).
válvula redutora de pressão.
barrilete intermediário.
reservatório intermediário com barrilete.
dispositivo de controle nas saídas.
Os projetos de interiores devem considerar as contingências sociais e culturais no campo antropométrico para intervir ergonomicamente nos ambientes e no mobiliário. Nesse sentido, as intervenções em ambientes de trabalho, devem se basear
na planificação dos postos de trabalho setorizando ambientes e atividades de acordo com suas funções.
nas atividades desenvolvidas, em especial nas associadas ao uso do computador, que está diretamente relacionado ao crescente número de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
unicamente na NR 17 Ergonomia e nas Normas Brasileiras e Regulamentadoras (NBRs) correlacionadas.
na adaptabilidade do trabalhador às atividades e seus instrumentos e ferramentas anatomicamente desenvolvidos pela indústria.
nos aspectos físicos, comportamentais e organizacionais, na Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e nas medidas de proteção coletiva e individuais, para adaptar a atividade ao trabalhador.
A sinalização de segurança nos ambientes objetiva a prevenção de acidentes através da delimitação, indicação e identificação dos riscos existentes. A cor adotada para
indicar "Cuidado!", assinalando as partes baixas de escadas portáteis; corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco é a laranja.
sinalizar canalizações contendo ácidos é a amarela.
sinalizar passarelas e corredores de circulação, por meio de faixas (localização e largura) é a branca.
identificar a caixa de alarme de incêndio; hidrantes; bombas de incêndio é a verde.
caracterizar "segurança" e identificar canalizações de água e caixas de equipamento de socorro de urgência é a vermelha.
De acordo com o texto é correto afirmar:
Para a comunicação visual, os edifícios Judiciários enquanto significado, devem ser sinalizados facilitando as relações dinâmicas e a interação.
No campo da psicologia ambiental, a concepção de projetos de arquitetura judiciária deve reproduzir os processos históricos da linguagem eclética da arquitetura Forense, potencializando seus laços identitários.
Enquanto campo da tecnologia, os edifícios Judiciários devem ser concebidos como ambiente de conformação dos vários grupos sociais, proporcionando interação entre os indivíduos e a instituição de forma virtual.
Com enfoque na percepção ambiental, os projetos de arquitetura judiciária devem comunicar seus valores sociais e cívicos, através da materialização do seu significado, potencializando o espaço enquanto referencial democrático.
No âmbito da antropologia, a concepção de projetos de arquitetura judiciária deve considerar os espaços como referencial cultural, conservando a simbologia.
As grandes cidades estão passando por um processo de retomada de seus centros históricos, que apresentam potencial de valorização. Nesse sentido é correto afirmar que
as políticas públicas de requalificação urbana incorporaram técnicas do planejamento de city marketing, que se refere à cenarização para embelezamento rápido.
as estratégias públicas de requalificação de centros históricos levam a um processo de gentrification, que muitas vezes provoca a expulsão dos moradores tradicionais.
as técnicas de retrofit buscam renovar o espaço urbano de modo a preservar as características funcionais e tecnológicas dos edifícios antigos.
o entitlement approach pertence a um conjunto de medidas estratégicas para o redesenvolvimento urbano, baseado no zoneamento por tipos de usos.
a Global Cities responde pelas melhores técnicas de reabilitação de áreas históricas, sem necessidade de adaptação tecnológica, funcional e formal do lugar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...