Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na concepção do projeto arquitetônico e de interiores a composição paisagística deve ser entendida dentro de um conjunto sistêmico que
valorize os ambientes, atribuindo-lhes significado estético: cor, textura e perfume e regularize as condições higrotérmicas e da qualidade do ar de ambientes climatizados.
integre as áreas livres, criando zonas de lazer ativo e passivo e contribua para o conforto térmico. E nesse caso, a escolha privilegiar plantas perenes, arborescentes, de caule não ramificado com folhas palmadas.
agregue qualidade ambiental em espaços que tenham grandes panos de vidro e contribua nas condições de conforto luminoso, auditivo e térmico. E nesse caso, a escolha deve privilegiar vegetais arbustivos ramificados desde a base.
privilegie a sustentabilidade ecológica, colaborando para a preservação da fauna e da flora local. A escolha, deve considerar a introdução de espécies resistentes às pragas e doenças e espécies frutíferas, sendo bem aceitas espécies exóticas.
articule os espaços livres, criando novas características, funções e significados e contribua para o conforto e humanização dos ambientes. A escolha pelo porte e características de vegetação deve privilegiar as espécies regionais.
A adoção de um sistema passivo de ventilação requer a previsão da carga térmica a ser gerada no interior do edifício para definição do partido arquitetônico. A carga térmica é
uma combinação dos elementos geradores de calor individuais e ambientais.
o valor da intensidade de radiação solar incidente.
o coeficiente de trocas térmicas por radiação.
todo calor sensível e latente.
o valor da intensidade de radiação solar incidente sobre uma superfície refletora.
Um ambiente de layout aberto ou panorâmico, abriga vários funcionários em estações de trabalho, separadas por divisórias de meia altura, que oferecem certo grau de isolamento acústico EXCETO
as barreiras de som (divisórias, carpetes, materiais absorventes) são mais efetivas na atenuação de ruídos de alta frequência (agudos) do que de baixa frequência (graves).
os escritórios grandes apresentam melhor desempenho acústico pelo fato de diversas pessoas criarem um ruído estável de fundo, o que não ocorre em escritórios com baixa densidade de ocupação.
a intrusão da fala por difração ocorre pela energia sonora transmitida diretamente ou através da divisória nas extremidades do plano, o que pode ser atenuado recobrindo a superfície da divisória com material absorvente.
a reflexão da fala no ambiente pelo piso, teto e paredes de fechamento da área. É atenuada pelos tetos rígidos, com placas de gesso (gypsum) que permitem o aumento na absorção total do ambiente.
o uso de material absorvente nas superfícies da divisória tem pouco efeito no bloqueio dos ruídos, porém limita o retorno da reflexão para a fonte e contribui para a absorção total da sala.
No sistema viário, as vias são classificadas e hierarquizadas conforme sua importância. A via que organiza funcionalmente o sistema viário na rede urbana, acumulando os maiores fluxos de tráfego da cidade e integrando um eixo de atividades comerciais e de serviços é a via
coletora
estrutural.
radial.
de ligação.
projetada.
O gerenciamento do processo de projeto incorpora ferramentas específicas para o planejamento e controle das etapas. Existem muitos fatores que influenciam a duração de cada atividade e nesse sentido, a metodologia que considera as incertezas, utilizando 3 diferentes tipos de estimativas¹ para determinar os parâmetros da distribuição de probabilidade, é
Nota¹: m = estimativa mais provável de duração de uma atividade. o = estimativa otimista da duração de uma atividade. p = estimativa pessimista da duração de uma atividade.
PERT − Program Evaluation and Review Technique.
Gráficos de Gantt.
CPM − Critical Path Method.
PMBOK − Project Management Body of Knowledge.
EVM − Earned Value Management.
No processo de projeto que será licitado, a escolha por determinado tipo de orçamento depende da finalidade da estimativa e da disponibilidade de dados.
Na fase de anteprojeto orçamento paramétrico.
Na fase de anteprojeto orçamento discriminado.
No executivo orçamento paramétrico.
No executivo orçamento estimativo.
No básico orçamento discriminado.
Considere:
I. Cimento (CP III) ou cimento pozolânico (CP IV) para concretos moldados in loco ou usinados.
II. Cimento (CP I).
III. Materiais em conformidade com as normas PBQP-H, IPT ou INMETRO.
IV. Acabamentos com resinas plásticas-polivinil cloreto (PVC).
V. Produtos cujos fabricantes não pratiquem a informalidade.
Limita os impactos ambientais da construção o que consta APENAS nos itens
I, II e III.
I, III e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
Para implantação de um edifício no terreno, deve-se considerar os parâmetros urbanísticos de utilização do solo. Considere as situações e escolha a alternativa correta.
Dados: TO Taxa de ocupação. CA Coeficiente de aproveitamento. Gabarito de altura máxima da edificação (3 m/andar). at Área total construída.
O tombamento de bens culturais é um ato administrativo realizado pelo poder público, nos níveis federal, estadual ou municipal. Os tombamentos federais são da responsabilidade do IPHAN − Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sobre esse instrumento de preservação é correto afirmar que
pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis de interesse cultural e ambiental, desde que estes mantenham intactas suas características e feições originais.
pode ser aplicado exclusivamente aos bens imóveis de interesse cultural e ambiental, excetuando os bens móveis como livros, mobiliário e obras de arte.
tem início pelo pedido de abertura de processo, por iniciativa exclusiva de um técnico ou especialista no campo da preservação cultural.
tem por objetivo preservar bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva, mediante a desapropriação do bem sob proteção legal, que passa a ser de propriedade pública.
tem por objetivo preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens.
Com relação à capacidade de suporte do sistema de circulação, a implantação de equipamentos públicos deve obedecer a critérios de planejamento urbano que, além de atender às diretrizes de regulação do uso do solo, priorizem os locais
movimentados com grande intensidade de circulação de tráfego de veículos.
indicados por meio das pesquisas científicas de origem e destino de tráfego.
em que a acessibilidade seja viabilizada principalmente por corredores de transporte coletivo de modalidades diversas.
mais tranquilos de um bairro com alto grau de mobilidade e baixa capacidade de circulação.
em que o índice de mobilidade das pessoas e dos meios de transporte utilizados sejam reduzidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...