Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na decisão de escolha de um terreno ou de um imóvel, a questão das orientações solares é de grande importância para conhecer os níveis de insolação diária a que estarão sujeitas as fachadas e respectivas aberturas da edificação. Para quem vive no Hemisfério Sul,
as fachadas voltadas para o Norte, no inverno, recebem insolação na maior parte do dia, pois o sol forma um ângulo pequeno em relação à superfície da terra em seu percurso.
o ângulo que o sol forma com a superfície da Terra é pequeno, no verão, o que determina a insolação na maior parte do dia das fachadas voltadas para o Norte.
a orientação Norte é a mais desfavorável em relação às principais demandas dos usuários pelo nível mínimo de insolação diária das aberturas voltadas para essa orientação, durante o inverno.
a orientação Sul é a mais desfavorável pelo fato de receber sol nas primeiras horas da tarde, no verão, o que determina excesso de calor em ambientes voltados para essa orientação.
a orientação Norte é a mais favorável pelo fato de, no verão, receber sol exclusivamente no período da manhã, o que determina temperaturas amenas para os ambientes voltados para essa orientação.
A verificação da orientação magnética em plantas do levantamento planialtimétrico é necessária para obter dados a respeito
da contaminação do solo.
da incidência de luz natural.
da quantidade de radiação presente no solo.
do índice de magnetismo presente na composição do solo.
de fenômenos de atração produzidos por correntes elétricas.
Em relação ao clima, os fatores mais importantes que afetam o padrão de conforto de um ambiente são:
I. a radiação solar.
II. a temperatura e a umidade do ar.
III. a temperatura radiante média das paredes e tetos.
IV. o movimento do ar.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
ampliar a ventilação cruzada entre as fachadas norte e sul.
contribuir para um ganho térmico na fachada sul.
garantir uma considerável circulação do ar combinada com o sistema de ar condicionado.
propiciar uma boa regulação de luminosidade e melhor controle na transmissão de luz e calor para o interior do edifício.
eliminar a vedação de cortina de vidro, substituindo-a por um sistema de lâminas fixas que controlam a transmissão de calor para o interior do edifício.
O coeficiente de condutibilidade térmica de um material de construção é função
da densidade, da composição química, da umidade e da temperatura.
do peso, da massa, da espessura e da capacidade de absorção.
do peso, da massa, da composição química e da temperatura.
da troca de temperatura, da umidade, da refletância e da capacidade de absorção.
da área, da densidade, da espessura e da capacidade de absorção.
A presença de vegetação é fundamental para a ambiência urbana e para a qualificação dos espaços abertos no interior dos lotes tanto pelo condicionamento do microclima, quanto pelos agradáveis estímulos sensoriais despertados nos usuários. Se a função da vegetação for o sombreamento, os principais critérios de escolha das espécies devem considerar a
combinação de espécies arbustivas de crescimento lento com outras de crescimento rápido e de porte menor.
eliminação de espécies de crescimento rápido e pequeno porte, considerando apenas as de crescimento lento e copa densa.
combinação de árvores de crescimento lento e copa densa com outras de crescimento rápido e de porte menor.
combinação de espécies arbustivas com outras altas como as palmeiras.
eliminação das espécies de crescimento lento e copa densa, considerando apenas as de crescimento rápido e porte menor.
A respeito dos efeitos benéficos da arborização e do paisagismo no microclima urbano, é correto afirmar que ocorre:
I. purificação do ar por meio da fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos.
II. melhoria do micro clima do ambiente, por meio da retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas.
III. redução da velocidade do vento, ampliação da emissão de partículas e gases poluentes e amortecimento da infiltração da água no solo.
IV. amortecimento de ruídos, represamento da drenagem, tolerância à erosão do solo.
Está correto o que se afirma em
I, II e III apenas.
I, II, III e IV.
I e IV apenas.
II e III apenas.
I e II apenas.
o sistema de ar condicionado foi substituído por um dispositivo de exaustão mecânica montado na cobertura que conta, ainda, com a instalação de chapas metálicas com a função de proteger as fachadas da insolação.
a solução emprega um sistema misto de vigas vierandel no sentido longitudinal e vigotas simples no sentido transversal para garantir um travamento da estrutura do piso com balanços de 3,45 m.
a solução proposta em pré-fabricado metálico é constituída por um vigamento principal no sentido longitudinal e vigas secundárias transversais; o vão entre os pilares é de 9,20 m no sentido transversal, criando um balanço nas extremidades.
a estrutura em peças metálicas pré-fabricadas possibilitou a rapidez de construção, mas não permitiu a desmontagem e transferência do edifício para outro local sem danos em seus componentes.
os elementos da estrutura são de aço autoprotegido pela própria oxidação; a posição dos pilares dispostos em dois níveis não coincide com os pilares existentes no piso inferior.
As instalações dos sistemas de tubulações de esgotos sanitários de uma edificação devem ser projetadas de modo a
garantir o escoamento rápido dos despejos, impedir a formação de gases e depósitos no interior do sistema, excluir vazamentos e impedir que os ramais de esgotos recebam despejos de mais de um ramal de descarga.
garantir o escoamento rápido de despejos, prever acessibilidade às tubulações para eventual desobstrução, não permitir vazamentos e impedir a formação de depósitos e escapamento de gases no interior do sistema.
garantir o escoamento rápido dos despejos, impedir as perdas e contaminação de água potável e facilitar a manutenção e unificação dos sistemas de esgotos primários, secundários e águas pluviais.
impedir a contaminação da água potável, facilitar a manutenção, manter as inclinações mínimas de 2% nos trechos de diâmetro menor ou inferior a 75 mm e de 1% nos trechos de diâmetros iguais ou superiores a 100 mm.
impedir a contaminação de água potável, estabelecer a separação entre os ramais de esgoto primário e de águas pluviais, mantendo conexão direta entre os coletores secundários e o coletor público.
A fiscalização dos serviços relativos à locação da obra corresponde ao controle, entre outros, da
verificação da referência de nível, da malha de nivelamento e da cota de alagamento.
medição da cota de soleira, colocação de escoras, guias e travessas necessárias ao cimbramento.
colocação de guias mestras, tensores de amarração e referências para o nivelamento de superfícies.
aferição de medidas e ângulos, identificação de empecilhos, colocação dos marcos, proteção e amarração dos marcos de locação.
verificação do rebaixamento de lençol freático e o escalonamento dos níveis de assentamento das fundações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...