Questões de Arquitetura do ano 2015

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Considerando as imagens apresentadas, que mostram uma reconstrução da evolução urbana da Praça XV, no Rio de Janeiro, de 1580 até 2012, realizada a partir da foto de 2012, julgue os itens a seguir.

As imagens dos séculos XVII e XIX mostram como o casario evoluiu de forma lenta e gradual — espaços vazios entre as casas foram mantidos, assim como a linha de fundo, ou skyline, dos morros do Rio de Janeiro que se manteve praticamente intacta. Já nos séculos XX e XXI, as fotos mostram que a evolução urbana aconteceu de forma acelerada e caótica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as imagens apresentadas, que mostram uma reconstrução da evolução urbana da Praça XV, no Rio de Janeiro, de 1580 até 2012, realizada a partir da foto de 2012, julgue os itens a seguir.

A imagem do século XXI, em que o viaduto domina a paisagem, traduz o resultado urbano da priorização exclusiva dos veículos e de seus fluxos, em nítido contraste com a paisagem bucólica de 1580.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das figuras apresentadas, julgue os itens subsequentes, considerando os períodos da história da arquitetura e do urbanismo e os conceitos fundamentais em arquitetura e urbanismo.

Na figura 2, ao colocar a planta do topo do museu (3) paralela ao Partenon (4), Bernard Tschumi estabeleceu uma relação de complementaridade, de reciprocidade entre os dois edifícios.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das figuras apresentadas, julgue os itens subsequentes, considerando os períodos da história da arquitetura e do urbanismo e os conceitos fundamentais em arquitetura e urbanismo.

Na figura 1, o projeto de Renzo Piano (1), com suas linhas retas, não se harmoniza com as curvas do projeto de Le Corbusier para Ronchamp (2), o que caracteriza uma situação de conflito entre o conceito arquitetônico adotado pelo arquiteto italiano e o contexto preexistente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das figuras apresentadas, julgue os itens subsequentes, considerando os períodos da história da arquitetura e do urbanismo e os conceitos fundamentais em arquitetura e urbanismo.

Renzo Piano optou por preservar a topografia do local, criando uma arquitetura negativa que não interfere na paisagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das figuras apresentadas, julgue os itens subsequentes, considerando os períodos da história da arquitetura e do urbanismo e os conceitos fundamentais em arquitetura e urbanismo.

Os dois projetos apresentados — de Renzo Piano e de Bernard Tschumi — adotam o mesmo partido arquitetônico: esconder o edifício contemporâneo para preservar o caráter simbólico e histórico das obras arquitetônicas do entorno. Essa atitude dos arquitetos resultou em uma arquitetura do vazio, ou seja, em uma antiarquitetura.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tabela apresentada contém valores hipotéticos das etapas de determinada obra. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, relativos a orçamento e cronograma físico-financeiro.

Nos orçamentos, os custos diretos, os benefícios e despesas indiretas (BDI) e os custos indiretos não são incorporados ao produto final, mas contribuem para a formação do custo total.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tabela apresentada contém valores hipotéticos das etapas de determinada obra. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, relativos a orçamento e cronograma físico-financeiro.

Para completar o cronograma apresentado na tabela, é necessário adicionar os totais referentes a fundações (R$ 10 mil), concreto (R$ 10 mil), alvenaria (R$ 10 mil) e acabamento (R$ 5 mil), além do total acumulado (R$ 40 mil).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao acompanhamento e à fiscalização de obras e serviços, julgue o item seguinte. As taliscas são assentadas rigorosamente na vertical para guiar o emboço, com distanciamento em torno de 200 cm entre cada; dessa forma, geram-se as guias verticais que constituem a referência para o nível do emboço.

  • C. Certo
  • E. Errado

O instituto jurídico do tombamento aplica-se à preservação de bens de natureza

  • A. material e imaterial, integrantes do patrimônio cultural, somente.
  • B. material e imaterial, abrangendo somente bens imóveis do patrimônio cultural construído.
  • C. material e de interesse ecológico ou paisagístico, somente.
  • D. imaterial, somente, abrangendo bens do patrimônio natural e do patrimônio cultural.
  • E. material, somente, integrantes do patrimônio cultural, e a sítios naturais de interesse ecológico ou paisagístico.
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