Lista completa de Questões sobre Desenho técnico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: Para responder às questões de números 31 e 32 considere a figura que representa uma fôrma de concreto.
Com relação às vigas,
V1 é semi-invertida e V3 é normal (direta).
V3 é invertida e V5 é normal (direta).
V6 e V8 são semi-invertidas.
V6 e V8 são normais (diretas).
Todas são normais (diretas).
O desenho técnico é dividido em dois grandes grupos:
A execução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exige treinamento específico, porque são utilizadas figuras planas para representar:
Em arquitetura, os primeiros desenhos que darão início a viabilização das idéias são desenhos elaborados à mão livre, chamados de:
Veja a frase abaixo.
______________________ são elementos formados a partir de um conjunto de primitivas geométricas e agrupados de maneira especial, formando um só elemento. Após seu desenho, utiliza-se o comando para compilá-lo em um arquivo de desenho. Com o comando ____________________, o _________________ pode ser reutilizado. Assinale a alternativa que preenche correta e seqüencialmente as lacunas do texto dado.Com base na figura acima, que ilustra uma instalação hidráulica, assinale a opção correta.
O número 2 corresponde a um tubo de ½" ou de ¾".
O número 1 corresponde a um higrômetro, aparelho destinado a medir a umidade do ar.
O número 6 corresponde a uma virola, aro metálico que tem a mesma função da peça de número 4.
Arquitetura - Desenho técnico - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As representações gráficas de um objeto ou edificação são expressas, normalmente, através de vistas ortográficas e perspectivas, além de modelos tridimensionais. Essas tipologias de representação estruturam-se a partir de pontos de vista, ou seja, cabe ao projetista escolher o tipo de representação mais adequado ao fim desejado. As representações gráficas são baseadas por sua vez no conceito de projetividade, que pressupõe a existência de três elementos: o centro de projeção, o objeto a ser representado, e uma superfície ou plano onde se realiza a projeção. Na representação desses objetos, independentemente de seu grau de complexidade, são geralmente utilizados dois tipos de projeção: a projeção cilíndrica ou paralela e a projeção cônica. Sobre esses dois tipos analise as afirmativas abaixo:
1. A representação cônica é o tipo de projeção menos utilizado pelos arquitetos na visualização das soluções de projeto em função da grande distância observada entre essa representação e o resultado final que terá o objeto após a sua execução.
2. As projeções cilíndricas dão origem às perspectivas paralelas, que permitem por sua vez maior rapidez na construção e avaliação de características tridimensionais das propostas.
3. A projeção do tipo paralela considera o observador a uma posição infinita em relação ao objeto e à superfície de projeção.
4. A chamada projeção cilíndrica ortogonal ocorre quando os raios paralelos que partem do observador no âmbito de uma projeção cilíndrica são perpendiculares à superfície de projeção.
Assinale a alternativa correta
Apenas uma das quatro afirmativas está correta.
Apenas três das quatro afirmativas estão corretas.
Apenas duas das quatro afirmativas estão corretas.
Duas das quatro afirmativas estão incorretas.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas
Arquitetura - Desenho técnico - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A linguagem visual e, de forma mais abrangente, o uso de meios visuais como auxílio à idéia deve ser considerada como indissociável do processo de desenvolvimento de objetos e construções. Um enfoque importante em relação ao projeto e à representação de edificações na antiguidade é a construção de modelos em escala. Sobre isso são encontradas referências desde a Grécia antiga. Sobre o uso de escalas nos projetos de arquitetura e urbanismo é incorreto afirmar:
Na escolha de uma escala deve-se ter em vista o tamanho do objeto a representar, as dimensões da prancha e a clareza do desenho.
A escala gráfica tem um papel fundamental nas ampliações e reduções de mapas, pois ela acompanha essa variação na reprodução desse desenho, sendo muito importante sua presença junto à escala numérica.
Sendo a escala uma fração, quanto maior for seu denominador, menor será o valor resultante.
Como regra: "em termos de relação, as escalas maiores apresentam denominadores menores, enquanto as escalas menores apresentam denominadores maiores".
A indicação da escala dispensa a indicação de cotas, seja qual for o estágio de desenvolvimento do projeto arquitetônico.
INSTRUÇÃO: Os desenhos abaixo fazem parte dos estudos de um projeto de edifício residencial. Observe-os atentamente antes de responder as questões 35, 36 e 37.
I magine-se um terreno com área de 391 m2, cujo coeficiente de aproveitamento seja igual a 2,4. Se as áreas de circulação comum não forem computadas, quantas unidades habitacionais, tais como as acima representadas, poderiam ser construídas no referido terreno?
11.
15.
19.
23.
Qual das afirmações abaixo é falsa?
Embora muitas vezes assim não se faz, o ideal seria que nos arranjos arquitetônicos se localizassem os quartos e salas afastados da rua e as áreas de serviço próximas da rua.
Vidro duplo, embora mais caro, pode se justifi car, porque, além de melhorar o isolamento acústico, também melhora o isolamento térmico, gerando economia de energia.
O ideal seria projetar as escadas com a altura do espelho igual à largura do patamar, mas por razões estéticas assim não se projeta.
Se num projeto arquitetônico se pretende priorizar o conforto, através do uso de recursos naturais, convém usar portas e janelas mais altas e mais estreitas, porque elas ventilam melhor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...