Questões sobre História da Arte e Arquitetura

Lista completa de Questões sobre História da Arte e Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“As transformações estruturais da sociedade, ocorridas durante os anos 1945 e 1980, possuem uma intrínseca ligação com o crescimento das _______________ contemporâneas e esse processo deu-se em virtude da implementação e do desenvolvimento de projetos técnico-científicos, que conduziram ao aumento das taxas de _______________ em face da _______________ dos grandes centros urbanos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. ideias / arrecadação / urbanização
  • B. populações / natalidade / melhoria
  • C. cidades / urbanização / industrialização
  • D. coletividades / incremento / organização
  • E. aglomerações / emolumentos / valorização

A respeito da história da arquitetura brasileira, assinale a opção correta.

  • A. O conjunto da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, previa cinco edifícios: cassino, clube, igreja, hotel e casa de bailes, a qual, no entanto, não foi construída.
  • B. O arquiteto Oscar Niemeyer projetou com Lucio Costa as seguintes capelas: a do Palácio da Alvorada e a de Nossa Senhora de Fátima.
  • C. A primeira casa modernista do Brasil foi projetada por Lucio Costa e construída em São Paulo.
  • D. O segundo anteprojeto escolhido para o Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro previa a construção de um edifício longitudinal, o que implicou a troca do terreno destinado para esse fim quando da aprovação do primeiro anteprojeto.
  • E. Do ponto de vista cronológico, a primeira grande obra da arquitetura moderna no Brasil é a sede da associação brasileira de imprensa, que foi projetada pelos irmãos Marcelo e Milton Roberto.

Em suas alegações em favor do tombamento de um bairro, uma associação de moradores sustenta que o local abrigaria obras significativas de arquitetos modernistas pioneiros, já falecidos, expoentes do Modernismo em São Paulo que tiveram produção significativa nas décadas de 1950 e 1960. Tais alegações corresponderiam à presença, no bairro, dentre outras, de obras de

  • A. Vilanova Artigas, Rino Levy e Paulo Mendes da Rocha.
  • B. Vilanova Artigas, Rino Levy e Osvaldo Bratke
  • C. Gregori Warschavchik, Vilanova Artigas e Carlos Bratke.
  • D. Rino Levy, Gregori Warschavchik e Carlos Bratke.
  • E. Gregori Warschavchik, Paulo Mendes da Rocha e Osvaldo Bratke.

A arquitetura brasileira é conhecida mundialmente. Le Corbusier desenvolveu uma teoria acerca do modernismo, na qual se destacam os 5 pontos da arquitetura moderna, chamados de 5 pontos de Le Corbusier. Alguns desses 5 pontos são claramente notados no Ministério da Educação, um edifício projetado por Lúcio Costa com a consultoria de Le Corbusier. Nesse contexto e com base na imagem acima, assinale a alternativa que apresenta um desses pontos.

  • A. pilotis
  • B. varanda
  • C. espelho d'água
  • D. paisagismo
  • E. edificação

O Museu de Arte Moderna de Belo Horizonte foi a primeira obra do conjunto da Pampulha, projeto de Oscar Niemeyer e projeto urbanístico de Lúcio Costa. Este projeto apresenta características da arquitetura moderna que inclui

  • A. uso de adereços e muito aço.
  • B. formas simples, geométricas e desprovidas de ornamentação.
  • C. concreto aparente, ferro retorcido e ornamentos.
  • D. rebuscamentos, estruturas em aço aparente e pouca ornamentação.
  • E. linhas simples, vidro colorido e estrutura de aço.

Há trinta e dois mil anos, o homem produz representações artísticas do mundo em que vive, onde a palavra perspectiva deriva do latim perspicere que significa ver através. Considerando esse tema, é correto afirmar que na perspectiva

  • A. os objetos representados como eles realmente são.
  • B. existe a necessidade de se colocar uma figura humana ou várias na composição de cenas urbanas para indicar a escala do desenho.
  • C. a visão do conjunto ou global do objeto é representada com as medidas exatas.
  • D. os objetos são representados em duas dimensões.
  • E. o objeto é representado de vários pontos de vista.

A respeito da história da arquitetura e de seus marcos periodológicos, assinale a opção correta.

  • A. A técnica arquitetônica do período medieval desenvolveu-se, principalmente, pela construção das catedrais, cuja monumentalidade e beleza de estilo gótico tornaram-se possíveis graças à invenção do arcobotante, construção que permitia a edificação das abóbodas ogivais no interior dos edifícios.
  • B. Com uma visão de mundo inspirada ao mesmo tempo no Classicismo e no Humanismo, o período renascentista não apresentou avanços em relação à linguagem arquitetônica. Se, por um lado, o Humanismo fundamenta-se na concepção de que o homem é o principal inspirador e destinatário da arquitetura, por outro, o Classicismo firma-se na reprodução de estilos já suficientemente experimentados no período medieval.
  • C. O monumento de Stonehenge, um dos principais registros históricos da arquitetura, é remanescente do período neolítico ou da pedra polida e localiza-se ao sul da Inglaterra, sendo integrado por menires, trílitos, dólmens e cromeleques, elementos formados por pedras na vertical sobre as quais são assentadas lajes.
  • D. A arquitetura do Egito Antigo é marcada pela construção de mastabas, edifícios em forma de tronco de pirâmide construídos com tijolos de argila e palha, secos ao sol, que eram destinados a abrigar os restos mortais dos indivíduos mais ricos, como os primeiros faraós.
  • E. Na chamada Antiguidade Clássica, o templo constitui expressão maior da arquitetura grega e a coluna, sua peculiaridade. As ordens dórica e coríntia são caracterizadas pelo emprego de motivos abstratos ou semiabstratos para simbolizar a vida orgânica, enquanto a ordem jônica é marcada pelo uso de ornamentos inspirados nas formas das folhas de acanto e de outras plantas.

O instituto jurídico do tombamento aplica-se à preservação de bens de natureza

  • A. material e imaterial, integrantes do patrimônio cultural, somente.
  • B. material e imaterial, abrangendo somente bens imóveis do patrimônio cultural construído.
  • C. material e de interesse ecológico ou paisagístico, somente.
  • D. imaterial, somente, abrangendo bens do patrimônio natural e do patrimônio cultural.
  • E. material, somente, integrantes do patrimônio cultural, e a sítios naturais de interesse ecológico ou paisagístico.

A criação de uma envoltória de um bem tombado por interesse histórico-paisagístico tem como finalidade relevante

  • A. preservar as visuais que conferem ao bem um caráter de referencial na paisagem.
  • B. garantir a integridade estrutural do bem, razão pela qual ela se aplica somente aos confrontantes do imóvel tombado.
  • C. manter o microclima necessário à garantia das condições de conservação, mediante regulamentação relativa a arborização mínima.
  • D. reduzir impactos de uso sobre o bem tombado, com limites ao licenciamento de atividades em um raio de 300 m do bem.
  • E. criar uma dinâmica de renovação dos usos no entorno do bem tombado.

O momento de crise da modernidade ocorreu na virada para os anos 1980, no Brasil e no mundo. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A crise da modernidade não foi acompanhada por sua dissolução e transformação radical, mas pela admissão de sua inerente pluralidade.

II. A condição pós-moderna se caracteriza mais pelo encerramento de um período e menos pelo momento de profunda reorientação.

III. A noção de modernidade reflexiva parece melhor caracterizar o processo interno da crise da modernidade arquitetônica.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I;
  • B. somente II;
  • C. somente III;
  • D. somente I e III;
  • E. I, II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...