Lista completa de Questões sobre História da Arte e Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A História permite o entendimento das razões que levaram o homem a adotar determinadas práticas. As intervenções humanas no meio em que vivem podem ser observadas desde a era paleolítica. A esse respeito, relacione as características do paisagismo aos locais em que foram praticadas.
1. Jardins mais voltado para as construções e percursos públicos, sem uso de simetria, onde se cultivavam, além de flores, legumes e trigo.
2. Grande número de estátuas, água e vegetação controladas e implantadas de forma planejada, representando a sabedoria humana e as possibilidades de domínio sobre a natureza por uma sociedade cada vez mais antropocêntrica.
3. Jardins como uma identificação do paraíso, emprego da cerâmica e do azulejo e utilização de plantas que produziam um colorido e aromas agradáveis, como alfazema, roseiras, e jasmins.
( ) Espanha no período da invasão moura.
( ) Grécia Antiga.
( ) Roma no período imperial.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os seguintes itens, relativos à teoria da história da arquitetura. Cidades barrocas são caracterizadas por cinturões de ruas que têm formas tortuosas e orgânicas e que se expandem de maneiras distintas. Em contraste com esse estilo, posteriormente surgiram os projetos e as tentativas de construções de cidades ideais renascentistas, com formas poligonais e estrelares, mais rígidas, com ruas que irradiam diretamente do centro, com formas urbanas influenciadas pelo tema de fortificação e defesa das cidades do Quattrocento.
A identificação dos diversos estilos de jardins é fundamental para evitar que se cometam erros por ocasião da implantação de um projeto paisagístico. Sobre o estilo dos jardins, analise as afirmativas a seguir.
I. No jardim tropical procura-se recriar a exuberância da flora tropical; para promover a integração entre os diversos verdes um gramado é quase essencial.
II. No jardim desértico procura-se reproduzir uma paisagem árida em que pedras e areia servem de pano de fundo para espécies suculentas e arbustos de troncos retorcidos.
III. No jardim contemporâneo brasileiro são privilegiados os espaços sinuosos, criando recantos e caminhos por meio de espécies de vegetação nativa.
Assinale:
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os seguintes itens, relativos à teoria da história da arquitetura. Na França, berço da Revolução Industrial, a produção artesanal foi substituída pela industrialização a ponto de se conseguir chegar às peças de ferro com dimensões exigidas para ser construída a primeira ponte de ferro fundido sobre o rio Sena bem como para erguer a célebre Torre Eiffel e o Palácio de Cristal, consagrando-se definitivamente o uso da nova tecnologia francesa na grande exposição de Paris.
O arquiteto, professor e teórico argentino Ramón Gutierrez, ao criticar a produção arquitetônica nos países latino-americanos que busca, através de representações historicistas, identidade com o passado, com um momento histórico ou com uma expressão formal, prescindindo do lugar e do contexto onde se deu originalmente, refere-se ao estilo:
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os seguintes itens, relativos à teoria da história da arquitetura. Junto ao crescimento da industrialização, novos pensamentos surgiram: na Alemanha, que passou a disputar com a França e a Inglaterra o foco intelectual e criador de novas formas, edificações eram construídas com a pretensão de se criarem símbolos do espírito e da vontade da época. A famosa escola alemã, Bauhaus, surgiu com o slogan: Arte e técnica, uma nova unidade, pois, desde sua origem, o diretor Walter Gropius tinha como meta a fundação de um estabelecimento de ensino que dotasse de conselhos artísticos a indústria em expansão.
O Conjunto Residencial Cecap, projeto dos arquitetos Vilanova Artigas, Fábio Penteado e Paulo Mendes da Rocha, destaca-se como um dos ícones da arquitetura habitacional de interesse social no Brasil.
Considerando a figura acima, é correto afirmar que
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os seguintes itens, relativos à teoria da história da arquitetura.
A Casa Schröder, mostrada na figura a seguir e projetada por Rietveld, segue o estilo De Stijl, com a distribuição desigual das massas, em um sistema que quebra as linhas fechadas do contorno de seus corpos volumétricos. A residência parte de um quadrado inicial cujas superfícies aparecem fragmentadas. O ângulo reto domina até nos detalhes das aberturas das janelas, e as cores dos elementos lineares seguem as cores primárias vermelho, azul e amarelo, além das superfícies brancas e cinzas e alguns detalhes em preto.
Segundo Leonardo Benévolo, destaca-se como fundamento da cidade moderna:
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os seguintes itens, relativos à teoria da história da arquitetura. A Carta de Atenas, redigida no início da década de 1930, no congresso internacional de arquitetos e técnicos de monumentos históricos, constitui o primeiro ato normativo internacional a reunir deliberações de consenso entre vários países referentes à temática da longevidade de monumentos históricos, documento mais antigo com registros que se dedicam exclusivamente ao patrimônio e restauro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...