Questões sobre História da Arte e Arquitetura

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O Congresso Internacional de Arquitetura Moderna - CIAM em que foi elaborada a Carta do Urbanismo, que dispôs que “as chaves do urbanismo estão nas quatro funções: habitar, trabalhar, recrear-se (...) e circular” foi o:

  • A. 1º Congresso, La Sarraz (1928);
  • B. 2º Congresso, Frankfurt (1929);
  • C. 3º Congresso, Bruxelas (1930);
  • D. 4º Congresso, Atenas (1933);
  • E. 5º Congresso, Paris (1937).

No mesmo ano de 1921, quando um novo movimento ganhava adeptos entre os arquitetos de mais evidência no Brasil , a Revista “Fon-Fon” consignava a índole do “Movimento tradicionalista, palpitante de aspirações nacionais (...), de acordo com a história, a raça, a alma da nação, em todas as nossas manifestações artísticas”. Trata-se do Movimento:

  • A. Colonial;
  • B. Neoclássico;
  • C. Art Nouveau;
  • D. Art Déco;
  • E. Neocolonial.

No concurso para o Plano Piloto de Brasília, o desenho do arruamento proposto na maioria dos projetos dos concorrentes foi a solução em malha ortogonal. Uma das exceções foi a da cidade autossuficiente nuclear, que se multiplica em sequência, que foi apresentada pelos concorrentes:

  • A. João Henrique Rocha, Baruch Milman e Ney Gonzalez;
  • B. Henrique Mindlin e Giancarlo Palanti;
  • C. Rino Levi, Roberto Cerqueira, Luiz Roberto Carvalho Franco e Paulo Fragoso
  • D. Joaquim Guedes, Carlos Milan, Liliana Guedes e Domingos Azevedo;
  • E. Marcelo Roberto, Milton Roberto e Maurício Roberto.

Relacione os cinco preceitos da arquitetura moderna:

1. Planta Livre;

 2. Terraço Jardim;

3. Pilotis;

 4. Estrutura Independente;

5. Fachada Livre, com as definições correspondentes abaixo discriminadas:

( ) separação entre as funções portantes e as partes portadas;

( ) membrana que separa o interior do exterior, sem função portante obrigatória;

( ) ossatura autônoma, que tem contato com o solo somente em alguns pontos;

( ) cobertura de concreto armado, com superfícies horizontais,

( ) separações verticais, que não precisam ser superpostas a cada andar.

A sequência correta é:

  • A. 1, 3, 4, 5 e 2;
  • B. 1, 5, 4, 3 e 2;
  • C. 3 ,4, 2, 1 e 5;
  • D. 4, 2, 1, 3 e 5;
  • E. 4, 5, 3, 2 e 1.

Uma das tendências formais que, a partir da década de 1990, se inicia para o paisagismo brasileiro é o Neomodernismo, que tem com uma de suas características:

  • A. o emprego de monocromia nos desenhos de pavimentação;
  • B. a utilização das topiárias e bordaduras;
  • C. a ênfase no uso de vegetação tropical;
  • D. a ruptura com as premissas modernistas;
  • E. a referência a estilos e formas do passado.

A Carta de Veneza, carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios, estabelece que a Conservação dos Monumentos:

  • A. exige manutenção periódica de médio prazo;
  • B. é favorecida por sua destinação a uma função, seja ela útil ou não à sociedade;
  • C. permite que a destinação altere a disposição do edifício para fins de modificação de uso;
  • D. implica a preservação de uma ambiência em sua escala;
  • E. assegura a retirada de elementos de escultura integrantes do monumento, por serem meramente decorativos.

Em 1981, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e o Comitê Internacional de Jardins e Sítios Históricos – ICOMOS/IFLA decidiram elaborar uma Carta relativa à proteção dos jardins históricos, visando complementar a Carta de Veneza, que se denominou:

  • A. Carta de Burra;
  • B. Carta de Florença;
  • C. Carta de Washington;
  • D. Carta de Lausanne;
  • E. Carta de Nara.

A Revolução Industrial, associada aos métodos aplicados pela escola de arquitetura francesa – École des Beaux-Arts, fez surgir polaridades baseadas na aceitação da natureza e das novas concepções de edificações promovidas pelas tecnologias voltadas para a construção.

Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado

  • A. Barroco.
  • B. Classicismo.
  • C. Neoclassicismo.
  • D. Ecletismo.
  • E. Renascimento.

A obra de Debret é uma referência para os estudos da arquitetura brasileira ligadas à corrente neocolonial. Os principais irradiadores dessa corrente para as arquiteturas paulista e carioca foram, respectivamente,

  • A. José Mariano Filho e Alexandre Albuquerque.
  • B. Ricardo Severo e Ramos de Azevedo.
  • C. Ricardo Severo e Ramos de Azevedo.
  • D. José Wasth Rodrigues e José Mariano Filho.
  • E. José Wasth Rodrigues e Alexandre Albuquerque.

A figura a seguir apresenta a fachada do Santuário de Congonhas, onde se pode observar o Adro dos Profetas, obra de Aleijadinho.

Essas estátuas formam uma série de pináculos que proporciona uma quebra de monotonia, devido principalmente

  • A. à disposição das estátuas.
  • B. à assimetria das estátuas.
  • C. ao tamanho das estátuas.
  • D. à quantidade de estátuas.
  • E. à paridade das estátuas.
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