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Observe acima uma área de estacionamento projetada recentemente para atender à edificação de uso público. Foi adotado, no desenho das vagas, o dimensionamento de 3,10 m x 5,00 m, atendendo, também, à legislação vigente, com relação ao número de vagas especiais necessárias. Analisando o dimensionamento proposto para as vagas comuns, verificou-se que o desenho final NÃO otimiza o número de carros estacionados porque
a largura é excessiva para ser adotada como padrão.
um melhor aproveitamento da área externa foi impedido.
todas as vagas foram dimensionadas para usuários cadeirantes.
uma exigência de legislação já ultrapassada foi atendida.
metade da zona de transição foi inserida na largura.
Entre os inputs para um bom projeto, encontra-se a definição clara de responsabilidades em que se inserem: supervisão, compatibilização, coordenação e gerenciamento dos projetistas. Caberá ao responsável pela compatibilização, na gestão de projetos,
liberar e aprovar os projetos, consultorias e especialidades em suas diversas etapas e fases.
promover a integração e a operacionalização do processo.
deliberar sobre falhas nos projetos.
fornecer subsídios e aprovar as definições tecnológicas dos sistemas construtivos.
estabelecer critérios de custo e prazo das obras.
Alguns escritórios de projeto adotam para o estudo de compatibilização o estudo em 3D, de modo que se verifiquem as interferências físicas que possam ocorrer. A figura abaixo ilustra uma interferência física entre tubo e viga.
Para que o processo de compatibilização em 3D seja possível, será necessárioaumentar o número de reuniões entre as equipes para avaliação das interferências físicas.
atender a um código de cor, dando maior atenção à sobreposição de layers.
verificar as limitações de modelagem do software na representação de lajes e vigas.
reduzir a interoperabilidade dos softwares de projeto arquitetônico com outros projetos.
adotar softwares que permitam o máximo de integração entre os projetos.
Na avaliação de imóveis rurais, para fins de formação de valor, a caracterização da região é dada por
I - sistema de transporte coletivo, escolas e facilidade de comercialização dos produtos;
II - clima, recursos hídricos, relevo e classes de solos predominantes;
III - aspectos ligados à infraestrutura pública, como canais de irrigação e energia elétrica;
IV - estrutura fundiária, vocação econômica e disponibilidade de mão de obra.
Está correto o que se caracteriza em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Um investidor precisa decidir entre dois investimentos com fluxo de caixa simples, pertencentes à área de construção. Sabe-se que ele adotará, na sua análise, os critérios de Taxa Interna de Retorno (TIR) e Taxa Mínima de Atratividade (TMA). A partir dos dados apresentados, determinadas as TMA e TIR de cada opção de investimento, dentre as opções abaixo, qual a que permite a escolha de somente um projeto?
TIR1>TMA1 ; TIR1<TIR2
TIR1>TMA1 ; TIR1>TIR2
TIR1<TMA1 ; TIR1=TIR2
TIR1<TMA2 ; TR1<TIR2
TIR1=TMA2 ; TR1>TR2
Se um desenho de AutoCAD possui um estilo de cota dimensionado para ser impresso na escala 1:50, sendo necessário imprimi-lo agora na escala 1:25. O que é preciso fazer para que as proporções e valores das cotas existentes sejam mantidas?
Editar o estilo de cota atual, dividindo por dois sua escala global.
Utilizar o comando escala, selecionar todos os objetos e especificar como fator de escala o número 2.
Utilizar o comando escala, selecionar todos os objetos e especificar como fator de escala o número 0.5.
Utilizar o comando escala, selecionar todos os objetos e especificar como fator de escala o número 0.25.
Alternar para o modo Layout (paperspace), utilizar o comando zoom e especificar a escala 1000/25xp.
Os corredores exclusivos para circulação de ônibus, propostos para solucionar os problemas do trânsito urbano, são criticados por alguns urbanistas porque exigem
redução da disponibilidade do espaço para trânsito dos demais veículos e estacionamentos.
vias exclusivas para os veículos particulares.
sistemas de controle que interferem negativamente na produção do setor automotivo.
uso de barreira acústica que onera os cofres públicos.
uma política de precificação das vias a curto prazo.
Os custos ou os benefícios que as ações de algum agente econômico causam sobre outros, sem que exista alguma forma de compensação entre eles, são denominados externalidades. As externalidades do transporte urbano dependem
da poluição gerada pelos veículos.
do número de passageiros distribuído por veículos.
do tipo de veículo e sua taxa de ocupação.
das demandas existentes no transporte sobre pneus.
dos eventos marcantes no calendário das prefeituras.
O anel ou arco metropolitano tem por objetivo
segregar o tráfego de passagem.
delimitar a região metropolitana.
fomentar a expansão metropolitana.
contornar áreas ambientalmente sensíveis.
promover o desenvolvimento econômico de regiões pouco densas.
NÃO pode ser considerada(o) uma consequência de mudanças na rede de transporte a(o)
diminuição no uso de um modal.
valorização fundiária.
modificação do perfil do comércio.
aumento do gabarito construtivo.
aumento da densidade populacional.
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