Questões de Arquitetura da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A copa de 2014, que será realizada no Brasil, necessita de maiores investimentos na área de transporte associados a uma política ambiental em que se reduza a emissão de CO2.

Para que a conexão entre as cidades sedes dos jogos seja mais adequada ambientalmente, a política de transporte deverá

  • A.

    aumentar a capacidade do transporte aéreo.

  • B.

    aumentar a disponibilidade dos modais.

  • C.

    executar novos terminais hidroviários.

  • D.

    investir no transporte sobre trilhos.

  • E.

    recuperar as rodovias.

No Brasil, apesar de inciativas como a privatização de portos e ferrovias, o modal rodoviário ainda é dominante na matriz de transporte. No entanto, na análise da característica operacional desse modal, constata-se que a menos eficiente, dentre as abaixo citadas, é

  • A.

    velocidade.

  • B.

    capacidade.

  • C.

    frequência.

  • D.

    disponibilidade.

  • E.

    confiabilidade.

Sabendo-se que nenhuma avaliação de imóvel poderá prescindir de vistoria, esta deve ser efetuada objetivando

  • A.

    computar as benfeitorias realizadas no imóvel.

  • B.

    conhecer e caracterizar o bem avaliado.

  • C.

    estimar o tempo de uso do objeto avaliado.

  • D.

    avaliar as variáveis qualitativas.

  • E.

    conferir as variáveis quantitativas.

Os processos de gerenciamento de projetos se desdobram em várias áreas de conhecimento, interligadas e interdependentes, tendo, cada uma, um plano, sendo sua execução controlada para que atinja os objetivos. Como os planos são separados, é importante uma gestão específica de integração para coordenar o trabalho.

Dentre as atribuições abaixo, qual é a da Gestão de Integração?

  • A.

    Identificar riscos.

  • B.

    Definir atividades.

  • C.

    Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto.

  • D.

    Buscar recursos financeiros para viabilizar o projeto.

  • E.

    Planejar recursos humanos.

A temporalidade e a elaboração progressiva dos projetos exigem a adoção de um ciclo de vida, que pode ser definido como o espaço finito de tempo no qual as atividades dos projetos estão circunscritas. O ciclo de vida é geralmente dividido em fases.

De acordo com as etapas do projeto, afirma-se que

  • A.

    o nível de atividade, a quantidade de pessoas envolvidas e os custos são altos no início, diminuem gradativamente durante a execução e caem rapidamente quando o projeto se aproxima do final.

  • B.

    o produto ou resultado final do projeto pode ser mudado mais facilmente no final.

  • C.

    o custo e o prazo, quando se trabalha com consultores externos, serão função indireta do tempo estimado para a execução do projeto.

  • D.

    a previsibilidade do projeto é relativamente alta no início e diminui com o desenrolar das atividades e o equacionamento dos riscos.

  • E.

    as mudanças vão ficando cada vez mais difíceis e custosas conforme o projeto avança, já que o resultado é construído progressivamente.

A “governança” foi definida pelo Banco Mundial em 1992 como a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos para o desenvolvimento econômico e social de um país, uma região ou uma cidade. A governança falha quando

  • A.

    existe uma separação clara entre os domínios público e privado.

  • B.

    falta um quadro previsível de leis e regras governamentais.

  • C.

    um conjunto de regras e regulamentos reduzidos dificulta as atividades dos cidadãos e dos negócios.

  • D.

    a tomada de decisões é excessivamente concentrada ou pouco transparente.

  • E.

    a presença de um quadro metropolitano adequado resulta no reforço da liderança metropolitana.

Observe abaixo os instrumentos disponíveis para resolver conflitos da gestão metropolitana.

I - Planos, programas, projetos, bases de dados e pesquisa. (Planejamento)

II - Leis, Decretos, Regulamentos, Normas, padrões e licenciamentos. (Legais e jurídicos)

III - Diretorias, conselhos, comissões e audiências públicas. (Consultivos)

IV - Convenções, contratos, convênios, associações municipais, coalizões e consórcios. (Acordos)

V - Isenção de impostos, receitas fiscais, tarifas, subsídios, concessões, royalties. (Compensações)

Caracterizam-se como instrumentos para resolução de conflitos da gestão metropolitana o apresentado em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e V, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades a serem realizadas para atender às necessidades e expectativas do projeto.

Tendo em vista a definição acima de gerenciamento de projetos, afirma-se que o(a)

  • A.

    fluxo de trabalho e a coordenação devem ser administrados verticalmente.

  • B.

    excesso de regras e regulamentos facilita as atividades da equipe técnica.

  • C.

    modelo de gerenciamento de projetos precisa ser constantemente aperfeiçoado e adaptado às necessidades particulares de cada empresa.

  • D.

    gestão de projetos é realizada por meio de um único processo definido como uma série de ações para obtenção dos resultados desejados.

  • E.

    melhoria do gerenciamento de projetos se dá a partir da gestão do conhecimento organizacional e da concentração de informações.

Existem alguns modelos de gerenciamento, cada vez mais utilizados, que tratam do grau de maturidade das organizações em gerenciamento de projetos, como o PMMM – Project Management Maturity Model e o OPM3 – Organizational Project Management Maturity Model. A adoção de modelos de gerenciamento ocorre porque as empresas entendem que o aumento da maturidade pode trazer vantagens, como a(o)

I - diminuição de custos;

II - aumento de produtividade;

III - previsibilidade de prazos;

IV - reestruturação dos stakeholders;

V - otimização de recursos.

São vantagens para as empresas aquelas apresentadas em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Além do aspecto organizacional, é relevante salientar o papel das diferentes etapas no gerenciamento de projetos. Procedimentos, processos, políticas e ferramentas mais formalizadas são vitais para o planejamento e o gerenciamento. Formas de gerenciamento que adotaram o modelo sistêmico ou por processo consideram que eles devem ser organizados a partir de uma série de ações para obtenção dos resultados desejados. O gerencimento de projetos é realizado pela execução de etapas processuais que podem ser definidas como:

I - Planejamento

II - Execução

III - Monitoramento

IV - Controle

V - Encerramento

São etapas de gerenciamento de projetos aquelas indicadas em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

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