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A copa de 2014, que será realizada no Brasil, necessita de maiores investimentos na área de transporte associados a uma política ambiental em que se reduza a emissão de CO2.
Para que a conexão entre as cidades sedes dos jogos seja mais adequada ambientalmente, a política de transporte deverá
aumentar a capacidade do transporte aéreo.
aumentar a disponibilidade dos modais.
executar novos terminais hidroviários.
investir no transporte sobre trilhos.
recuperar as rodovias.
No Brasil, apesar de inciativas como a privatização de portos e ferrovias, o modal rodoviário ainda é dominante na matriz de transporte. No entanto, na análise da característica operacional desse modal, constata-se que a menos eficiente, dentre as abaixo citadas, é
velocidade.
capacidade.
frequência.
disponibilidade.
confiabilidade.
Sabendo-se que nenhuma avaliação de imóvel poderá prescindir de vistoria, esta deve ser efetuada objetivando
computar as benfeitorias realizadas no imóvel.
conhecer e caracterizar o bem avaliado.
estimar o tempo de uso do objeto avaliado.
avaliar as variáveis qualitativas.
conferir as variáveis quantitativas.
Os processos de gerenciamento de projetos se desdobram em várias áreas de conhecimento, interligadas e interdependentes, tendo, cada uma, um plano, sendo sua execução controlada para que atinja os objetivos. Como os planos são separados, é importante uma gestão específica de integração para coordenar o trabalho.
Dentre as atribuições abaixo, qual é a da Gestão de Integração?
Identificar riscos.
Definir atividades.
Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto.
Buscar recursos financeiros para viabilizar o projeto.
Planejar recursos humanos.
A temporalidade e a elaboração progressiva dos projetos exigem a adoção de um ciclo de vida, que pode ser definido como o espaço finito de tempo no qual as atividades dos projetos estão circunscritas. O ciclo de vida é geralmente dividido em fases.
De acordo com as etapas do projeto, afirma-se que
o nível de atividade, a quantidade de pessoas envolvidas e os custos são altos no início, diminuem gradativamente durante a execução e caem rapidamente quando o projeto se aproxima do final.
o produto ou resultado final do projeto pode ser mudado mais facilmente no final.
o custo e o prazo, quando se trabalha com consultores externos, serão função indireta do tempo estimado para a execução do projeto.
a previsibilidade do projeto é relativamente alta no início e diminui com o desenrolar das atividades e o equacionamento dos riscos.
as mudanças vão ficando cada vez mais difíceis e custosas conforme o projeto avança, já que o resultado é construído progressivamente.
A governança foi definida pelo Banco Mundial em 1992 como a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos para o desenvolvimento econômico e social de um país, uma região ou uma cidade. A governança falha quando
existe uma separação clara entre os domínios público e privado.
falta um quadro previsível de leis e regras governamentais.
um conjunto de regras e regulamentos reduzidos dificulta as atividades dos cidadãos e dos negócios.
a tomada de decisões é excessivamente concentrada ou pouco transparente.
a presença de um quadro metropolitano adequado resulta no reforço da liderança metropolitana.
Observe abaixo os instrumentos disponíveis para resolver conflitos da gestão metropolitana.
I - Planos, programas, projetos, bases de dados e pesquisa. (Planejamento)
II - Leis, Decretos, Regulamentos, Normas, padrões e licenciamentos. (Legais e jurídicos)
III - Diretorias, conselhos, comissões e audiências públicas. (Consultivos)
IV - Convenções, contratos, convênios, associações municipais, coalizões e consórcios. (Acordos)
V - Isenção de impostos, receitas fiscais, tarifas, subsídios, concessões, royalties. (Compensações)
Caracterizam-se como instrumentos para resolução de conflitos da gestão metropolitana o apresentado em
I, apenas.
I e V, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades a serem realizadas para atender às necessidades e expectativas do projeto.
Tendo em vista a definição acima de gerenciamento de projetos, afirma-se que o(a)
fluxo de trabalho e a coordenação devem ser administrados verticalmente.
excesso de regras e regulamentos facilita as atividades da equipe técnica.
modelo de gerenciamento de projetos precisa ser constantemente aperfeiçoado e adaptado às necessidades particulares de cada empresa.
gestão de projetos é realizada por meio de um único processo definido como uma série de ações para obtenção dos resultados desejados.
melhoria do gerenciamento de projetos se dá a partir da gestão do conhecimento organizacional e da concentração de informações.
Existem alguns modelos de gerenciamento, cada vez mais utilizados, que tratam do grau de maturidade das organizações em gerenciamento de projetos, como o PMMM Project Management Maturity Model e o OPM3 Organizational Project Management Maturity Model. A adoção de modelos de gerenciamento ocorre porque as empresas entendem que o aumento da maturidade pode trazer vantagens, como a(o)
I - diminuição de custos;
II - aumento de produtividade;
III - previsibilidade de prazos;
IV - reestruturação dos stakeholders;
V - otimização de recursos.
São vantagens para as empresas aquelas apresentadas em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Além do aspecto organizacional, é relevante salientar o papel das diferentes etapas no gerenciamento de projetos. Procedimentos, processos, políticas e ferramentas mais formalizadas são vitais para o planejamento e o gerenciamento. Formas de gerenciamento que adotaram o modelo sistêmico ou por processo consideram que eles devem ser organizados a partir de uma série de ações para obtenção dos resultados desejados. O gerencimento de projetos é realizado pela execução de etapas processuais que podem ser definidas como:
I - Planejamento
II - Execução
III - Monitoramento
IV - Controle
V - Encerramento
São etapas de gerenciamento de projetos aquelas indicadas em
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
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