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A obra do arquiteto holandês Rem Kolhaas representa uma das mais importantes correntes internacionais da arquitetura contemporânea e tem sido objeto de várias interpretações teóricas como a que segue: "A tarefa que Kolhaas se impõe é mostrarnos quais são os resultados formais quando se perde o respeito pelas linguagens e normas convencionais e se atende tão só às autênticas forças que modelam o mundo moderno: tecnologia e economia.
Considerando os princípios contidos em sua obra, acima ilustrada, e no pensamento mencionado, verifica-se que seu trabalho
I. é deliberadamente não utópico: pretende operar conscientemente dentro dos limites das condições predominantes, sem o sofrimento, as contradições ou qualquer outro tipo de narcisismo, que só servem para justificar certas falhas internas.
II. apoia-se no princípio que a arquitetura não seja global, universal, mas ligada a determinadas condições do lugar.
III. apoia-se no princípio que a indeterminação dos arranha-céus sugere que na metrópole não há correspondência entre funções específicas e lugares precisos.
IV. é positivo frente à modernização, porém, crítico com o modernismo entendido como movimento artístico.
É correto o que consta APENAS em
I e II.
II e III.
I, III e IV.
III e IV.
I e IV.
O Planejamento urbano, através de seus instrumentos normativos, participa da produção e reprodução social, para ordenamento e estruturação das cidades.
Relacione os planos, leis e códigos com seus conteúdos próprios.
1-I - 2-V - 3-III - 4-II - 5-IV.
1-II - 2-III - 3-IV - 4-I - 5-V.
1-III - 2-I - 3-II - 4-IV - 5-V.
1-IV - 2-II - 3-I - 4-V - 5-III.
1-V - 2-IV - 3-II - 4-III - 5-I.
As superfícies de alumínio anodizado devem ser protegidas na obra contra o contato com produtos alcalinos (argamassa, cimento), e com produtos ácidos (ácido muriático), pois o óxido de alumínio formado durante a anodização tem a propriedade de reagir ora como base, ora como ácido, cuja propriedade é denominada
químico redutora.
coloidal
catódica.
anfótera.
óxido redutora.
Observe abaixo imagens de três projetos da dupla de arquitetos suíços Herzog & De Meuron.
Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que
fazer arquitetura implica construir, dar vida aos materiais que adquirem no construído seu mais autêntico modo de ser, sua natureza.
o programa é tratado como uma categoria que propicia a construção de edifícios imprecisos e abertos, flexíveis.
os arquitetos governam sua obra desde o plano horizontal, ou seja, a planta ainda é a protagonista do processo projetual.
há um predomínio dos elementos híbridos aos puros, dos ambíguos aos articulados, dos irregulares e equívocos aos diretos e claros.
há um esforço de produção sem contaminação alguma, nem do lugar nem da função, nem dos sistemas construtivos.
A representação gráfica de uma prancha de projeto de arquitetura, na etapa de anteprojeto, deve conter:
Simbologias de representação gráfica, sistemas de coordenadas referencias do terreno, curvas de nível existentes e projetadas; indicação do norte; indicação das vias de acesso, vias internas, estacionamentos, áreas cobertas, platôs e taludes; perímetros do terreno, marcos topográficos, cotas gerais e níveis principais; indicação dos limites externos das edificações; recuos e afastamentos; escalas; notas gerais; desenhos de referência e carimbo.
(NBR-6492/1994 Representação de projetos de arquitetura)
Esse conteúdo se refere a
Memorial justificativo: texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.
Planta de situação: que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações especificas em função do tipo do programa, assim como para a finalidade a que se destina.
Planta de edificação: que compreende a vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários.
Planta de locação (ou implantação): planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulicas, elétrica e de drenagem, entre outros.
Detalhes ou ampliações: compreende a representação gráfica de todos os pormenores necessários, em escalas adequadas, para um perfeito entendimento do projeto e para possibilitar sua correta execução.
A essência do planejamento e gerenciamento em projetos e obras é
er uma técnica de previsão.
ser determinístico.
evitar o improviso.
ser uma projeção do passado.
ser um processo para a antecipação de decisões.
Observe abaixo desenhos e imagens da Midiateca de Sendai (1995-2000), Japão, uma das mais importantes obras do arquiteto Toyo Ito.
Em relação aos princípios dessa arquitetura, trata-se de
uma atmosfera dinâmica, lugar do fluir do mundo eletrônico sem maior correlação com a natureza.
uma arquitetura feita à medida, fechada, para um programa específico que inclui galeria de arte, biblioteca, centro de imagem audiovisual.
um hardware arquitetônico contemporâneo com clara separação entre programa, circulação e infraestrutura.
substituição dos tradicionais pilares por tubos em forma de árvores com exclusiva função estrutural.
uma proposta simples e conceitual que consiste em três elementos: placa, tubo e pele.
Para a elaboração de um projeto, o arquiteto necessita de um conjunto de informações técnicas (dados, desenhos e documentos) imprescindíveis ao desenvolvimento do mesmo. O programa de necessidades deve, necessariamente, preceder o início do projeto, sendo composto tanto por informações fornecidas pelo cliente, quanto por pesquisa realizada pelo arquiteto. Esse programa, geralmente, descreve
a finalidade da obra, o objetivo do cliente, o sistema construtivo e os materiais, os recuos e afastamentos legais, e o quadro geral das áreas a serem construídas e das áreas livres.
a finalidade da obra, os documentos e as especificações que permitam caracterizar a solução desejada, os croquis, e os estudos da viabilidade econômico − financeira.
o objetivo do cliente, os elementos e dados que permitam aferir a viabilidade técnico − legal arquitetônica do projeto, e o quadro geral das áreas a serem construídas.
o objetivo do cliente e as finalidades da obra, os padrões de construção e acabamento, os acessos, a posição e orientação da edificação e os principais elementos arquitetônicos solicitados.
a finalidade da obra, as atividades que irá abrigar, os dimensionamentos, os padrões de qualidade da construção e acabamentos, os prazos e os recursos disponíveis para a execução.
O sistema estrutural em cabos indicado abaixo é denominado sistema
paralelo plano, com estabilização por protensão.
paralelo plano, com estabilização por meio de contra cabos.
simples paralelo, com estabilização por meio do peso da cobertura.
simples espacial, com estabilização por suspensão.
paralelo espacial, com estabilização por meio de contra cabos.
Observe abaixo desenhos e imagens do Teatro Cultura Artística (1942-43), São Paulo, SP, do arquiteto Rino Levi.
Considerando a obra ilustrada, o contexto em que ela estava inserida e a cultura técnica e artística de seu autor, constata-se que:
I. a sala principal desenvolve o tema das paredes, pisos e teto em curvatura paraboloide, com o objetivo de melhor difusão do som.
II. se trata de arquiteto do grande traço, cujo trabalho também se legitima em um discurso exterior à arquitetura, das artes plásticas, nesse caso.
III. à época, não havia recursos técnicos suficientes para o desenvolvimento de uma sala de concertos com excelência em acústica.
IV. aproveitando o desnível da parte superior da plateia, o foyer, no primeiro pavimento, torna-se um posto de observação da cidade.
É correto o que consta APENAS em
II e III.
I e IV.
I e II.
I, II e IV.
II, III e IV.
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