Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A obra do arquiteto holandês Rem Kolhaas representa uma das mais importantes correntes internacionais da arquitetura contemporânea e tem sido objeto de várias interpretações teóricas como a que segue: "A tarefa que Kolhaas se impõe é mostrarnos quais são os resultados formais quando se perde o respeito pelas linguagens e normas convencionais e se atende tão só às autênticas forças que modelam o mundo moderno: tecnologia e economia.”

Considerando os princípios contidos em sua obra, acima ilustrada, e no pensamento mencionado, verifica-se que seu trabalho

I. é deliberadamente não utópico: pretende operar conscientemente dentro dos limites das condições predominantes, sem o sofrimento, as contradições ou qualquer outro tipo de narcisismo, que só servem para justificar certas falhas internas.

II. apoia-se no princípio que a arquitetura não seja global, universal, mas ligada a determinadas condições do lugar.

III. apoia-se no princípio que a indeterminação dos arranha-céus sugere que na metrópole não há correspondência entre funções específicas e lugares precisos.

IV. é positivo frente à modernização, porém, crítico com o modernismo entendido como movimento artístico.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    I e IV.

O Planejamento urbano, através de seus instrumentos normativos, participa da produção e reprodução social, para ordenamento e estruturação das cidades.

Relacione os planos, leis e códigos com seus conteúdos próprios.

  • A.

    1-I - 2-V - 3-III - 4-II - 5-IV.

  • B.

    1-II - 2-III - 3-IV - 4-I - 5-V.

  • C.

    1-III - 2-I - 3-II - 4-IV - 5-V.

  • D.

    1-IV - 2-II - 3-I - 4-V - 5-III.

  • E.

    1-V - 2-IV - 3-II - 4-III - 5-I.

As superfícies de alumínio anodizado devem ser protegidas na obra contra o contato com produtos alcalinos (argamassa, cimento), e com produtos ácidos (ácido muriático), pois o óxido de alumínio formado durante a anodização tem a propriedade de reagir ora como base, ora como ácido, cuja propriedade é denominada

  • A.

    químico redutora.

  • B.

    coloidal

  • C.

    catódica.

  • D.

    anfótera.

  • E.

    óxido redutora.

Observe abaixo imagens de três projetos da dupla de arquitetos suíços Herzog & De Meuron.

Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que

  • A.

    fazer arquitetura implica construir, dar vida aos materiais que adquirem no construído seu mais autêntico modo de ser, sua natureza.

  • B.

    o programa é tratado como uma categoria que propicia a construção de edifícios imprecisos e abertos, flexíveis.

  • C.

    os arquitetos governam sua obra desde o plano horizontal, ou seja, a planta ainda é a protagonista do processo projetual.

  • D.

    há um predomínio dos elementos híbridos aos puros, dos ambíguos aos articulados, dos irregulares e equívocos aos diretos e claros.

  • E.

    há um esforço de produção sem contaminação alguma, nem do lugar nem da função, nem dos sistemas construtivos.

A representação gráfica de uma prancha de projeto de arquitetura, na etapa de anteprojeto, deve conter:

Simbologias de representação gráfica, sistemas de coordenadas referencias do terreno, curvas de nível existentes e projetadas; indicação do norte; indicação das vias de acesso, vias internas, estacionamentos, áreas cobertas, platôs e taludes; perímetros do terreno, marcos topográficos, cotas gerais e níveis principais; indicação dos limites externos das edificações; recuos e afastamentos; escalas; notas gerais; desenhos de referência e carimbo.

(NBR-6492/1994 – Representação de projetos de arquitetura)

Esse conteúdo se refere a

  • A.

    Memorial justificativo: texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.

  • B.

    Planta de situação: que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações especificas em função do tipo do programa, assim como para a finalidade a que se destina.

  • C.

    Planta de edificação: que compreende a vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários.

  • D.

    Planta de locação (ou implantação): planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulicas, elétrica e de drenagem, entre outros.

  • E.

    Detalhes ou ampliações: compreende a representação gráfica de todos os pormenores necessários, em escalas adequadas, para um perfeito entendimento do projeto e para possibilitar sua correta execução.

A essência do planejamento e gerenciamento em projetos e obras é

  • A.

    er uma técnica de previsão.

  • B.

    ser determinístico.

  • C.

    evitar o improviso.

  • D.

    ser uma projeção do passado.

  • E.

    ser um processo para a antecipação de decisões.

Observe abaixo desenhos e imagens da Midiateca de Sendai (1995-2000), Japão, uma das mais importantes obras do arquiteto Toyo Ito.

Em relação aos princípios dessa arquitetura, trata-se de

  • A.

    uma atmosfera dinâmica, lugar do fluir do mundo eletrônico sem maior correlação com a natureza.

  • B.

    uma arquitetura feita à medida, “fechada”, para um programa específico que inclui galeria de arte, biblioteca, centro de imagem audiovisual.

  • C.

    um “hardware” arquitetônico contemporâneo com clara separação entre programa, circulação e infraestrutura.

  • D.

    substituição dos tradicionais pilares por tubos em forma de árvores com exclusiva função estrutural.

  • E.

    uma proposta simples e conceitual que consiste em três elementos: “placa”, “tubo” e “pele”.

Para a elaboração de um projeto, o arquiteto necessita de um conjunto de informações técnicas (dados, desenhos e documentos) imprescindíveis ao desenvolvimento do mesmo. O programa de necessidades deve, necessariamente, preceder o início do projeto, sendo composto tanto por informações fornecidas pelo cliente, quanto por pesquisa realizada pelo arquiteto. Esse programa, geralmente, descreve

  • A.

    a finalidade da obra, o objetivo do cliente, o sistema construtivo e os materiais, os recuos e afastamentos legais, e o quadro geral das áreas a serem construídas e das áreas livres.

  • B.

    a finalidade da obra, os documentos e as especificações que permitam caracterizar a solução desejada, os croquis, e os estudos da viabilidade econômico − financeira.

  • C.

    o objetivo do cliente, os elementos e dados que permitam aferir a viabilidade técnico − legal arquitetônica do projeto, e o quadro geral das áreas a serem construídas.

  • D.

    o objetivo do cliente e as finalidades da obra, os padrões de construção e acabamento, os acessos, a posição e orientação da edificação e os principais elementos arquitetônicos solicitados.

  • E.

    a finalidade da obra, as atividades que irá abrigar, os dimensionamentos, os padrões de qualidade da construção e acabamentos, os prazos e os recursos disponíveis para a execução.

O sistema estrutural em cabos indicado abaixo é denominado sistema

  • A.

    paralelo plano, com estabilização por protensão.

  • B.

    paralelo plano, com estabilização por meio de contra cabos.

  • C.

    simples paralelo, com estabilização por meio do peso da cobertura.

  • D.

    simples espacial, com estabilização por suspensão.

  • E.

    paralelo espacial, com estabilização por meio de contra cabos.

Observe abaixo desenhos e imagens do Teatro Cultura Artística (1942-43), São Paulo, SP, do arquiteto Rino Levi.

Considerando a obra ilustrada, o contexto em que ela estava inserida e a cultura técnica e artística de seu autor, constata-se que:

I. a sala principal desenvolve o tema das paredes, pisos e teto em curvatura paraboloide, com o objetivo de melhor difusão do som.

II. se trata de arquiteto do “grande traço”, cujo trabalho também se legitima em um discurso exterior à arquitetura, das artes plásticas, nesse caso.

III. à época, não havia recursos técnicos suficientes para o desenvolvimento de uma sala de concertos com excelência em acústica.

IV. aproveitando o desnível da parte superior da plateia, o foyer, no primeiro pavimento, torna-se um posto de observação da cidade.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

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